Hoje seria só mais uma sexta-feira comum, mas foi lançado o feat mais esperado de todos os tempos. Os nossos dois canadenses favoritos, Shawn Mendes e Justin Bieber lançaram o seu single Monster, e de quebra já ganhamos um clipe também. E para quem estava com expectativa nenhuma para essa parceria, eu tenho certeza que você vai se surpreender.
A música passa uma mensagem importante demais para passar abatido. Primeiro, precisamos lembrar que ambos os cantores começaram a carreira muito jovens, ou seja, todos os holofotes sempre estiverem em cima dos dois – e não foram poucas as polêmicas que envolvem o nome do Justin Bieber, por exemplo. Mas a questão não é essa, até porque as pessoas mudam e se arrependam dos seus erros também, e está tudo bem com isso.
Monster é uma parceria muito importante – e urgente – para chamar a atenção de todos. E quando falamos de todos, não são só outros famosos e pessoas do meio, mas também os fãs, que tem um papel extremamente importante na vida de um artista. A música começa com o Shawn cantando as palavras “you put me in a pedestal and tell me I’m the best, raise me up into the sky until I’m short of breath” (você me coloca em um pedestal e me diz que sou o melhor, me levanta até o céu até eu ficar sem ar), e isso já mostra uma certa toxicidade nesta relação. E a tendência é esta mesmo, as vezes esquecemos que o nosso artista favorito é um ser humano, levando-nos a esquecer que os seres humanos são falhos.
O refrão entra com a pergunta “but what if I trip? but what if I fall? then am I the monster? just let me know” (mas e se eu tropeçar? Mas e se eu cair? Ai então eu sou o monstro? Só me deixe saber). E é justamente nesta parte que começam as reflexões mais profundas. Quando somos fãs de alguém, sempre enxergamos essa pessoa como uma pessoa perfeita, como alguém que nos inspiram ser pessoas melhores. Mas, também esquecemos que não somos máquinas e que erros podem ser cometidos. Que decisões erradas podem ser tomadas. Que nossos ídolos podem sim se apaixonar, podem sim ter filhos – afinal, somos todos iguais por dentro.
A reflexão continua quando Justin Bieber inicia o seu verso cantando “I was fifteen when the world put me in a pedestal, I had big dreams of doin’ shows and making memories, made some bad moves tryna act cool, upset by their jealousy” (eu tinha 15 anos quando me colocaram em um pedestal, eu tinha grandes sonhos e fazer shows e memórias, dei alguns passos errados tentando ser legal). E é neste momento em que a gente percebe que essa relação pode sim causar bastante problema. A pressão que a indústria musical coloca em cima de um artista é tanto que nós, fãs, estamos por fora e nem percebemos. E claro, quem acompanhou a carreira do cantor desde o início entende muito bem o que essa música significa.
Veja também: Review | Dua Lipa e Miley Cyrus misturam suas eras em ‘Prisoner’
Mas a verdadeira mensagem que a música quer passar é que precisamos entender duas coisas. A primeira delas é que nós todos, sem nenhuma exceção, somos seres humanos. Ninguém é perfeito. Estamos todos sujeitos a cometer erros. Seja você, sua mãe, sua amiga, seu namorado ou a pessoa que você coloca no pedestal, como Shawn Mendes e Justin Bieber cantam sobre. E está tudo bem errar. Não é um problema errar, mas sim persistir no erro. E que precisamos cuidar da nossa saúde mental. Precisamos entender que algumas coisas acontecem com as melhores das intenções. Que não podemos cobrar de um garoto de 15 anos ser a pessoa mais perfeita do mundo só porque todos os olhos estão em cima dele por um período de tempo – ou porque ele vai gerar um lucro absurdo para quem cuida da carreira dele. Temos que lembrar que temos uma saúde mental e psicológica para cuidar, e isso é o mais importante no final do dia. Se não cuidarmos da nossa mente, não conseguimos cuidar de mais nada.
E é por isso que Monster, essa parceria incrível do Shawn Mendes com o Justin Bieber pode ser facilmente comparada com a mensagem que O Show De Truman passa. Para quem nunca viu o filme, ela conta a história de como Truman Burbank vive em uma realidade fantasiosa, sendo televisionada para todos ao redor do mundo. Algo que não é verdade. Algo que não é real. E é assim que tendemos a ver as pessoas que colocamos nos pedestais. A mensagem de Monster é justamente essa. Temos que parar de viver em uma realidade que fingimos estar tudo bem, e começar a entender que as coisas são bastante diferente do que a mídia vende, do que as pessoas falam. E como a vida de Shawn Mendes e Justin Bieber, assim como qualquer outro artista é igual a nossa, com problemas, dificuldades e dores, bem como os momentos de alegrias, comemorações e trabalho. Confira o clipe abaixo:
Monster
Artista: Shawn Mendes; Justin Bieber
Ano de lançamento: 2020
Gravadora: Island Records; Def Jam Recording
Nota: 5/5
Mas e você, já ouviu Monster? É fã de Justin Bieber e Shawn Mendes? Nos conte nos comentários!