Temos Que Pegar! | Pokémon: Detetive Pikachu – Conheça o jogo que deu origem ao filme



Essa semana estreia o primeiro filme live-action de Pokémon, apesar da franquia completar mais de 25 anos de existência, a saga não teve origem com a animação (sinto muito por estragar a sua infância). 


Fãs de longa data já sabem que tudo começou com os vídeo games Pokémon Red e Pokémon Blue (Green, no Japão) lá em 1995, para o Game Boy e se você ainda não sabia disso, agora saiba que os jogos foram e ainda são o “carro-chefe” da franquia sendo sucesso de venda até hoje. Durante todos esses anos, diversos jogos foram introduzidos sejam eles seguindo a saga principal onde conhecemos novos pokémons e continentes do universo ou eles spin-offs que trazem uma jogabilidade e proposta diferenciada. Em 2018 foi lançado o jogo para o Nintendo 3DS, Detective Pikachu – que o nome já é bem auto-explicativo.


O Jogo

Pikachu nunca foi planejado para ser o mascote oficial de Pokémon, mas o sucesso do anime o tornou um dos rostos mais conhecidos até hoje mesmo quando o assunto não é sobre a franquia. Ele já foi alvo de diversas histórias paralelas dentro desse universo e ainda é até hoje sendo alvo de vendas como mascote, usar um jogo com um Pikachu como protagonista então, parecia algo inevitável. 


Arte oficial da capa do jogo. 

Mas primeiro de tudo: esse Pikachu não é o mesmo do anime, o fiel amigo de Ash Ketchum (olha eu aqui, estragando sua infância novamente). O personagem aqui é realmente um experiente detetive com uma personalidade forte e investigação apurada, de humor ácido. 


Como assim ‘não é o mesmo Pikachu?'”



Assim como quase todos os pokémons, o Detetive Pikachu fala apenas sua própria língua incompreensível para os humanos mas o garoto Tim Goodman é capaz de compreendê-lo (algo que também será adaptado no filme). 


Detetive Pikachu e Tim Goodman no jogo.



Tanto no jogo como no filme, a história se passa na cidade de Ryme. A região em que a cidade fica nunca foi revelada mas nos outros jogos já foi referenciada, o que indica que ela é de fato cânone. No filme, como vemos nos trailers, a cidade é praticamente uma superpotência e realmente bem populada havendo uma  grande quantidade de pokémons e humanos, que no jogo tem um ar mais pacato.


A pequena grande cidade de Ryme nos jogo.



Sabemos que assim como no filme, a história também focará em Tim que está investigando o desaparecimento de se pai há quase 2 anos anos. E isso leva a descobrir estranhos acontecimentos ligados a pokémons até que seu caminho cruza com o do personagem-título levando-os a perceber que suas investigações parecem ter o mesmo caminho. 


É detetive mesmo, não é só o nome.



Apesar de não parecer, o foco do jogo realmente é investigação. é necessário analisar pistas e cenários, falar com testemunhas, e deduzir muitas coisas. O filme já mostrou que veremos esse lado investigativo mesmo que só um pouco e também trará ou elemento. Pelos trailers, já podemos notar que o humor será um grande forte no filme, no jogo ele é mais sutil e sempre é comentado pelo tom ácido de Pikachu


Calma! É ketchup!



Não se sabe até que ponto o filme adaptará o jogo mas que sua essência principal está toda alis, tomando liberdade para expandir o ambiente, a história e seus personagens. Assim como foi comentado, o filme pode ser o passo inicial para um universo cinematográfico de Pokémon nos cinemas e a historia de Detetive Pikachu pode não ser a que queríamos ver, mas certamente será muito bem-vinda para nos re-introduzir nesse universo.


Trailer do jogo:






Trailer do filme:

admin