Alexa play Revolution by Elias!
Não é segredo para ninguém que, ultimamente, uma das maiores angústias e preocupações da Geração Z, principalmente dos brasileiros, vem sendo o governo.
A maneira como os poderes são organizados e a injustiça com a sociedade, principalmente com as minorias. Dia após dia vemos essa geração fazendo o que pode para conseguir se livrar das garras da injustiça que governa nossa sociedade.
Mas de onde vem toda essa vontade de fazer algo e se sentir parte de uma revolução?
Sabemos que a ficção possui grande influência e impacto nessa geração que não só consome, mas também produz muito desse conteúdo que narra uma história onde a justiça é feita e os opressores são derrotados.
Além de funcionar como uma válvula de escape do mundo, essas histórias também podem servir de influência para os jovens que buscam incansavelmente por um mundo mais justo.
Nesse artigo vamos listar algumas das revoluções mais marcantes da ficção, confira:
Jogos Vorazes
Não podemos deixar de começar essa lista sem citar Katniss Everdeen, que foi o símbolo da revolução de seu distrito com apenas 16 anos. Antes de mais nada, é importante ressaltar que desde o início, Katniss só queria proteger sua irmã. A garota não tinha a intenção de começar uma revolução, mas foi corajosa o suficiente quando foi preciso. E coragem, acima de tudo não é sobre não sentir medo, e sim sobre fazer o que for necessário mesmo com medo. E nosso querido Tordo, é sem via das dúvidas um exemplo disso. Lutou por quem não podia se defender e foi a mudança que todos precisavam.
Divergente
Durante anos os que eram classificados como Divergentes, eram excluídos da sociedade, seja se tornando um sem facção ou até sendo mortos. Quando Tris descobre um novo jeito de passar despercebida pelas avaliações e resistir. Ao passar por todas as missões dos fundadores a garota descobre que os Divergentes não são um erro, e sim a salvação de toda sua sociedade.
Feyre Sob a Montanha
No livro Corte de Espinhos e Rosas, primeiro livro de ACOTAR da escritora Sarah J. Maas, vemos Feyre, ainda humana passar por todas as tarefas de Amarantha que lançou uma maldição em todas as cortes. Feyre foi a personificação de coragem e esperança, lutou tanto por ela quanto por todos que ainda estavam por vir, tornando-se assim, Feyre a Quebradora da Maldição.
Moxie quando as garotas vão à luta
Nem só de derrubar o governo as revoluções da ficção vivem. Ou quase isso… Em Moxie, quando as garotas vão à luta, ao criar a revista que incentivava as garotas a levantarem suas vozes, muitos problemas foram resolvidos. Não demora muito para que as garotas do colégio comecem a concordar com a revista e se unir para tornar a escola um lugar mais justo e confortável. E é incrível ver como vozes maiores, como a dos professores, começam a se solidarizar com o caso e prestar suporte às garotas, mesmo que com ressalvas. Afinal, não há revolução sem barulho.
Harry Potter
E por último e não menos importante, temos o menino que sobreviveu. Nosso querido Harry já foi o assunto de outro artigo sobre revoluções no site que você pode ler clicando aqui.
Harry é sem dúvida um exemplo de coragem, da mesma definição que citamos acima, onde não quer dizer que o medo está extinto, porque acreditem, o medo realmente existe. Mas mesmo com medo foi corajoso o suficiente para enfrentar (e sobreviver) a todos os anos em Hogwarts com uma ameaça constante à sua vida.
Quando pensamos nessa história, é assustador o fato de que crianças e adolescentes tiveram que lutar por suas vidas e pela resistência do mundo bruxo na batalha de Hogwarts, tamanha coragem exigida pelos estudantes que em momento algum duvidaram de seus propósitos na batalha. Quer melhor inspiração para enfrentar suas batalhas pessoais diariamente?
As revoluções começam com uma pequena faísca, todas elas com um propósito único, que quando juntos com ideias e pessoas certas podem mudar o mundo.
Lute suas batalhas, seja qual for o tamanho delas, e você terá sempre essas e outras histórias como o seu refúgio.
Mas e você? Conta pra gente nos comentários o que faria você começar uma revolução.
Veja também: