Nesse fim de semana ocorre o evento anual Star Wars Celebration, em Chicago nos Estados Unidos, e foi exibido um painel para o 9º capítulo principal da saga agora oficialmente intitulado de Star Wars: The Rise of Skywalker, revelado no teaser trailer do filme. Se você ainda não viu, confira aqui.
Apesar de não parecer grande coisa, seu título e até mesmo o trailer, levantam algumas dúvidas (inclusive desse que vos fala), e como muita coisa (na verdade, tudo) sobre o filme Star Wars: The Rise of Skywalker, ainda é um mistério, vou compartilhar aqui algumas de minhas teorias:
BEN SOLO/KYLO REN
Apesar de sabermos que Ben Solo/Kylo Ren ser filho de Han Solo e Leia Organa que na realidade é Skywalker, é possível que esse título não seja em referência a si. Eu sei, eu posso estar delirando ou falando besteira, mas aqui vão algumas teorias minha. Mesmo Kylo Ren possuindo sangue Skywalker, não faria sentido o título estar ligado a ele uma vez que seu nome oficialmente é Ben Solo e mesmo eu acreditando que no fim das contas, existe uma possível redenção para o personagem me fazendo mencionar uma teoria sobre Os Últimos Jedi que ele estaria agindo como um “agente” dentro da Primeira Ordem, ou simplesmente irá mudar de lado no fim das contas mesmo
O TÍTULO FALA SOBRE REY
O que para alguns já parece óbvio e pelo menos é isso no que eu acredito. Mesmo ja sabendo que Luke ainda marcará sua presença no novo filme como um “Fantasma” da Força (pelo menos é o que tudo indica já que Mark Hamill está no elenco), seu protagonismo na série já não parece viável e muito menos provável. O que me leva a acreditar que em Os Últimos Jedi, Kylo mentiu sobre a origem de Rey sabendo a verdade ou não. Se ele sabe, é capaz de saber a influência que isso teria sobre ela e seus poderes, e se ele não sabe, possivelmente era para manipulá-la como estava tentando fazer.
UM TODO
Apesar de nunca ser explorado dessa forma diretamente, todos nós sabemos que a saga toda explora os Skywalker desde sua origem duvidosa e misteriosa e que agora terá seu desfecho. É possível que o título funcione como um todo já que vai colocar enfim um final definitivo na “Saga Skywalker”, e não vejo como fazer isso direito sem mencionar tudo o que aconteceu com Anakin/Darth Vader. Ouso dizer, inclusive, que existirá alguma participação do proprio ou pelo menos uma grande menção. Antes que você me chame de louco, o motivo de teorizar isso é: no final do trailer, ouvimos uma risada e se você já deve estar aí procurando respostas, a risada é idêntica ao do Palpatine. Não é novidade que desde que a trilogia de origem lançou, diversas teorias sobre a origem de Anakin vem sendo questionada já que o garoto não possuía um pai, assim como relatado por Shmi Skywalker, sua mãe. Levando a crer que algo ou alguém, no caso, estaria por trás disso e que seria Palpatine que que estaria por trás disso manipulando de alguma forma (use a imaginação) o nascimento de Anakin, afim de um dia já saber que o menino seria ser seu discípulo. Obviamente eu não sei se isso será explorado já que a Disney parece querer apagar essa trilogia iniciada com A Ameaça Fantasma, mas se ela pretende fechar o ciclo dos Skywalker, explorar os mistérios de sua origem seria um bom começo.
UM NOVO PERSONAGEM
Eu sei, talvez seja muito tarde pra isso. Introduzir um novo personagem agora com relação direta com os Skywalker não teria tempo para desenvolver sua história para um filme que de fato deve encerrá-la, porém, tudo é possível. Os novos filmes já nos deram indícios diversas vezes que ela não ignora completamente o universo expandido que agora vive sob o selo de ‘Legends’ como lendas, ela bebe um pouco dessa inspiração, o que me leva a teorizar que poderia existir sim um novo Skywalker. Ele poderia ser ou filho(a) de Luke, ou poderia ser algum irmão de Kylo Ren em vista que nesse universo Han e Leia possuem outros filhos e digo isso também, pois desde O Despertar da Força o vilão dá indícios de parecer saber mais do que o filme conta e sempre parece estar em busca de algo mais, então penso que seja possível que alguma criança foi escondida dele para ser protegida já que ele parece determinado em eliminar qualquer ameaça. Essa teoria também faria sentido encaixar com a que mencionei sobre Rey que desde o começo parece ter sido largada em Jakku para ser esquecida, ou no caso como estou tentando dizer, protegida.
MENOS É MAIS
Mas é claro, eu posso estar completamente errado e tudo que falei aqui é maluquice de fã. Sim, eu sei dessa possibilidade. Tudo que falei acima pode ser besteira ou pelo menos metade dele, já que o filme anterior pegou muita gente de surpresa (e decepcionou alguns), por tomar um caminho bem diferente e contradizendo muitas teorias e indícios. Mas não acredito que uma saga como Star Wars iria colocar o que é sem dúvidas, um de seus filmes mais importantes, com o nome do que é (ou pelo menos deveria) ser seu objetivo, os Skywalker. Se você parar para analisar, é a primeira vez que um título da saga carrega o nome assim (não vamos falar de Han Solo: Uma História Star Wars, que mesmo sendo um bom filme, ainda não tem peso na saga).