Em 2021, Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings será o primeiro filme da Marvel com um protagonista asiático. O filme, que colocará Shang-Chi contra O Mandarim, também servirá como a primeira incursão do universo cinematográfico da Marvel no gênero do kung fu.
Foi relatado perto do final de 2018 que a Marvel estava planejando um filme sobre Shang-Chi, um personagem menos conhecido e um dos dois maiores heróis das artes marciais da Marvel – o outro sendo Punho de Ferro. E agora na San Diego Comic-Con 2019, a Marvel Studios confirmou o longa na sua lista de filmes para 2020-2021. Destin Daniel Cretton está programado para dirigir Shang-Chi, com David Callaham escrevendo o roteiro. Foi revelado na Comic-Con que o ator chinês-canadense Simu Liu interpretará o personagem titular.
Um filme de Shang-Chi estava realmente em desenvolvimento em 2006, dois anos antes do lançamento do Homem de Ferro. 15 anos depois, o filme Shang-Chi da Marvel está finalmente se tornando uma realidade. Shang-Chi é um personagem profundo e nunca apareceu em nenhum filme, programa de TV ou série animada. De todos os personagens da Marvel para receber seu próprio filme solo no MCU, Shang-Chi é facilmente o menos reconhecível. Então, quem é Shang-Chi e o que faz dele o mestre de Kung Fu da Marvel?
ORIGEM DE SHANG-CHI
Durante a mania de kung fu dos anos 1970, a Marvel Comics criou um especialista em kung fu em Shang-Chi, e o modelou depois de Bruce Lee. Em 1973, Shang-Chi estreou em Special Marvel Edition # 15: The Hands of Shang-Chi, Master of Kung Fu, precedendo Punho de Ferro por um ano como o primeiro grande herói de artes marciais da Marvel. Criado por Jim Starlin e Steve Englehart, ele se tornou a estrela de sua própria série de quadrinhos.
Shang-Chi, filho do imortal mentor do crime chinês Fu Manchu, nasceu e foi criado na província de Honan, na China. Seu nome significa “o surgimento e o avanço de um espírito“. Seu pai secretamente procurou usar Shang-Chi como uma ferramenta para fortalecer seu império criminoso. Enquanto moldava seu filho em um mestre de kung fu, Fu Manchu o enganou fazendo seu filho acreditar que ele era um homem bom com nobres ideais. Em seus primeiros anos, Shang-Chi viveu uma vida protegida, onde experimentou pouco do mundo exterior, e muito menos da cultura ocidental. Ele foi ensinado a confiar em apenas uma pessoa: seu pai.
Tudo mudou um dia quando, sob as ordens de Fu Manchu, Shang-Chi assassinou um velho indefeso. Este foi o momento que quebrou o domínio de Fu Manchu sobre seu filho e o fez perceber que tipo de pessoa seu pai realmente era. Chi formou uma aliança relutante com o MI-6 e se dedicou a derrotar Fu Manchu. As aventuras do Mestre do Kung Fu com o MI-6 foram o que o tornaram um herói, embora ele odiasse profundamente o tempo que passava com eles. Shang-Chi desprezava o mundo da espionagem e frequentemente se referia a ele como “jogos de morte e engano“. Eventualmente, se envolveu em uma agência de detetives particular onde ele finalmente foi capaz de ajudar as pessoas de uma forma confortável.
QUAIS SÃO OS PODERES DE SHANG-CHI?
Como Mestre do Kung Fu, Shang-Chi não precisa de superpoderes. Como o Capitão América, ele é reconhecido por sua capacidade de se manter contra as probabilidades intransponíveis sem o benefício de força sobre-humana, voo ou outros poderes. Chi é capaz de derrotar oponentes superpoderosos, como o Wolverine. Shang-Chi é tipicamente retratado como um personagem que confia somente em suas habilidades como um artista marcial.
Fiel ao seu título de Mestre do Kung Fu, Chi emprega várias formas diferentes de artes marciais chinesas e combina todas elas em seu estilo de luta. Além disso, ele é proficiente com várias armas. Embora seja normalmente visto usando combate corpo-a-corpo, ele também faz uso de nunchucks, lanças e espadas.
Como alguém que meditou e praticou kung fu diariamente durante décadas, Shang-Chi aperfeiçoou cuidadosamente suas habilidades de concentração, o que é uma das coisas que faz dele um lutador tão talentoso. Chi analisa sem esforço tanto os seus adversários quanto o que está ao seu redor, enquanto no meio do combate, o que lhe permite procurar fraquezas em seus inimigos, bem como vantagens que ele pode explorar.
COMO SERÁ O FILME DE SHANG-CHI?
Nos quadrinhos, Shang-Chi lutou principalmente contra Fu Manchu, mas este não será o caso do filme. O MCU está substituindo Fu Manchu pelo Mandarim como o pai de Shang-Chi e principal antagonista. No filme, o Mandarim será interpretado pela proeminente estrela chinesa Tony Leung Chiu-wai. Não se sabe muito sobre o enredo do filme, mas a inclusão do mandarim oferece algumas pistas, baseadas em eventos de filmes anteriores.
A organização criminosa do Mandarim, os Dez Anéis, teve um papel central na trilogia do Homem de Ferro. Em Homem de Ferro 3, o Mandarim aparece como personagem de Trevor Slattery, que se disfarçava de Mandarim. A reação dos fãs foi esmagadoramente negativa, pois percebeu-se que a Marvel transformou o maior inimigo do Homem de Ferro em uma piada. Este foi mais tarde corrigido no curta da Marvel, Todos Saúdem o Rei, que revelou a existência de um verdadeiro Mandarim. Este ponto da trama será finalmente abordado em Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings.
O contexto por trás da batalha entre Shang-Chi e Mandarim no próximo filme ainda está para ser determinado. Nos quadrinhos, os confrontos de Chi com Fu Manchu frequentemente envolviam um profundo nível de espionagem em lugares como Hong Kong e Londres. Não está claro como a luta contra o Mandarim em vez de Fu Manchu afetará a história de Shang-Chi. De qualquer forma, Shang-Chi terá suas mãos cheias contra o Mandarim do MCU, que certamente será uma força a ser considerada.
Desde a certeira aposta da Marvel em Guardiões da Galáxia em 2014 e, o sucesso estrondoso da esquipe de mercenários espaciais, a produção de filmes de personagens menos conhecidos pelo público em geral não é mais surpresa. Esse é o caso de Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings, que vai passar por um caminho já pavimentado e um universo cinematográfico em expansão. Se o longa será um sucesso ou não, só o tempo irá dizer, mas vale a confiança no que a Marvel está fazendo, pois até aqui a empresa mais acertou que errou. No momento só nos resta esperar até 2021 para ver se Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings seguirá o caminho de Guardiões da Galáxia e outros filmes, que foram sucesso de crítica e bilheteria.