Resenha | Última Parada uma história onde os gays renascem

Resenha | Última Parada uma história onde os gays renascem

Se romance e ficção cientifica é o seu gênero literário, então vai amar o novo livro de Casey McQuiston. Além do livro ser uma grande homenagem para a comunidade LGBTQIA+, a escritora não-binaria aborda diversos assuntos polêmicos como xenofobia, racismo e homofobia. E então, de uma forma incrível, o livro Última Parada, mostra a luta pela representatividade LGBTQIA+ em duas épocas diferentes, nos anos 1970 e atualmente. Além do romance de Jane e August, a história é uma viagem no tempo, onde passado e presente se misturam para mostrar as diferenças sociais e preconceitos homofóbicos de cada época. Última Parada é o segundo livro da autora – sendo o primeiro Vermelho, Branco e Sangue Azul (2019) – e chegou exclusivamente ao Brasil, para os assinantes da TAG inéditos no mês de outubro, pela editora Seguinte.

August é uma garota bissexual em busca da sua personalidade e liberdade. Ela decide ir para Nova York terminar a faculdade longe das influências de sua mãe. Entretanto, ao decorrer de sua jornada, August conhece Jane no metrô da linha Q. Jane é lésbica e super descolada, ela luta pelos direitos LGBTQIA+ e pela igualdade social. Assim que as duas se conhecem, uma conexão incrível acontece. Mas, nem tudo é o que parece ser, pois Jane está presa no metrô, onde ficou perdida no tempo por mais de 40 anos.

Veja também:

Apesar da escritora conseguir descrever a teoria dos multiversos facilmente, a viagem no tempo e espaço é muito complexa, portanto, o leitor pode sentir que algumas pontas ficaram soltas na história. Sendo assim, conforme a história se desenrola, podemos entender o motivo de Jane estar presa à linha do metrô por tantos anos, mas não sabemos ao certo se ela viajou no tempo ou se ela ficou presa no metrô desde os anos 1970. E se ela está presa desde a década de 1970, por que ela não envelheceu?

Representatividade e diversidade nos personagens

Myla é muito criativa e alegre, por onde passa, faz amizades facilmente, é muito fácil se apaixonar por ela. Myla pode ser um dos personagens mais engraçados e carinhosos do livro. Ela namora Niko há quatro anos, Niko é um homem transgênero e clarividente. Eles dividem um apartamento no Brooklyn com Wes. Wes é homossexual e está apaixonado por Isaih/Annie, que é o vizinho deles. Isaih/Annie é contador de dia e drag queen de noite. Logo depois vem August, ela aluga o quarto no apartamento onde Wes, Myla e Niko moram. Eles podem ser bem diferentes e peculiares, mas têm um coração enorme e muito amor para dar.

No entanto, diferentemente dos personagens principais que normalmente são magros, altos, com cabelos lisos, bem padrão. August é gorda, de cabelos cacheados e de óculos. Jane é descendente de chineses e sempre usou roupas mais masculinas. A diversidade dos personagens que a autora trouxe no livro Última Parada, tanto na sexualidade quanto na aparência de cada um deles, é um grande passo para a literatura atual. Pois nos livros mais antigos, é muito incomum encontrar autores que frisam a diversidade.

Confira também:

A ideia principal que Casey McQuiston quis mostrar, é que todo mundo tem suas inseguranças e diferenças. Cada um pensa de uma forma, e muitas vezes podemos encontrar conforto nos lugares e nas pessoas mais inesperadas. Sendo assim, Última Parada, é uma história onde gays renascem, onde a diversidade e a busca pela personalidade são muito importantes. Nos agradecimentos finais da autora, Casey escreveu:

“A todos os leitores, sou uma das muitíssimas vozes queer na ficção, mas, embora sejam muitas, ainda não é suficiente. Cada um de nós merece ser ouvido. Apoie a lanchonete de pessoas negras da sua região, o bairro imigrante da sua cidade, ou o bar de drag mais próximo.”

Você vai rir, chorar e se apaixonar por todos os personagens e lugares de Última Parada. É um ótimo livro para quem gosta de romance com um pouco de ficção, mas, também é um ótimo livro para abrir novos horizontes e perceber que existem pessoas como nós, mas, existem pessoas diferentes de nós, e precisamos respeitar cada uma delas.

Resenha

Título: Última Parada

Autora: Casey McQuiston

Editora: Seguinte

Nota: 4/5

E então, conta aqui para gente o que está lendo, o livro Última Parada estará disponível em janeiro de 2022 pela editora Seguinte. E então, não perca essa leitura maravilhosa e segue a gente nas redes sociais para mais resenhas e novidades dos seus ecritores favoritos!

Veronicca Fernandes
Estudante de jornalismo, vegetariana e redatora d'O Quarto Nerd. "Livros muitas vezes são melhores companhias do que pessoas"