Review | Death By Rock And Roll mostra a evolução musical de The Pretty Reckless

Esse é o quarto trabalho de estúdio da banda.

The Pretty Reckless lançou o tão aguardado álbum Death By Rock And Roll. O trabalho chegou através da gravadora Century Media Records e, pelos Estados Unidos, saiu pela Fearless Records.

O último lançamento da banda aconteceu em 2016 com Who You Selling For. Após isso, o grupo novaiorquino sentiu alguns impactos por perdas próximas. Pode-se dizer que o disco é inspirado na morte do vocalista Chriss Cornell. The Pretty Reckless estava em turnê com o Soundgarden, quando o músico cometeu suicídio em 2017. Além disso, um pouco antes de um ano dessa tragédia, o produtor e amigo Kato Khandwala faleceu em um acidente de moto. Depois desse período sombrio para eles e para nós nesse último ano, o nome do álbum faz jus ao que todos passaram, como uma luz no fim do túnel.

Engana-se quem pensa que o álbum fala sobre esses acontecimentos trágicos. As 12 faixas expressam amor de Taylor Momsen pelo Rock, esperança e celebração a vida. Podemos conferir isso na faixa-título, onde a vocalista grita “eu quero sair do meu caminho”, como se fosse alguém que tentasse assumir as rédeas da própria vida, o que muitas vezes é complicado em um mundo que oferece raramente a liberdade.

Aliás, em termos evolução, Taylor está em sua melhor fase como cantora e compositora. A vocalista já vinha dando indícios desse processo desde o último lançamento em 2016, mas agora percebe-se claramente a melhora considerável nas técnicas vocais e uma segurança incrível. Além disso, a banda trouxe um entrosamento maior, o que faz total diferença sonoramente, especialmente nas baladas.

Também é bastante notável que para Death By Rock And Roll, o grupo apostou no rock alternativo e grunge dos anos 90 nas guitarras. E o resultado ficou incrível.

Apesar do rock pesado e da paixão assumida de Momsen pelo rock, as músicas mostram influências de diversos estilos. And So It Went é puro punk com direito a solo de guitarra do Tom Morello, companheiro de banda de Cornell. Em contrapartida, Rock And Roll Heaven é total country rock. Isso mostra o domínio de adaptabilidade do grupo no meio da música.

As baladas Got So High, com uma pegada alternativa, e Standing At The Wall são bastante gostosas de ouvir e mostram a fase acústica do novo álbum.

O disco se encerra com as canções Rock And Roll Heaven e Harley Darling. Esse final deixa claro a mensagem que Taylor Momsen, Ben Phillips, Mark Damon e Jamie Perkins queria passar. Representa otimismo, que tudo vai ficar bem, que vamos encontrar uma saídas para os momentos ruins que estamos passando.

Death By Rock And Roll sinaliza que a evolução musical de The Pretty Reckless está acontecendo aos poucos e que o futuro da carreira da banda pode ser promissor. O álbum mostra um ótimo exemplo de poder da cura através do Rock And Roll.

Death By Rock And Roll
Artista: The Pretty Reckless
Ano de lançamento: 2021
Gravadora: Century Media Records / Fearless Records
Nota: 5/5

Veja também: Review | Pentatonix não esconde talento em The Lucky Ones

Ludimila Villalba