Voltando para o longínquo ano de 2011, em uma época onde o mercado de home vídeo estava em alta, a Marvel Studios resolveu apostar nos extras dos Blu-Rays de seus filmes. Quando ‘Thor‘ (2011) chegou às lojas, trouxe consigo um curta sob o rótulo de “Marvel One-Shot“.
Um curto vídeo de aprox. 5 minutos contando e mostrando um pouco mais do que os filmes tinham tempo para fazer. O primeiro curta, intitulado ‘The Consultant‘ (‘O Consultor‘) traz uma conversa entre Agente Coulson (Clark Gregg) e o Agente Jasper Sitwell (Maximiliano Hernández) da S.H.I.E.L.D., onde tentam evitar de alguma maneira que Emil Blonsky (Tim Roth, em ‘Incrível Hulk‘) seja cotato para a Iniciativa Vingadores. Para evitar isso, eles decidem enviar o Consultor (Tony Stark).
Assista abaixo!
A recepção do curta foi um sucesso, justamente por esclarecer e aumentar as pontes entre os filmes e as cenas já existentes, criando ainda mais um universo compartilhado e coeso.
O segundo curta foi lançado logo em seguida, quando ‘Capitão América – O Primeiro Vingador‘ (Captain America – The First Avenger, 2011) chegou em Blu-Ray. O One-Shot intitulado ‘A Funny Thing Happened On Way To Thor’s Hammer‘ (Houve Algo Engraçado no Caminho do Martelo do Thor), conectava ‘Homem de Ferro 2‘ com ‘Thor‘, um pouco além da cena pós-créditos, onde o Agente Coulson (Clark Gregg) é redesignado para o Novo México e encontra o Mjölnir.
No curta, durante sua viagem de carro até o Novo México, Coulson faz uma parada num posto de gasolina, e se depara com um assalto na loja de conveniências. Como isso acaba… É melhor conferir por si só.
Confira abaixo.
Quando ‘Os Vingadores‘ (The Avengers, 2012) foi lançado, o curta Item 47 (Artigo 47, na versão brasileira) abordava novamente ação dos agentes da S.H.I.E.L.D., desta vez, o Agente Sitwell (Hernández) precisava localizar e lidar com um casal que havia encontrado uma das armas dos Chitauri, após a Batalha de Nova York.
Os atores Lizzy Caplan (de ‘Meninas Malvadas‘) e Jesse Bradford (de ‘Ironias do Amor‘) interpretavam o casal que usavam a arma dos Chitauri para assaltar bancos.
Infelizmente o One-Shot não foi disponibilizado no YouTube ou Vimeo.
Infelizmente os One-Shots não duraram muito e no Blu-Ray de ‘Homem de Ferro 3‘ (Iron Man 3, 2013) chegava o penúltimo curta focado na Agente Carter (Hayley Atwell), após os eventos de ‘Capitão América – O Primeiro Vingador‘ e antes da formação da S.H.I.E.L.D.
Confira a seguir.
Em ‘Thor – O Mundo Sombrio’ (Thor – The Dark World, 2013) chegava o último One-Shot da Marvel. Após a resposta negativa de grande parte dos fãs com o plot twist do Mandarim em ‘Homem de Ferro 3’, o último One-Shot intitulado ‘All Hail The King’ (‘Saúdem o Rei’ na versão brasileira) mostra o “Falso Mandarim”, Trevor Slattery (Sir Ben Kingsley) na cadeia onde vive sua tão desejada vida de famoso. No entanto, parece que todo o teatro atuado por Trevor e Killian (Guy Pearce) incomodaram o verdadeiro portador dos 10 anéis…
Confira o curta (legendado em espanhol).
Depois da confirmação de que o “verdadeiro Mandarim” ainda estaria a surgir, fez com que os fãs aguardassem ainda mais os próximos One-Shots da Marvel. Porém quando ‘Capitão América: O Soldado Invernal‘ (‘Captain America: The Winter Soldier‘, 2014) chegou em home video, os fãs se desapontaram ao não encontrar um novo curta.
O Co-Presidente da Marvel Studios, Louis D’Esposito se pronunciou quando todos começaram a questionar o motivo de não lançarem mais One-Shots. Ele afirmou que o motivo foi simples: Eles estavam muito ocupados. E não tinham mais tempo para filmar. “Disney quer a gente faça, nós queremos fazer e eu continuo dizendo para eles, ‘Eu farei no próximo’, mas eu continuo quebrando minha promesa.” Disse D’Esposito.
Em 2017, Tom Holland (Peter Parker / Homem-Aranha) deu com a língua nos dentes (de novo) e sugeriu que os One-Shots estariam retornando. Não muito depois, o roteirista de ‘Thor: Ragnarok‘, Eric Pearson, disse ‘estar escutando sussurros dos curtas estarem começando a serem produzidos de novo’. Porém, até hoje, nenhuma novidade mais surgiu em relação ao retorno dos curtas.