Uma nova arte conceitual de Vingadores: Guerra Infinita, revela um local diferente onde Gamora poderia ter se sacrificado pela Joia da Alma, Confira:
As Joias do Infinito tiveram um papel enorme na Saga do Infinito do MCU, mas especialmente em Guerra Infinita e sua sequência, Vingadores: Ultimato. Thanos passa o primeiro filme dominando os Vingadores para recuperar as Joias, eventualmente ganhando toda a Manopla do Infinito. Ele também mata Loki e Visão no processo, embora as versões dos dois personagens sejam revividas para seus respectivos shows da Disney +, Loki e WandaVision. Os dois também estão longe de ser os únicos personagens mortos pelas Joias.
No caso da Joia da Alma, Thanos a encontra em Vormir depois de forçar sua filha, Gamora, a contar sua localização para salvar sua irmã, Nebulosa. Uma vez em Vormir, Thanos e Gamora descobrem que o Caveira Vermelha é o guardião da Joia. Ele também diz a eles que Thanos deve matar alguém que ele ama para recuperar a Joia. Ele mata Gamora e deixa Vormir com seu prêmio.
No entanto, a nova arte conceitual do artista do MCU, Stephen Schirle mostra que a localização da Joia da Alma nem sempre foi Vormir como os espectadores a viram no filme. Em Vingadores: Guerra Infinita, Vormir é descrito como um penhasco rochoso, com neve ou cinzas no ar. Nas imagens de Schirle, a localização da Joia da Alma é mais colorida, com folhas e flores visíveis. Gamora também cai em uma caverna redonda em vez de cair de um penhasco.
Embora Gamora não tenha sido trazida de volta em Ultimato, a versão de 2014 da personagem ainda vive. Logo após seu lançamento, os roteiristas do filme revelaram que ela sobreviveu ao estalo do Homem de Ferro. Assim como Loki, que também segue uma versão anterior do personagem, isso libera Gamora para continuar aparecendo no MCU. Ela poderia voltar para Guardiões da Galáxia Vol.3, embora, ela agora não tenha conexão para ligar/desligar novamente a “chama” de Peter Quill ou o resto dos Guardiões.
A arte conceitual revela um exercício divertido para os fãs, pois permite que eles imaginem como as principais cenas poderiam ter sido diferentes. A cena da Joia da Alma é trágica, com o cenário mais escuro refletindo o impacto da morte de Gamora. No entanto, se esse local alternativo tivesse sido usado, teria fornecido uma justaposição interessante entre o tom da cena e o local onde ela ocorreu. É difícil argumentar com a eficácia da cena da morte de Gamora quando foi filmada, mas essa arte conceitual fornece uma espiada interessante por trás da cortina para os fãs dos Vingadores.