Se liga na inspiração! As personagens lésbicas mais icônicas

Olá meus queridos nerds, vocês sabiam que hoje dia (29) é o dia nacional da visibilidade lésbica? Uma data para relembrar a importância do direito a existir e ter a sua existência reconhecida.

E como você sabe, somos grandes fãs de desenhos, séries e jogos, então, separei aqui icônicas personagens que representam mulheres lésbicas em obras que conquistaram milhões de fãs e são grandes sucessos. Obras que são tão importantes para a visibilidade lésbica, em uma era que ainda tentam colocar a heterossexualidade normativa em muitas personagens.

Dessa forma, a visibilidade nas grandes mídias apresenta um papel crucial de difusão da informação, mostrando personagens lésbicas sem estereótipos ofensivos. Além disso, as pessoas precisam se enxergar em seus jogos, e filmes favoritos, precisam amar e curtir seus personagens favoritos que carregam o orgulho de serem lésbicas também, isso é inclusão. E faz parte do dever das mídias de entretenimento de mostrar a diversidade de identidades sexuais, gêneros, cores e etnias que somos!

Personagens lésbicas dos jogos.

Chloe Price – Life is Strange (2015)

Uma garota punk rock de um jogo de escolhas e poderes de voltar no tempo, que vai te fazer chorar até seus olhos se liquidificarem. Chloe vive com a mãe em Oregon EUA, e é melhor amiga de infância da protagonista do game, Max o primeiro amor de Chloe que nunca foi esquecido e será revivido após a chegada de Max de volta a cidade.

Ellie – The Last of Us (2013)

Vemos a Ellie adolescente no primeiro jogo da franquia, uma menina corajosa e inteligente que já tinha passado por muita porradaria antes de conhecer Joey no primeiro jogo. Jogamos com Ellie em um DLC que se passa antes dela encontrar Joel, onde Ellie está acompanhada de sua melhor amiga Riley. Ellie e Riley com menos de 13 anos são apaixonadas uma pela outra e se beijam na DLC. A retratação da Ellie tão nova já sabendo de sua identidade sexual é de extrema importância para o fim de preconceitos sobre sexualidade ser uma questão de escolha ou fase.

Personagens lésbicas de Desenhos

Especial Casal Lésbico.

Adora e Felina – She-Ra e as Princesas do Poder (2018)

Mais um caso de amigas de infância que são perdidamente apaixonadas uma pela outra. Felina chega até a virar a maior inimiga de Adora por não aceitar a partida da amiga, se sentindo deixada de lado esperando viver pra sempre do lado de Adora.

Amity – The Owl House (2020)

Amity a personagem de cabelos coloridos, da DISNEY, sim você leu certo, uma personagem lésbica da Disney, se apaixonada pela Luz, personagem principal do desenho, que sai da vida pacata dela onde ela não se encaixa para uma realidade mágica de bruxas, magias e novos amigos, e uma namorada.

Veja também:

Personagens lésbicas das Séries

Poussey Washington (Samira Wiley) – Orange is the New Black (2013)

Poussey é uma personagem simplesmente incrível que conquistou corações fora e dentro da série. Na série ela se apaixonada pela Brook Soso (Kimiko Glenn) e as duas começam um romance na prisão feminina. Sua história é emocionante e sua doçura de pessoa também.

Elena Alvarez – One Day at a Time (2020)

Elena é filha mais velha de uma família nos EUA tradicionalmente Cubana. Sua presença grita ao feminismo e na série um de seus grandes conflitos é não aceitar a obrigação de fazer uma quinceaneras, festa para comemorar seus quinzes e dançar tipicamente com seu “príncipe”. Suas falas sempre são de questionamentos sobre seu poder de escolha e de ser quem ela é, lésbica, linda e incrivelmente inspiradora.

Segue o Quarto Nerd nas  redes sociais para ficar por dentro de tudo do mundo geek. E nos conta o que na sua opnião quem poderia entrar para esse post também!

Camila Tognin
Estudante de jornalismo e cinema, apaixonada por obras que abordam a visibilidade LGBTQIA+ e revoluções sociais. Muito fã de desenhos e Gamer nas melhores horas.