Review | Lagum mistura humor com cultura pop em novo clipe

Lagum

Após quase 1 ano desde o último álbum de estúdio – “Coisas de Geração” – e depois de quatro meses desde “NINGUÉM ME ENSINOU”, a banda mineira Lagum está de volta. Dessa vez, com um single novo e um clipe cheio de nostalgia e cultura pop: “MUSA DO INVERNO”.

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que a banda sempre está disposta a levar junto com eles um pouco do Tio Wilson – baterista do grupo que veio a falecer meio a um show no último ano -. Após homenagearem o baterista no clipe de “NINGUÉM ME ENSINOU”, Lagum ainda trouxe no novo clipe alguns elementos para lembrar do colega de banda, como a coleira do cachorro com as inicias TW, um boneco de crochê do Tio no retrovisor e uma foto da banda perto do rádio.

Já para os amantes dos anos 2000, Lagum instiga algumas lembranças da época com o vídeo e com a própria letra. Isso por quê a banda já começa o clipe caracterizada como o desenho animado “Scooby-Doo”. Pedro Calais, Otávio Cardoso, Glauco Borges e Francisco Jardim representam – sem medir esforço – o quinteto de detetives, com direito a uma van azul.

Por outro lado, Pedro canta com paixão a canção e traz ainda mais easter eggs da época. Com a mesma pegada de sempre – pop e reggae -, a letra traz uma pequena referência a praia do clipe que também já foi frequentada pela banda Skank nos anos 90.

“Hoje não vai dar praia mas não tem problema/Amores de inverno existem só não passam no cinema”

Além disso, “MUSA DO INVERNO” é carregada de humor. O clipe, por exemplo, além de ter sido lançado em pleno verão, traz um cenário praiano, enquanto a letra reafirma estereótipos da estação: “Do seu corpo branquelo, vermelhão de sol/Minha musa do inverno não curte passar Sundown/Não gosta de chá matte, reclama da areia/ Só falta passar mal quando vê filme de sereia”.

Outro ponto bastante importante, é o fato da banda fazer referências ao MPB – Música Popular Brasileira -, onde versos como “Ela me lembra aquela moça de Ipanema/Só que não samba, mas vai virar poema” relembra “Garota de Ipanema” de Tom Jobim e “Nós pela cidade ao som de ‘tarde em Itapuã'” relembra a canção de Vinicius de Moraes e Toquinho.

Mas, as referências não para por aí. Lagum ainda se espelha em memes da cultura pop para produzir o clipe, como o próprio meme dos dois Homens-Aranha se encarando, usado também para instigar os fãs e aumentar suas expectativas antes do clipe ser lançado.

Via: Twitter

Por fim, a música ainda traz uma participação especial pra lá de criativa. Se você viveu nos anos 2000 e ouviu o nome da canção pela primeira vez – “MUSA DO INVERNO” -, deve ter se ligado na brincadeira que a banda faz com a música do Felipe Dylon, “Musa do Verão”, certo? Então, nada mais justo do que trazer o próprio Felipe para o clipe!

De modo geral, Lagum já vinha conquistando fãs ao redor do mundo por suas melodias leves e aconchegantes que, muitas vezes, carregam uma letra simples e profunda. Mas, “MUSA DO INVERNO” é aquele tipo de canção que a gente não precisa de uma ocasião especial para ouvir e a aproveita ao máximo quando toca.

Confira abaixo o clipe completo:

Via: Youtube
Imagem

MUSA DO INVERNO
Artista: Lagum
Ano de lançamento: 2021
Gravadora: Sony Music

Nota: 5/5

Raphaela Lima
Completamente apaixonada por música e pelo Spider-Man, usa seu conhecimento sobre a comunicação e a cultura pop e seu vício em filmes e memes para complementar a equipe das nerds da cadeira.