Oscar | Academia do Oscar recebe Janet Yang como presidente

A produtora Janet Yang assume o cargo de presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Yang é a primeira asiática e quarta mulher em 95 anos a ocupar a cadeira. O anúncio veio depois de anos de luta revolucionária para expor o racismo velado da associação e seus membros majoritariamente brancos.

Yang é produtora de Hollywood que trabalha em grandes produções desde 1985. Vencedora do Globo de Ouro e Emmy em 1995, como produtora executiva do telefilme da HBO Indictment: The McMartin Trial (1995). Seu nome é conhecido por grandes produções como: O Chamado de Xangai (2012); Efeito Zero (1998) e Crimes de primeiro grau (2002).

Atualmente, Yang com seu legado formado, lidera a Janet Yang Productions, que tem como foco projetos cinematográficos que abordem a cultura asiática.

A produtora comemorou o cargo em post no Instagram, confira: 

“Estou muito honrada por ser reconhecida pelos meus estimados colegas. Eu adoro Bill Kramer, a equipe da Academia e meus colegas governadores. Obrigado a todos pelo apoio”, escreveu a produtora.

Veja também:

A resistência do passado, ganha cada vez mais voz no presente para a diversidade no Oscar.

Antes de Janet, as outras únicas mulheres da indústria em 95 anos de Oscar que foram presidente da Academia foram Fay Kanin (1979-1983); Cheryl Boone Isaacs (2013-2017); e Bette Davis, que pediu demissão após dois meses, em 1941.

A instituição foi alvo de críticas por falta de diversidade há anos. Por isso, movimento ‘OscarsoWhite’ iniciado em 2015, hashtag criada fundada pela advogada April Reign, foi o estopim para a quebra do silêncio nas noites de galã onde não se ousava apontar a falta de representatividade negra, asiática, latina e de mulheres entre os que retinham os cargos de votação e os indicados aos prêmios.

Por isso é tão importante a conquista de Yang, em 95 anos não faltou pessoas altamente elogiadas pelas críticas para ocuparem o cargo, para serem indicadas e premiadas por seus trabalhos. Sendo assim, a notícia é digna de comemoração.

Deixe ai nos comentários os parabéns a Janet! Nos siga nas redes sociais que o Quarto Nerd também posta suas atualizações por lá!

Camila Tognin
Estudante de jornalismo e cinema, apaixonada por obras que abordam a visibilidade LGBTQIA+ e revoluções sociais. Muito fã de desenhos e Gamer nas melhores horas.