Sam Smith e a arte de cantar sobre o amor

Sam Smith e a arte de cantar sobre o amor

Hoje, 19, Sam Smith completa 29 anos de idade. Mas, quem ganha o presente somos nós de poder dividir o mundo com esse artista. É impossível você não ter escutado ao menos uma música do cantor. Até porque, quando o assunto é amor, todo ser humano já sofreu um pouco por esse sentimento. E Sam Smith nos ajuda a entender muito bem o que é doer, amar demais e superar aquela pessoa que um dia nos jurou amor eterno.

Sam canta desde 2007, mas foi só em 2014 com Stay With Me que seu sucesso se tornou mundial. Como se já não bastasse uma letra emocionante o bastante, o clipe ajuda o cantor a passar muito bem a sua mensagem. E claro, as expectativas para o primeiro álbum do cantor estava a milhão. In The Lonely Hour chegou também em 2014, alcançando rapidamente os topos das paradas nos Estados Unidos, ficando atrás só de Taylor Swift e Ed Sheeran. Ou seja, da noite para o dia, Sam Smith estava tocando nas casas de milhares de pessoas.

O cantor nunca negou seu sentimentalismo, e como é apaixonado por compor músicas para representar o que sente. Foi assim com o seu primeiro projeto, e foi assim com o seu último trabalho lançado em 2020. E, no meio do caminho, todas as histórias de amores e superação levaram Sam Smith a viajar o mundo contando cada uma delas. E claro, conquistando os corações partidos e apaixonados espalhados ao redor do mundo.

A vida de Sam Smith como arte

Não tem como negar que os prêmios e números para um artista na indústria da música são importantes. Mas, existem talentos que nascem com o dom. E com certeza, Sam Smith é um deles. Em um mundo onde ainda existe bastante preconceito, Smith demorou um tempo para conseguir ser quem ele sempre quis ser. E claro, demorou um tempo para deixar de ter medo de se expor no mundo como quem ele realmente é.

Hoje, você consegue enxergar um artista muito mais feliz. Simplesmente pelo fato de que, apesar de ainda existirem os preconceitos, existe muito amor e respeito. Existe uma comunidade que se abraça. Mas, foi só recentemente que o cantor explicou se considerar uma pessoa não binária, e se sentir confortável postando as suas maravilhosas fotos de maquiagem e salto alto.

Porque claro, a vida de Sam Smith não é apenas uma arte através da música. Mas, sim, uma arte em todas as formas e jeitos que alguém pode ser. E talvez esse seja um dos maiores motivos para que o cantor hoje, aos 29 anos, seja um dos maiores artistas globais no mundo da música. Ou melhor, no mundo da arte!

Love Goes

O amor é um sentimento engraçado. Cada ser humano sente ele de um jeito. Cada um sabe expressar ele de uma forma. Mas Sam Smith nunca negou ser uma pessoa apaixonada e intensa. Também, taurino do jeito que é, não poderia ser diferente! E justamente por ser uma pessoa tão intensa assim, tocar o coração de milhares de fãs ao redor do mundo nunca foi uma tarefa difícil para Sam.

Mas claro, ao longo dos anos o amadurecimento vem. E com isso, a reflexão nas suas canções. Já tivemos um Sam Smith muito dependente de alguém. Outro muito feliz com a sua nova fase. Outro bastante triste, com um coração partido que parecia não ter cura. Mas, também, outro Sam Smith completamente superado e apaixonado por si mesmo. E é justamente esse que conseguimos ver em Love Goes, seu último álbum lançado.

Nesse projeto, Sam Smith mostra que valeu muito a pena esperar pelos quase dois anos em que o álbum foi feito. Esse trabalho traz um cantor mais maduro, com muitas reflexões. Desde aquele amor que nos machucou até aquele que a gente se arrepende de ter dedicado tanto tempo. Traz uma mensagem sobre superação, e como às vezes precisamos nos manter com o pé no chão. Mas, o mais importante de tudo. Que nos amar em primeiro lugar é fundamental para uma vida saudável.

O amor vence tudo

Amar, a gente sempre vai amar. Seja nossos amigos, família ou um outro alguém. Mas, Sam Smith nos ensina que nada disso dá certo se a gente não se amar em primeiro lugar. E Love Goes é uma nova era do cantor, em que podemos sentir a diferença clara dos trabalhos antigos dele. Já que nesse último álbum, aceitar quem ele sempre quis ser e não ter medo de mostrar para o mundo foram coisas fundamentais para que ele nascesse.

E talvez não exista artista melhor no mundo atualmente para nos passar essa valiosa lição. E claro, como diferente de alguns dos seus colegas do meio, Sam Smith usa das suas plataformas para trazer mensagens inspiradoras e palavras confortantes. Espalhar a necessidade da luta pelas causas humanitárias, e nos lembrar que o amor vence tudo.

É justamente por isso que Smith sabe muito bem contar histórias sobre um mesmo sentimento. O cantor explora cada vertente do amor, e nunca erra em nos arrancar sorrisos ou lágrimas. E, no seu mais recente trabalho, muita dança e superação. Que também fazem parte do pacote quando o assunto é amor. É impossível não relacionar o cantor a esse sentimento. E é impossível não se apaixonar pelo trabalho de Sam Smith.

Feliz aniversário, Sam Smith!

Hoje é dia de comemorar a vida do cantor, ainda mais depois de tempos muito difíceis que estamos vivendo. Mas, é um dia para refletirmos sobre a mensagem que o artista sempre quis passar. E lembrar-nos que o amor vem sempre em primeiro lugar. Que o amor move montanhas. E que, sem o amor, a vida não tem graça. Que o amor é um sentimento importante para conseguirmos viver em sociedade. E que o amor é o que precisa para o mundo ser um lugar muito melhor. Assim como Sam Smith, seja amor, sempre!

Confira também: Review | Sam Smith fala sobre amor e superação em seu novo.

Mas e você, acompanha o trabalho do cantor? Gosta de Sam Smith? Nos conte nos comentários!

Camila Scovoli
Redatora do QN. Apaixonada pela cultura pop. Não vivo sem música, clipes e documentários sobre música. Amo conversar sobre as teorias dessa indústria. Alexa, play 5 Seconds of Summer.