Review | “Folklore” é o marco autêntico de Taylor Swift

Na madrugada de hoje, 24, a cantora norte-americana, Taylor Swift, lançou o seu oitavo álbum de estúdio, “Folklore”.
Além do álbum, Taylor, também, aproveitou para lançar o clipe de um dos singles do disco, “Cardigan”.

Diferente do que estamos acostumados, “Folklore” é um disco com um instrumental muito presente, fazendo jus ao estilo musical Folk. Na primeira música já é possível notar as diferenças entre os álbuns antigos da cantora e o lançamento. Taylor conseguiu fazer com que nós sentíssemos a emoção de suas canções indo muito além das letras.

Swift provou que é capaz de produzir mais do que discos festeiros e/ou com histórias de seus relacionamentos dramáticos com celebridades. Carregado de suaves sons do piano e acordes estridentes de violão, o álbum é, de longe, o resultado positivo de uma produção muito bem elaborada.

You can get the bonus song “the lakes” on the 8 deluxe CD editions, 8 deluxe vinyl editions, and the cassette edition of folklore that are available here. 🌊
📷: Beth Garrabrant
Foto: Reprodução/Instagram

A partir da primeira música, “The 1”, somos impactados pelos vocais calmos e melancólicos da voz de Taylor. Outra música que se destaca no álbum é “Exile” – a quarta do disco e que conta com a participação especial de Bon Iver -, ao qual deixa claro o seu crescimento ao longo dos anos, ainda que retrate uma desilusão amorosa.

É possível notar que, apesar dos seus 14 anos de carreira, Taylor, finalmente, conseguiu a evolução que tanto queria. Já víamos a sua maturidade se desenvolver em “Lover”, mas, com “Folklore”, a cantora atingiu um nível jamais esperado, mostrando o seu lado mais autêntico e natural.

A impressão que temos, com o passar das canções, é que Taylor auto questiona sua vivência, o que é bastante comum para uma mulher de 30 anos que ainda é lembrada, infelizmente, por compor canções sobre seus namoros fracassados. Swift deixa explícito a forma com que perde a sua inocência e passa a encarar a vida com um olhar mais adulto, trazendo um senso de responsabilidade e alternando entre ser a mocinha e a vilã de um filme clichê.

Em suma, é possível afirmar que Taylor soube aproveitar o momento ao qual vivemos e colheu bons frutos de sua criatividade. Ainda que tenha pegado todos nós de surpresa – uma vez que a expectativa para um outro disco amoroso e mel com açúcar era alta -, Swift, com toda a certeza, acertou em cheio ao escolher publicar o álbum e mostrar que é capaz de moldar o seu talento para o que quiser.

FOLKLORE

  • Artista: Taylor Swift
  • Ano de lançamento: 2020
  • Gravadora: Universal Music

Nota: 5/5

O que achou do novo álbum da cantora?
Deixe nos comentários!

Raphaela Lima
Completamente apaixonada por música e pelo Spider-Man, usa seu conhecimento sobre a comunicação e a cultura pop e seu vício em filmes e memes para complementar a equipe das nerds da cadeira.