Review | ‘BE’ de BTS é um ombro amigo para os que precisam

Nesta sexta-feira (20) o grupo de K-pop, BTS, lançou seu nono álbum BE. Desde o início, o disco foi esperado pelo engajamento que o grupo teve nele, além das letras extremamente pessoais, cada um teve uma participação no processo de construção, desde o design até a produção e coordenação.

O álbum é composto pelas oito faixas Life Goes On, Fly to My Room, Blue & Grey, Skit, Telepathy, Dis-ease, Stay e Dynamite, sendo que todas estrearam na primeiras oito posições do iTunes US.

BE é uma carta aberta aos fãs, uma maneira de trazer esperança e inspirar cuidado, o elemento em comum entre as músicas é o consolo que as letras trazem ao mostrar poeticamente o que estamos vivendo nos dias de hoje em meio a pandemia. O disco percorre R&B, pop, disco, hip hop, pop acústico e mais, estilos diferentes que se completam, assim como o BTS.

O álbum inicia com a tranquilidade de Life Goes On, single lançado recentemente, a gravadora do grupo, Big Hit, definiu a canção como “medo e ansiedade misturados com a determinação de superar tudo isso,” ela traz uma reflexão sobre como a vida não para, e após enfrentarmos as adversidades atuais, virá a bonança. A letra é uma nota de encorajamento que você escreve em um post-it e mantém em um lugar visível, assim como a capa do álbum, que carrega um trecho da faixa.

“Um dia, o mundo parou sem avisar”; “Feche seus olhos por um momento/Segure minha mão/Para o futuro, vamos fugir.”

Fly to My Room continua a trazer a mensagem sobre a pandemia, foca no lugar onde acreditam que sempre procuramos refúgio em dias difíceis: nosso quarto. As sensações que eles sentiram dia após dia durante esses meses enquanto iam atrás de conforto em seus quartos, procurando algo que os energizassem e carregassem as baterias, porém, após certo tempo se tornou incômodo e a rotina incomum começou a machucar.

“Deitado em minha cama/Aqui é o lugar mais seguro/De alguma maneira, não há alegria, tristeza, nenhum sentimento/É apenas eu aqui/As vezes esse quarto vira uma lixeira emocional”

BE
Fonte: Divulgação

V inicia e fecha Blue & Grey com uma voz pesarosa e tocante, perfeito para o tom angustiado, solitário e agonizante da música. O eu lírico se perdeu, perdeu sua cor, e agora está azul e cinza, cores que simbolizam depressão e ansiedade. Durante a música vemos elementos na letra que trazem solidão, como: Fim do dia, chorar em frente ao espelho, sombra gelada, solo pesado, inverno, dia de chuva e nevoeiro. Assim, eles constroem um ambiente incômodo de viver na letra, e uma harmonia que anestesia esse ambiente.

“Eu senti quando eu caminhei nas ruas frias do inverno/O som da respiração acelerada de meu coração.”

Skit é uma comédia escrita pelos artistas e interpretada por eles, é comum no Hip Hop. No álbum, foi gravado a conversa que os integrantes tiveram após alcançarem o primeiro lugar na Billboard Hot 100. O grupo está nitidamente feliz e animado. A faixa também serve de certa maneira como um interlúdio, assim, eles dividem o álbum em ritmos diferentes, sem perder a mensagem e a coerência.

Em Telephaty, o grupo se declara para os fãs, eles oferecem um ombro amigo e um colo para se apoiar. E usam metáfora e jogos de palavras como Mirfak e Bibilly Hills. Mirfak é a estrela mais brilhante da constelação de Perseu, os fãs são Mirfak e BTS mantém os olhos neles, já Bibilly Hills é um jogo de palavras com o sistema coreano de escrita Hangul, e significaria alguém ou algo para se apoiar. A faixa Stay também é dedicada aos fãs, e RM usa novamente um trocadilho para mostrar isso em “Nós nos conectamos pelo 7G,” fazendo referência ao padrão de tecnologia de internet ao redor do mundo, 5G, porém, com o número especial 7, por serem sete membros, até vemos o número em seu último álbum lançado Map of The Soul: 7.

“Todos os dias, mesmo em uma rotina diferente/Você é a pessoa mais especial para mim.”

BE
Fonte: Divulgação

Dis-ease é a faixa que mostra a inteligência e habilidade dos membros ao compor. Desde o título o jogo de palavras está presente onde vemos a palavra disease (doença) separada por um hífen, com o prefixo un, que possui significado negativo e ease, o estado de se sentir desconfortável. Mais para frente temos a frase “I’m ill” (estou doente) que em coreano pode significar trabalho ou número 1, representando o tanto que eles trabalharam para atingir o primeiro lugar. E também a sentença “Isso atinge sua cabeça como uma garrafa de vidro”, com certa ambiguidade também em coreano que pode significar tanto doença quando garrafa, nos dando duas versões diferentes, a exemplificada acima e “Essa doença te atinge como vidro.”

É importante frisar que a letra fala sobre a doença em suas mentes, não uma doença que atinge o físico.

“É o mundo ou sou eu que estou doente?”

Confira também: Review | CNCO mostra um lado mais romântico em novo clipe

Com BE, BTS mantém a identidade musical, de sua língua e de seu grupo, e ainda assim, consegue alcançar qualquer pessoa de qualquer idioma em qualquer lugar do mundo com suas letras sinceras, atuais e reais para pessoas reais.

BE

Artista: BTS

Ano de lançamento: 2020

Gravadora: BigHit Entertainment

Nota: 5/5

Avaliação: 5 de 5.

Isabela Caroline
Tradutora e redatora d' O Quarto Nerd. Viciada em música, clipes, séries, teorias, entrevistas e tudo que seja um escape da realidade. Currently listening to any pop songs.