Hoje (13) Shonda Rhimes está completando 52 anos, a roterista e produtora é dona de títulos bastante conhecidos como Grey’s Anatomy, Scandal, How To Get Away With Murder ? e o seu mais novo sucesso Bridgerton. Além de ter no currículo diversas produções famosas, Rhimes é a fundadora da ShondaLand, onde lá produz suas séries de sucesso.
A produtora é conhecida principalmente por trazer em seus produções mulheres fortes que fogem de estereótipos, representatividade, diversidade.
Shonda Lynn Rhimes, nasceu em Chicago nos Estados Unidos e, é a caçula de 6 irmãos, a mesma cresceu em uma casa com pais exigentes e em um ambiente competitivo. Esses fatores podem ter colaborado de forma positiva para sua personalidade e profissionalismo.
Confira também:
- Bridgerton | Julia Quinn conta como Shonda Rhimes encontrou sua história
- Grey’s Anatomy | Série é renovada para sua 19ª temporada e terá Ellen Pompeo como produtora executiva
No ano de 2001, a roteirista, produziu o famoso O Diário da Princesa, o mesmo foi sua primeira produção para Disney. Já em 2002, produziu o filme Crossroads: Amigas Para Sempre, que conta com Britney Spears no papel principal. Mais foi sua paixão por programas dramáticos que á inspirou a escrever suas próprias produções, então em 2003 a produtora decidiu escrever o piloto de Grey’s Anatomy, que só foi produzido em 2005, ano em que Rhimes criou sua própria companhia.
A produção foi um sucesso e se tornou um fenômeno, batendo 17 milhões de espectadores apenas nos primeiros episódios. De acordo com Francis Calfo, vice- presidente executiva da ABC, emissora que a série é distribuída , o canal precisava do seu próprio programa médico que trouxesse um diferencial, e esse diferencial foi encontrado na produção de Shondra.
“Enquanto todos os outros programas são rápidos, ela encontrou uma forma de ir
devagar para você conhecer os personagens. E também existe um forte apelo feminino”.
O mesmo sucesso aconteceu em suas outras produções, porém a mais recente foi Bridgerton, que se tornou um produção mais assistida na Netflix. Agora a ShondaLand possui uma parceira com a plataforma, onde lá Rhimes produzira outros conteúdos como por exemplo Inventando Anna, que estreia esse ano no streaming.
Esse pequeno fato mostra a influência da roteirista e produtora no mundo cinematográfico, porém como muitos pensam a vida da produtora e roteirista não foi nada fácil. Em 2015, a mesma lançou um livro chamado O Ano em que Disse Sim: Como Dançar, Ficar ao Sol e Ser sua Própria Pessoa, onde ela conta como foi dizer sim para tudo, por um ano.
Para concluir, Shonda Rhimes mudou a forma que vemos as mulheres na tv e no cinema, seja na era regencial ou nos tempos atuais, além de ter mudado completamente o ambiente de sua profissão onde antes era ocupado apenas por homens brancos. Hoje a roteirista inspira mulheres através do seu trabalhando, sempre inovando, através de suas produções magnificas.