Ontem, 25, a banda britânica de rock, Bring Me the Horizon, lançou o clipe do recente single da banda, “Parasite Eve“, produzida e dirigida pelo vocalista Oliver Sykes.
Apesar da letra nos remeter a ideia do momento em que estamos vivendo, a canção começou a se formar ainda no ano passado. Segundo o vocalista, a ideia provém de uma superbactéria japonesa que se tornou resistente ao calor devido às mudanças climáticas. O título, porém, é em homenagem a um jogo antigo do Playstation.
“Foi muito estranho. Ouvimos falar da pandemia na China, mas as semelhanças entre o que estávamos escrevendo começaram a se aproximar da realidade. Toda vez que havia uma notícia sobre isso, nós nos virávamos e dizíamos ‘Parasite Eve’, sem perceber a magnitude de tudo.” – contou Sykes a uma entrevista para a revista NME.
O single faz parte do novo projeto da banda, “Post Human“, o qual será composto por quatro discos que deverão ser lançados até o final deste ano.
“Acabamos de gravar e gravar do lockdown, e agora vamos fazer quatro discos diferentes ao longo do próximo ano e todos compartilharão o nome ‘Post Human’. Cada um será diferente em tons com seu próprio som e humor. Isso é algo que nunca fizemos realmente. Muitas vezes tem havido um tema abrangente em nossos discos, mas a música sempre pareceu uma colagem. É legal e eu gosto, mas às vezes você quer uma trilha sonora para uma certa ocasião e emoção.”
Ainda segundo Oliver, a ideia por trás do projeto é ver como o ser humano sai da evolução e da cadeia alimentar, com o objetivo de assumirmos a responsabilidade pelo o que fizemos no planeta e nos tornar melhores.
Por se encaixar bastante com o problema atual, não havia momento melhor para lançar o single do que durante uma pandemia.
it’s the parasite eve
(é a véspera do parasita)
gotta feeling in your stomach,
(você sente isso no seu estômago)
‘cause you know that it’s coming for you
(porque você sabe que está chegando em você)
leave your flowers and grieve
(deixe suas flores e sofra)
don’t forget what they told you
(não se esqueça do que eles te disseram)
when we forget the infection
(quando esquecemos a infecção)
will we remember the lesson
(nós vamos lembrar da lição)
if the suspense doesn’t kill you
(se o suspense não te matar)
something else will
(outra coisa vai)
Com um som pesado e tons escuros, o clipe nos remete a um filme de terror sobre zumbis e a luta pela sobrevivência, ainda que tenha se inspirado no filme “Venom” e no mangá “Tokyo Ghoul”. Se Sykes quis transmitir essa ideia, com certeza a banda acertou em cheio.
Durante o clipe, percebemos a mudança repentina de cenas com a pegada de ficção científica, para cenas de suspense, o que confunde muito a narrativa proposta para a música.
Apesar da confusão exposta pelo clipe, o single em si é realmente essencial para a situação atual, fazendo jus ao que a banda queria de que “o mundo não precisa de música pop alegre no momento – precisa de hinos para a raiva”.
E você? O que achou de “Parasite Eve“?
Confira, também: