A Fanbase de Star Wars, sem dúvidas, é uma das maiores do mundo, com fãs há décadas e gerações. Porém também é conhecida por ser uma das mais “difíceis”, digamos assim. Muitas críticas e boicotes se formaram desde que a Disney comprou os direitos da franquia
E em meio a essas críticas e boicotes, Kelly Marie Tran, a intérprete de Rose Tico, sofreu um enorme bullying nas redes sociais após a estreia de “Star Wars: Os Últimos Jedi“. Quantidade de mensagens ofensivas e depreciativas foi tão grande, que não só levou a atriz a sair das redes socias, como a afetou emocionalmente.
Kelly se manifestou semana passada publicamente pela primeira vez desde que deletou suas contas, o que já faz um tempo, em uma declaração ao The New York Times:
[O problema] Não eram as palavras deles. [O problema] É que eu comecei a acreditar neles.” Tran disse. “As palavras deles parecem ter confirmado o que ter crescido como mulher e uma pessoa de cor já havia me ensinado: Que eu pertencia à margens e espaços, válido apenas como coadjuvante na vida e histórias deles.
Esse sentimento, que agora eu percebo, era, e ainda é vergonha. Vergonha por coisas que me fez diferente, vergonha de uma cultura da qual eu vim. E para mim, a maior decepção era que eu sentia tudo isso.
Você talvez me conheca como Kelly.” Ela disse. “Eu sou a primeira mulher de cor a ter um papel principal em um filme de Star Wars. Eu sou a primeira mulher asiática a aparecer na capa da Vanity Fair. Meu nome verdadeiro é Loan. E eu só estou começando.
O ator Hayden Christensen, que interpretou Anakin Skywalker em “O Ataque dos Clones” e “A Vingança dos Sith“, também foi alvo de críticas ofensivas e bullying pela sua participação nos filmes. Hayden se afastou por muitos anos do “mundo” de Star Wars, mas retornou no ano passado ao lado de George Lucas para o evento anual “Star Wars Celebration“
Eu não sei se possuo algum conselho pra isso, mas você sabe, não leve tão a sério, porque infelizmente, [bullies] são os que fazem mais barulho“, disse Hayden em entrevista a Entertainment Tonight. “Mas a maioria das pessoas não pensam dessa maneira, então não se esqueça disso.
Até mesmo Mark Hamill, o Luke Skywalker, se manifestou em defesa:
“Eu já disse isso e direi novamente: O QUE NÃO HÁ PARA AMAR?” Disse Hamill. “Eu te amo, Loan… Nós não merecemos você & você SÓ está começando.“
Devemos lembrar que o caso de Kelly e Hayden não foram os primeiros, Daisy Ridley, a Rey de “O Despertar da Força” e “Os Últimos Jedi” também abandonou as redes sociais devido ao excesso de críticas e bullying. Jake Lloyd, o jovem Anakin Skywalker, de “A Ameaça Fantasma” que mesmo uma criança, também foi alvo de bullying e Ahmed Best, o intérprete de Jar Jar Binks chegou a considerar suicídio devido a quantidade de bullying sofrido após o filme.