Na última quarta, 3, o Festival de Cannes anunciou sua seleção oficial de 2020, e dois longas do cineasta Steve McQueen, diretor do premiado “12 Anos de Escravidão“, estão na lista.
Tanto “Lovers Rock” quanto “Mangrove” falam sobre o racismo no Reino Unido. Ambos os filmes fazem parte da Small Axe (Pequeno machado, em português), uma antologia da BBC de 5 histórias. McQueen dedicou os filmes à George Floyd e ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em português).
“Eu dedico esses filmes à George Floyd e todas os outros negros que foram assassinados, vistos ou não, por serem quem são, nos EUA, no Reino Unido e todos os outros lugares. Se você é a árvore grande, nós somos o machado pequeno. Vidas negras importam“, disse.
Confira também:
- Lista de Cannes 2020 é anunciada com filme brasileiro sobre racismo
- Crítica | How to Get Away With Murder guarda sua maior reviravolta para o final
Small Axe foi criado por Steve McQueen e os cinco longas contam histórias pessoais da comunidade indiana-ocidental de Londres, de 1965 à 1985. O título vem de um provérbio africano, que se espalhou em todo o Caribe, “Se você é a árvore grande, nós somos o machado pequeno”.