Pelo fato de todos os filmes do Universo Cinematográfico Marvel estarem conectados, sempre fazem referências um ao outro.
E os filmes da Fase Dois não são diferentes, compostos por Homem de Ferro 3 (2013), Thor: O Mundo Sombrio (2013) , Capitão América: O Soldado Invernal (2014), Guardiões da Galáxia (2014), Vingadores: Era de Ultron (2015) e Homem-Formiga (2015).
A referência mais interessante e difícil de perceber, foi a qual o presidente da Marvel, Kevin Feige, se pronunciou, dizendo que todos os filmes da Fase 2 fazem uma homenagem a Star Wars, com um personagem tendo o braço cortado.
Como em Thor: O Mundo Sombrio, que Loki corta o braço de Thor, mas na verdade era tudo mentira para distrair o elfo Malekith, ou em Capitão América: O Soldado Invernal, que em uma cena de flashback, vemos que Bucky perdeu o braço quando caiu de um trem em Capitão América: O Primeiro Vingador.
Em Guardiões da Galáxia, durante a cena que os heróis estão reunidos para atacar as forças de Ronan, Peter Quill diz a equipe que tem um plano. Rocket ri e Quill diz que tem “parte de um plano”, mais especificamente 12%.
Este número é referência a Os Vingadores, quando Tony Stark diz a Pepper Potts que ela tem 12% do crédito na criação da Torre Stark. E a referência retorna de Vingadores: Era de Ultron, quando Mercúrio diz para irmã, Feiticeira Escarlate, que é 12 minutos mais velho que ela.
Também sobre Guardiões da Galáxia, nos créditos finais, a linha final mostra a frase: “nenhum Guaxinim ou Árvore foram machucados durante a produção desse filme”, fazendo citação a dupla Rocket Raccoon e Groot.