Voltando aos primórdios da Marvel Studios, ‘Homem de Ferro 2‘ (Iron Man 2, 2010) chegava aos cinemas durante o período da aquisição da Marvel pela Disney. O universo compartilhado já havia se iniciado com a cena final de ‘O Incrível Hulk‘ (The Incredible Hulk, 2008) quando Tony Stark entra no bar para falar sobre a Iniciativa Vingadores com um derrotado General Ross (William Hurt).
A primeira sequência da Marvel Studios, infelizmente, não agradou a todos os fãs, mas como qualquer filme protagonizado por Tony Stark, é como pizza fria, pode não ser tão bom, mas ainda é pizza. Hoje revisitaremos as referências escondidas no longa que iniciou oficialmente a pavimentação para a Iniciativa Vingadores.
Logo no início do filme, vemos Tony Stark se apresentando ao tribunal, onde o Senator Stern (Garry Shandling) tenta tomar a armadura do Homem de Ferro para o governo americano. O nome do personagem foi inspirado no controverso DJ Howard Stern.
Durante a discussão no senado entre Tony e o Senador Stern, Tony se refere ao governo como “Freak Brothers” (na versão original), uma referência à HQ underground ‘The Fabulous Furry Freak Brothers‘.
Ivan Vanko / Whiplash (Mickey Rourke), o principal vilão de ‘Homem de Ferro 2‘ foi criado a partir de uma combinação de dois famosos vilões dos quadrinhos. Whiplash (Chicote Negro) nos quadrinhos se chamava Mark Scarlotti, e possuía um visual um tanto… carnavalesco. Já o Crimson Dynamo (Dínamo Escarlate) é o alter ego do russo Ivan Vanko, um dos principais vilões do Homem de Ferro. No filme, o personagem de Rourke acabou não sendo nem um e nem o outro…
‘Homem de Ferro 2‘ teve diversas participações de famosos, entre eles, Larry Ellison, o CEO da Oracle Corporation. Sua participação é rápida e Tony Stark se refere ao CEO como “o Oráculo do Oracle”.
O CEO da Tesla Motors, Elon Musk também deu as caras no longa durante a corrida em Mônaco, antes de Tony ir para a pista, ele se encontra brevemente com Musk.
O protótipo do escudo do Capitão América volta a aparecer na sequência. Após o “piscou-perdeu” em ‘Homem de Ferro‘ (2008), o escudo volta como easter egg bem mais sutil. Quando Tony está tentando construir e nivelar o seu acelerador de particulas, o Agente Coulson descobre o protótipo no meio da bagunça.
E o escudo acaba sendo perfeito para balancear o acelerador. Capitão também participa de outra referência no longa, quando Tony Stark está mexendo nas caixas de seu pai e uma HQ antiga do Capitão América aparece em meio às suas coisas.
Durante o arco final, quando Homem de Ferro está enfrentando a legião de Hammer Drones, um garotinho aparece com o capacete de brinquedo do herói no meio da Stark Expo. Tony surge no momento exato e salva o garoto.
Anos depois do filme ser lançado, foi confirmado que o garoto era de fato, Peter Parker.
Durante as cenas finais, quando Tony Stark se encontra com Nick Fury à respeito da Iniciativa Vingadores, é possível notar nos monitores do local, o noticiário informando o ataque do Hulk na Universidade, conectando os filmes e estabelecendo que a cena de Tony Stark ao final de ‘O Incrível Hulk‘ (2008) se passa após os eventos de ‘Homem de Ferro 2‘.
Em outro monitor, é possível notar a S.H.I.E.L.D. monitorando uma região “em potencial” da África. Muitos sugerem que seja Wakanda…