Hoje, dia 30 de outubro de 2020, Sam Smith nos presenteou com seu terceiro álbum de estúdio, Love Goes. O cantor trabalhou neste novo projeto por mais ou menos dois anos, e hoje, finalmente podemos ouvir o álbum completo.
O cantor havia anunciado o lançamento deste novo trabalho para o dia 01º de maio deste ano, e o álbum teria o nome de um de seus singles, To Die For. Mas ai tivemos um momento de choque e surpresa mundial, a pandemia, e então Sam Smith resolveu alterar não só a data de lançamento mas como o título do álbum também, por motivos óbvios. Foi assim que Love Goes nasceu, e hoje podemos finalmente ouvir a obra como um todo.
O álbum conta com dois “lados”, sendo o primeiro com todas as músicas novas e o segundo, um combinado de músicas que o cantor já havia lançado e agora compilou tudo no novo álbum. Mas, calma! Vamos passar uma por uma para contar a história de cada letra.
O álbum começa com Young, uma música acapella – só ouvimos a voz incrível do Sam Smith. E com toda certeza podemos dizer que é uma grande crítica a todos aqueles que vivem julgando os outros pelas suas atitudes, sem entender que cada um tem a sua vida e faz dela o que bem entender. É uma incrível abertura para esta nova fase do cantor. E logo em seguida temos Diamonds, uma das músicas que já tem clipe. A história dessa música é clara: um relacionamento que o cantor teve onde a pessoa se interessou mais pelo seu dinheiro do que pelo amor, e hoje podemos cantar e dançar ao som deste incrível desabafo.
Another One é mais uma música sobre a superação de um relacionamento, e como Sam Smith deseja ao seu antigo amor que neste novo relacionamento aconteça tudo o que não aconteceu com ele, para que o another one não sofra como ele. Agora chegamos na primeira parceira do álbum, uma das músicas lançadas antes, para dar aquele gostinho do que estava por vir. My Oasis, com o Burna Boy conta a história de como o amor é um sentimento que mesmo sem saber onde estamos pisando, nós nos jogamos e vamos com tudo, e como é gostoso se apaixonar.
Chegamos então em So Serious, que é uma música para nos ajudar a entender que não precisamos levar a vida tão a sério as vezes, e como as coisas mudam mesmo sem que a gente queria. Não tem como não soltar um sorriso enquanto ela toca! Em Dance (‘Til You Love Someone Else) escutamos Sam cantar sobre como ainda não superou seu antigo relacionamento, mas como ele vai dançar até encontrar um novo amor. E uma coisa é certa, essa música vai fazer você dançar junto!
Diferente da música anterior, For The Lover That I Lost é uma música sobre a dor de terminar um relacionamento com alguém que a gente ama muito. Não é atoa que é uma música mais lenta, uma música apenas com voz e piano. Mas claro, não deixa de ser incrível também. Breaking Hearts também é uma música um pouco mais calma, que fala sobre o arrependimento de gostar de alguém que só nos machucou. Mas como Sam Smith não erra nunca, a música é perfeita.
Veja também: Sam Smith adia lançamento de seu novo álbum!
Caminhando para o final do primeiro lado do álbum, Forgive Myself tem um contexto um pouco diferente das outras músicas. Essa, por sua vez, conta a história de um arrependimento de deixar a pessoa que sempre nos amou ir embora. E como é difícil viver com este sentimento de culpa, mas como também faz parte da vida. Afinal, quando a gente ama, as vezes é preciso deixar a pessoa ir e, seguirmos com as nossa vidas. A segunda parceira do álbum é com Labrinth, para a música que leva o nome do álbum. Love Goes é uma música que nos conta como que o amor funciona, com todas as tentativas e erros, com todas as mudanças necessárias e tentativas de fazer dar certo. Mas o mais incrível e como os instrumentos ajudam também a passar essa mensagem.
Kids Again é a música que encerra o primeiro lado do álbum, e hoje também tivemos o lançamento do clipe dela. Essa já nos faz lembrar daquele amor de infância, que podem passar anos, e ele sempre vai dar um jeitinho de aparecer em algum momento da nossa vida de novo. É uma música perfeita para fechar o álbum que fala, de uma forma perfeita, sobre as idas e vindas do amor. A segunda parte do álbum conta com todas as músicas que já conhecemos do cantor, lançadas durantes estes dois anos, como Dancing With A Stranger, sua parceria com a Normani; How Do You Sleep?; To Die For; I’m Ready, com a Demi Lovato; Fire on Fire e por fim, Promises, com o Calvin Harris.
Claro, como acontece com todo artista, podemos ver um amadurecimento no novo trabalho de Sam Smith. Mas ao mesmo tempo, este novo álbum não foge das inúmeras canções de amor que o cantor nos presenteia desde 2014, quando seu primeiro álbum foi lançado. E é claro, este álbum comprova aquilo que já sabemos: qualquer trabalho que o cantor faça, o resultado vai ser maravilhoso. Sam Smith é o cantor que sempre vamos procurar quando queremos ouvir alguma música sobre o amor, seja para celebrar ou para ajudar a superar o famoso coração partido. Você consegue conferir o álbum aqui, ou em qualquer outra plataforma de streaming de sua preferência.
Love Goes
Artista: Sam Smith
Ano de lançamento: 2020
Gravadora: Capitol Records; PMR Records
Nota: 5/5
Mas e você, já ouviu Love Goes? É fã de Sam Smith? Nos conte tudo nos comentários!