Robert Downey Jr. e sua versatilidade em 5 filmes

Robert Downey Jr e sua versatilidade em 5 filmes

Não é segredo pra ninguém que Robert Downey Jr. conquistou o mundo ao dar vida ao Homem de Ferro no Universo Cinematográfico da Marvel. Entretanto, o ator não precisa ficar marcado apenas como um personagem, já que ele se entrega de corpo e alma em tudo que se propõe a fazer.

Hoje, no aniversário de Downey Jr., vamos falar um pouco mais sobre sua versatilidade como ator e apontar alguns de seus trabalhos mais marcantes. Além disso, serve como dica para se aprofundar em personagens maravilhosos que merecem todo reconhecimento do mundo.

Julian Wells – Abaixo de Zero (1987)

A primeira atuação de Robert Downey Jr. que chamou a atenção dos críticos, em Abaixo de Zero (1987).

Vamos começar com um filme que, na época, destacou o talento do nova-iorquino. Julian Wells foi um papel marcante, pesado e profundo que Downey viveu na década de 80. Na trama de Abaixo de Zero (Less Than Zero, 1987) conhecemos três amigos prestes a se formarem no ensino médio.

Porém, o foco é em Julian, que tem grandes sonhos. Entretanto, seu problema com drogas e o péssimo relacionamento com o pai acaba estragando tudo o que o rapaz se propõe a fazer. E é Clay e Blair, os melhores amigos de Julian, que tentam manter o garoto na linha.

Esse filme trouxe, com toda certeza, um enorme peso pra carreira de Downey Jr. Isso porque, apenas com 18 anos, o cara conseguiu trazer todo o sofrimento de Julian à tona. É impossível você não chorar ao se deparar com cenas e com o final do filme.

Charlie Chaplin – Chaplin (1992)

Robert Downey Jr. quase levou o Oscar por viver Charlie Chaplin em 1992.

Da mesma forma que Robert Downey Jr. consegue brilhar em um drama, ele mostra toda sua versatilidade em outros gêneros. Como é em Chaplin, a biografia do famoso ator que conquistou o mundo com o cinema mudo. Aqui, é possível ver Downey em diversas facetas de uma vez só.

Temos o rapaz com o modo comediante ativado, mas também com o modo dramático. Isso, na maioria das vezes, ao mesmo tempo. Além disso, é impressionante como ele consegue atuar puxando todos os trejeitos de Chaplin para si, entregando uma ótima atuação e que deixa qualquer um de queixo caído.

É importante lembrar que Downey Jr. recebeu uma indicação ao Oscar pelo filme. Entretanto, ele acabou não levando a premiação (mas, em nossos corações, ele ganhou sim).

Peter Wright – Só Você (1995)

Peter Wright em Só Você (Only You, 1995).

Agora, indo um pouco mais pra frente, vamos falar sobre Peter Wright, de Só Você (Only You, 1995). Nesta comédia romântica, nós conhecemos Faith Covartch, que recebe uma estranha mensagem quando ainda adolescente. É o nome do amor da sua vida.

Anos depois, prestes a se casar, ela descobre que o nome na mensagem que recebeu, é amigo de seu noivo e ele está em Veneza. É quando ela decide ir atrás dele na Europa e descobrir se esse cara é ou não o amor da sua vida.

Neste longa, Robert Downey Jr. é apresentado como um ‘malandro’ totalmente encantador. Além disso. Ele consegue passar a vibe de um mentiroso extremamente apaixonante. É como se fosse uma pitada do próprio Downey ali, mas com um ‘quê’ do roteiro. E é isso que faz você se render aos charmes dele.

Pete Graham – Na Companhia do Medo (2004)

Downey vive Pete Graham em Na Companhia do Medo (2004).

Depois de alguns sucessos, é claro que não poderíamos deixar de falar de Na Companhia do Medo (Gothika, 2004). Já pensou em ver Downey Jr., em um filme de suspense, pra deixar qualquer um tenso? Pois temos aqui. Neste longa, a personagem de Halley Berry descobre estar internada na clínica psiquiátrica onde trabalha.

Isso porque ela está sendo acusada de ter assassinado seu marido, mas não se lembra de ter cometido o crime. Agora, a personagem tenta, além de recuperar sua memória, descobrir quem matou o rapaz.

E apesar de Downey não aparecer muito no filme, ele dá um show aqui. Um personagem misterioso, que te deixa com certas dúvidas. Arrisco até a dizer com uma certa raiva de Pete Graham. Mas é algo sensacional, instigante e que te envolve na narrativa da trama de Berry durante o filme.

John Dolittle – Dolittle (2020)

Robert Downey Jr. como John Dolittle no longa Dolittle, de 2020.

Apesar de ter sido detonado pela crítica, não poderíamos deixar de mencionar aqui Dolittle (2020). Esse foi, literalmente o primeiro trabalho de Downey Jr. após viver Tony Stark nas telonas. Na trama conhecemos o Dr. John Dolittle, um médico capaz de se comunicar com os bichos.

Após a Rainha Elizabeth ter sido envenenada, o amargurado doutor se rende ao pedido de ajuda e embarca numa aventura com seus animais e um grande companheiro. Tudo isso para descobrir o paradeiro de uma fruta desconhecida, mas que pode ser a única salvação da rainha.

Neste longa, nós vemos como o ator se entrega para fazer sua parte. Apesar dos diversos problemas do longa e ter sua imagem ainda bastante associada a Stark, Downey não abaixou a cabeça e fez aquilo que ele sempre quis. Na tentativa de se desprender um pouco do Vingador Blindado. Vale a pena conferir por desencargos de dúvida, mesmo que você não curta muito.

Um pouco mais de Robert Downey Jr.

Claro que poderíamos falar sobre todos os trabalhos do ator durante esses anos de carreira, mas a intenção aqui é mostrar o quão variado o trabalho de Downey é variado. É notável demais o amor que ele carrega pela atuação e como ele se entrega em tudo o que ele decide fazer.

Talvez seja por isso que as pessoas ovacionaram o cara como Tony Stark, trazendo o herói do mais odiado para o mais amado. É por isso que muitos esperam ver o que ele foi durante dez anos nas telonas cada vez mais. Porém, vamos torcer para ele mostrar todos os seus pontos em diversas atuações.

Quer dizer, ele mudou a forma que toda a Hollywood olhava para si. Afinal, não é fácil você ter praticamente sua carreira jogada no lixo e, de repente, ele dá a volta por cima, dando uma baita lição pra todos. Então, pra que se prender em uma única coisa?

Robert Downey Jr., através de alguns dos seus filmes, nos mostra que pode fazer o que lhe for proposto com uma única missão: entregar seu coração para tal. Talvez seja isso que chame a atenção no ator. Hoje e sempre.

Que Downey Jr. nos agracie cada vez mais com seus projetos e muitos anos de atuação, pois estaremos aqui esperando para aplaudir o ator que conquistou gerações!

Veja também:

Mariana Lapeloso
Apaixonada por cultura pop, fã de quadrinhos, alucinada por séries. Fiz do meu amor profissão e hoje sigo escrevendo sobre aquilo que eu mais amo. Jogadora de Call of Duty, Super Mario e Resident Evil. Aficionada por filme de terror, com muita coragem (e vontade) de viver no Overlook Hotel.