Foto: Divulgação/Marvel
De zero a herói! Como o Gavião Arqueiro se popularizou e se tornou um dos favoritos dos fãs!
Falem o que quiserem! É inegável que mesmo ‘apenas atirando flechas’, o Gavião Arqueiro se tornou um dos personagens mais queridos dos fãs da Marvel. Por que!? Como!?
Mulherengo, sarcástico, piadista e cheio de si. Esse é o Clint Barton que os leitores das HQs conhecem, o Gavião Arqueiro – verdade seja dita -, se relacionou com meio mundo dos quadrinhos na Marvel. No entanto, quando Jeremy Renner deu a vida ao personagem no cinema em 2011, em uma breve aparição em ‘Thor‘, não parecia exatamente que veríamos o “garotão” dos Vingadores como nós conhecíamos.
Mesmo sem uma armadura de ferro, um martelo mágico ou um escudo indestrútivel combinado com força super humana, o público ainda queria ver o Gavião Arqueiro nas telas. Quando ‘Os Vingadores‘ (2012) chegou aos cinemas, apesar da excelente participação na Batalha de Nova York, contra o exército Chiatauri, os fãs se incomodaram de ver o personagem na maior parte do filme, sob o controle da Jóia da Mente, na época, ainda o cetro de Loki.
Foto: Divulgação/Marvel
Em 2015, quando a segunda aventura dos Heróis Mais Poderosos da Terra estavam prestes a chegar nos cinemas, a expectativa do público já estava maior. Ainda mais após comentários do próprio diretor Joss Whedon, dizendo que em ‘Era de Ultron’, o personagem teria mais destaque. Talvez para compensar o filme anterior?
Um pouco mais reservado, mas ainda piadista. Sarcástico, mas não a ponto de Tony Stark. Era o Clint Barton que conhecíamos no cinema. Quando ‘Era de Ultron‘ chegou aos cinemas, conhecemos um novo Barton, oposto dos quadrinhos. Casado, com uma família formada e escondida em um ‘porto seguro’, longe das ameaças do mundo.
Ficava claro que aquele era o mundo de Clint. Não buscando sempre novas batalhas para lutar, ou enfrentando ameaças. ‘Era de Ultron‘ explorou sutilmente os valores e as motivições do vingador. Já no final do filme, cada membro da equipe segue um rumo diferente, um rumo pessoal. Tony “tentou” se aposentar, Thor foi buscar mais respostas sobre as Jóias do Infinito, Hulk estava no espaço, Steve e Natasha comandando a nova formação dos Vingadores e Clint retornava para sua família.
Foi em ‘Os Vingadores: Era de Ultron‘ (2015) que a Marvel definitivamente consolidou o personagem no MCU, desenvolvendo com o devido respeito o personagem no universo. Mesmo com as piadas, o cara que só atirava flechas no meio da luta, era um dos favoritos do público.
Talvez ele, mesmo com suas flechas, seja tão super como eles são…
Após os eventos de ‘Guerra Civil‘ (2016), Barton novamente renegou sua vida como Vingador. Como Natasha disse em ‘Guerra Infinita‘ (2018), Clint havia feito um acordo e vivia em prisão domiciliar, ao lado de sua família.
Em menos de 10 dias então, descobriremos o que levou Clint abandonar sua casa e adotar o manto de Ronin, quando ‘Vingadores: Ultimato‘ finalmente chegar aos cinemas.