A partir de hoje, 25, começa a Semana do Orgulho LGBTQIAP+ no Quarto Nerd! Comumente em junho é celebrado o mês do orgulho, onde pessoas da comunidade LGBTQIAP+ organizam paradas e eventos para celebrar suas identidades. Além disso, o dia 28 do mesmo mês é reconhecido como o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn.
Para celebrar o orgulho e fazer com que todos da comunidade se sintam representados dentro da cultura pop, o Quarto Nerd separou um personagem para cada letra da sigla, para que você aumente seu repertório de produções LGBTQIAP+ e consuma todos os tipos de conteúdo, desmistificando cada letra em todo este processo. Nenhum tipo de preconceito e intolerância deveriam existir, e cabe apenas a cada indivíduo estar ciente de seus vieses e lutar para furar sua bolha constantemente. Pronto/a/e para furar a sua?
L – Lésbica
Começando pela letra L – lésbica – seria impossível não citar Poussey Washington, personagem interpretada por Samira Wiley (também lésbica), em Orange is The New Black (2013-2019). Na série, Poussey é uma mulher inteligente, franca, atenciosa e divertida. Além disso, durante o desenrolar das temporadas, a personagem possui interesses românticos e é a narrativa principal no começo da 5ª temporada.
Quer conhecer mais sobre a Poussey? Assista Orange is The New Black na Netflix!
G- Gay
Queridinho da comunidade LGBTQIAP+ desde que a série Heartstopper (2022-) lançou, Charlie Spring é um dos dois protagonistas da série, uma adaptação dos livros de mesmo nome, escritos por Alice Oseman. Na série, Joe Locke vive Charlie, menino jovem, tenso que tende a pensar demais nas coisas. Ele é sensível e tem tendência a se desculpar muito, algo que Nick – seu par romântico vivido por Kit Connor – percebe instantaneamente. A história ganhou uma alta visibilidade com a estreia da série em 2022 na Netflix, e reuniu milhares de fãs que se apaixonaram por finalmente uma história LGBTQIAP+ leve.
Quer conhecer mais Charlie? Assista Heartstopper na Netflix!
B – Bissexual
Muitas vezes invisibilizada, a letra B, de bissexual, é pouco retratada em produções de grande porte. Por isso, quando Alex Claremont-Diaz, um dos dois protagonistas do livro Vermelho, Branco e Sangue Azul (2019), se entende por bissexual, a identificação de milhares de jovens também bissexuais é instantânea. O livro, de Casey McQuiston que se tornou uma adaptação nas mãos do Prime Video, retrata um romance entre o filho da presidente dos Estados Unidos e o príncipe da Inglaterra. Assim, muito fanfic, né? A jornada de Alex – que é sedutor, galã, divertido e um sex symbol nos EUA – é envolvente e entusiasmante a medida que o personagem se aventura por sua sexualidade.
Quer conhecer mais sobre o Alex? Assista Vermelho, Branco e Sangue Azul no Prime Video a partir de 11 de agosto!
Confira também:
T – Transsexual/Transgênero
Jules Vaughn, interpretada por Hunter Schafer, é uma das personagens principais de Euphoria (2019-). Na série, Jules é eclética, espírito livre, caótica e gentil. Mas ao se encontrar em uma nova cidade, rapidamente chama a atenção de Rue e Nate durante o final do verão e antes do início do novo ano no colégio. Jules começou sua transição aos 13 anos e a série explora seus relacionamentos bem como a autoimagem.
Quer conhecer mais sobre a Jules? Assista Euphoria na HBO Max!
Q – Queer
Bentham, com pseudônimo de Mr. 2 Bon Kurei, é um antigo agente oficial da Baroque Works e um “okama” – gíria japonesa para queer. Como membro da Baroque Works, ele é inimigo de Luffy, mas logo os dois se tornam amigos. Tanto no anime quanto no mangá, o personagem é apresentado utilizando roupas socialmente aceitas como femininas, além de ser conhecido como um okama.
Quer conhecer mais sobre o Mr. 2? Assista One Piece na Netflix ou Crunchyroll!
I – Interssexo
Gabriel, interpretado por Tilda Swinton, é um “meio” anjo que virou humano, mas possui um desdém pela humanidade. Gabriel parece ser especial, mas o anjo também é muito mais poderoso do que qualquer outro mestiço visto, até mesmo Balthazar.
Quer conhecer mais sobre Gabriel? Assista Constantine na HBO Max ou Prime Video!
A – Assexual
Nos quadrinhos de A Turma do Archie, Jughead é retratado como um jovem inteligente, sarcástico, que adora devorar hambúrgueres e é assexual. Além disso, o personagem normalmente não entende muito bem o porquê de seus colegas perderem a cabeça e arranjarem tantas confusões por conta de hormônios e frequentemente fazer piada com isso.
No entanto, quando a história foi adaptada para a televisão na série Riverdale (2017-), essa característica de Jughead foi deixada de lado, já que o personagem não é assexual na produção.
No entanto, infelizmente o Quarto Nerd não encontrou os quadrinhos originais d’A Turma do Archie.
P – Panssexual
Um dos personagens mais velhos da lista, Jack Harkness é exemplo vivo de representatividade LGBTQIAP+ na televisão. Introduzido na série britânica Doctor Who (1963-) em 2005, Jack é abertamente interessado em diversos tipos de humanos e não humanos em suas aparições. Assim, imediatamente o personagem, interpretado por John Barrowman, caiu nas graças dos fãs e logo ganhou sua própria série, intitulada Torchwood (2006-2011). Além disso, a série, que é um outro show de diversidade LGBTQIAP+, foi finalizada com todos os personagens principais abertamente queer, em alguma instância.
Aliás, sua mais nova aparição foi novamente em Doctor Who em 2021, quando apareceu em um especial de Ano Novo da série.
Quer conhecer mais sobre o Jack? Assista Doctor Who no Globoplay e Torchwood no Prime Video!
+ – Mais
Além de todas as siglas acima, o termo mais (+) é utilizado para abranger todas as identidades de gênero/sexualidade que não são contempladas nas anteriores.
Portanto, após essa vasta indicação de personagens LGBTQIAP+, é fácil entender como a comunidade é imensa, e como sua representatividade na mídia está apenas começando.
Aliás, qual é o seu personagem LGBTQIAP+ favorito? Deixe nos comentários. No entanto, não esqueça de seguir o Quarto Nerd nas redes sociais para participar da Semana do Orgulho LGBTQIAP+.
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui.