Star+ | Filmes que falam sobre saúde mental

No setembro amarelo, um dos serviço de streaming mais famosos, o Star+ decidiu dar mais visibilidade as produções que discutem sobre saúde mental. Então, se você estava procurando um filme sobre o tema, preparamos uma lista para você!

Qual a importância do Setembro amarelo?

Esse mês do ano ficou conhecido como símbolo de prevenção ao suicídio e conscientização sobre saúde mental. Mas, não é apenas um título, se trata de uma campanha ativa desde 2015. Assim, muitas coisas boas surgiram desde a consolidação dessa campanha. Projetos governamentais para o acolhimento de pessoas com consultas a psicólogos gratuitas. Materiais didáticos com pautas de que a saúde mental não é brincadeira, e é tão importante quanto a saúde física, chegaram em muitas pessoas que ainda enxergavam com olhos de banalização. Com a data, se destacou o atendimento do CVV (Centro de Valorização da Vida) que atende por 24 horas no Brasil, mensagens e ligações de pessoas que precisam conversas sobre seus problemas, e receberem auxílio. 

Não podemos deixar de estudar sobre a importância desta campanha, e fazer com que ela esteja viva todos os outros meses do ano.

Porque assistir uma obra que fale sobre saúde mental no Setembro amarelo?

Nós, somos pessoas com um circulo limitado de outros seres humanos que iremos conhecer. Assim, assistir filmes, séries é se inteirar de histórias de pessoas com outras vivencias, problemas e angústias diferentes das nossas. Podemos entender melhor que não somos únicos no mundo, que podemos superar fases de muitas dores. É um exercício de empatia, e de aprendizagem. Sendo assim, confira a lista!

O Lado Bom da Vida (2012)

Depois de uma fase difícil de sua vida, Pat Solitano Jr. está disposto a seguir em frente e reconquistar sua ex-mulher. Através de amigos, ele conhece Tiffany, que lhe promete ajuda na tarefa da reconquista. Uma inesperada ligação começa a uni-los.

Cisne Negro (2010)

Nina (Natalie Portman) é uma talentosa bailarina, mas de emoções e relacionamentos instáveis que faz de tudo para realizar o sonho do sucesso. Em meio a tudo isso, ela busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de “O Lago dos Cisnes”

Pequena Miss Sunshine (2006)

“Pequena Miss Sunshine” conta a história de uma família determinada a ver sua filha mais nova Olive (Abigail Breslin) vencendo um concurso de beleza. Para isso, todos atravessam os Estados Unidos dentro de uma Kombi para participar do evento. Ao longo da história, a psicologia da dinâmica familiar e da pressão em busca do sucesso é abordada e trabalhada misturando drama e humor, o que acabou rendendo dois Oscar® ao filme em 2007.

Nise – O Coração da Loucura (2016)

Estrelado por Glória Pires, esta produção nacional conta a história de Nise da Silveira, uma doutora que, após sair da prisão, volta a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro. Lá, ela propõe uma nova forma de tratamento a pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando velhos, ineficientes e dolorosos métodos. Após seus colegas discordarem de suas ideias e a isolarem, ela assume o Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes através do amor e da arte.

Então, já assistiu algum desses filmes? Logo, não esqueçam de nos seguir no Twitter e no Instagram para mais noticias, e para não perder nada.

Camila Tognin
Estudante de jornalismo e cinema, apaixonada por obras que abordam a visibilidade LGBTQIA+ e revoluções sociais. Muito fã de desenhos e Gamer nas melhores horas.