A Associação Nacional de Proprietários de Cinema está se preparando para ajudar os funcionários de salas de cinema. A organização criou um fundo inicial de US$ 2,4 milhões. Além disso, a NATO trabalhou para criar um fundo de US$ 1,25 milhão para os funcionários que trabalham no setor na Califórnia e Nevada. O objetivo é proporcionar algum alívio aos trabalhadores de um setor que foi particularmente afetado pela situação em questão.
A NATO (Associação Nacional de Proprietários de Cinema) anunciou a Fase 1 de seu programa de doações no início desta semana, que visa oferecer uma remuneração a qualquer trabalhador de cinema/teatro que atenda a determinados critérios. O plano surge já que praticamente todos os cinemas do EUA estão fechados há mais de duas semanas, com o encerramento previsto para pelo menos até junho. A NATO explicou que a segunda fase deste programa se estenderá para ajudar um grupo maior de pessoas afetadas pela situação.
“O programa de subsídios é a Fase 1 de um eventual programa de assistência em duas fases. A Fase 1 fornecerá uma bolsa para todos os trabalhadores de teatro que atenderem a critérios específicos. A Fase 2 está sendo desenvolvida e expandirá a assistência a um grupo maior de pessoas que trabalham na indústria cinematográfica”. disseMilton Moritz, presidente e CEO da OTAN da Califórnia / Nevada
O fundo criado na Califórnia e Nevada deve ser dividido proporcionalmente aos cinemas membros elegíveis. O valor será baseado no número de telas que eles operam. Os funcionários que trabalharam por pelo menos seis meses antes do encerramento do cinema receberão fundos. Milton Moritz, presidente e CEO da NATO da Califórnia / Nevada, também disse em um comunicado:
“Como todos sabemos, nossa indústria depende de nossos funcionários para sobreviver, e queremos fazer o possível para ajudá-los nesses tempos difíceis. Os cinemas são uma parte essencial da comunidade e é nossa esperança que esses fundos em alguma medida, ajudam a aliviar os encargos financeiros dos funcionários de nossos membros impostos durante a atual crise “.
Praticamente todos os setores foram impactados de alguma forma pelo que está acontecendo no mundo no momento. Mas, com as salas de cinema totalmente fechadas e com um futuro incerto voltado para elas assim que as portas forem reabertas, os negócios de exibição foram particularmente afetados. Esse fundo de ajuda, pelo menos no curto prazo, fornece uma vitória muito necessária.
Um número crescente de grandes filmes está sendo adiado para muito mais tarde este ano, ou até 2021. Também existe o medo de que as pessoas hesitem em voltar ao cinema, por várias razões, quando as coisas voltarem ao normal. A situação está evoluindo rapidamente e cada vez mais difícil de prever.