Os destroços que a Batalha de Hogwarts deixou

Hoje, dia 02 de maio de 2021, o fim da batalha de Hogwarts completa 23 anos.

A Batalha de Hogwarts foi a última grande batalha da Segunda Guerra Bruxa, que começou em 01 de maio de 1998.  A batalha aconteceu dentro e nos arredores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Batalha de Hogwarts
Imagem: Reprodução

Esse conflito se iniciou de fato, após o Lorde Das Trevas descobrir de fato que Harry Potter estava em busca da última órcrux para destruí-la. Esta última escondida dentro do castelo pelo próprio Voldemort.

Com a escola já sobre o comando do Ministério da Magia, este dominado por Comensais da Morte, Harry consegue entrar na escola para encontrar um dos últimos fragmentos da alma do vilão.

Ao descobrir que Harry já estava nas dependências da escola, o Lorde das Trevas exige que cada um de seus seguidores ataque a escola. Nesse momento, não só os amigos de Harry, mas todos que acreditam no bem e na justiça, atacam de volta, protegendo tanto a escola como os estudantes.

Os professores se juntam para rodear a escola com feitiços de proteção que aguentam pouco tempo.

E em algumas horas o caos está formado.

Batalha de Hogwarts
Imagem: Reprodução

Nós já comentamos aqui no Quarto Nerd, como o fim de Harry Potter começou uma revolução com todos os jovens que leram, confira o artigo:

10 anos de Harry Potter e as Relíquias da Morte – O fim de uma era e o começo de uma revolução

A Batalha de Hogwarts, sem dúvida levou muitas vidas corajosas que defenderam não só a escola mas todos dentro dele. No entanto, hoje, vamos levantar algumas questões sobre o propósito de cada uma das mortes ao redor do menino que sobreviveu. Algumas delas que vieram da própria autora. Todos os anos no aniversário da batalha de Hogwarts, J.K Rowling vai até o seu twitter para se desculpar pela morte de algum personagem e explica o motivo as perda ser necessária.

Cedrico Diggory

Batalha de Hogwarts
Imagem: Reprodução

Uma das primeiras mortes da saga, de Cedrico Diggory. Muitos questionamentos ficaram sobre os motivos da autora ter feito isso. Mais tarde em A Criança Amaldiçoada, oitavo livro da saga, a autora trouxe uma realidade alternativa onde Cedrico sobreviveu ao torneio Tribuxo, e após seus anos em Hogwarts acabou se tornando um Comensal da Morte, o que de certa forma fez os fãs superarem o seu destino em O Cálice de Fogo. No entanto a sua morte do quarto livro da saga, veio para mostrar que o Lorde das Trevas não tem piedade nenhuma, e aos seus olhos, não importa que ele fosse um bom garoto, bom aluno e que tivesse uma família. Ele é simplesmente impiedoso.

Sirius Black

Batalha de Hogwarts
Imagem: Reprodução

Sirius se foi para evidenciar a falta de uma figura paterna na vida de Harry. Quem lembra daquele gostinho ao assistir ou ler prisioneiro de Askaban e pensar que Harry teria uma família de verdade. Alguém com quem ele poderia viver e ter um lar. Essa perda é sem dúvida uma das mais marcantes da saga, não só pelo Harry mas por tudo que Sirius significa. Toda sua lealdade e amor por Harry, Thiago e Lilian.

Dumbeldore

Batalha de Hogwarts
Imagem: Reprodução

A morte de Dumbeldore chega em O Enigma do Príncipe, antes da jornada de Harry atrás dos fragmentos da alma de Voldemort para evidenciar que mesmo quando um líder morre, a revolução precisa continuar. O diretor e um dos líderes da Ordem da Fênix, foi morto pela varinha de um de seus aliados para ganhar a confiança do inimigo. Lutou pela causa e pelo bem do mundo mágico até seu último suspiro.

Edwiges

Batalha de Hogwarts
Imagem: Reprodução

Edwiges morreu protegendo o Harry, e aconteceu para simbolizar o fim da infância de Harry. Ali naquele momento em que o garoto vê a sua companheira de longa data morrendo para te proteger durante a sua transferência para a toca, é a passagem do Harry para a próxima fase de sua vida.

Dobby

Imagem: Reprodução

Dobby, era um elfo doméstico, e por muitas famílias de bruxos considerado uma das criaturas mais desprezíveis menos dignas de respeito. Desde sua primeira aparição nos filmes, e suas aparições nos livros restantes que foi cortada das adaptações, nos cativamos com a bondade, gentileza e coragem de Dobby. Sua morte aconteceu para mostrar que até mesmo seres subestimados podem morrer como heróis.

O Elfo é tão querido pelos fãs que o local onde a cena de seu enterro foi gravada é até hoje um dos destinos mais procurados pelos fãs da saga, onde existe um monte em sua homenagem.

Imagem: Reprodução

Tonks, Lupin  e Fred morreram para mostrar que até mesmo pessoas queridas podem morrer em uma guerra. E mais uma vez mostrando que Voldemort e seus seguidores não possuem nenhuma piedade e diferenciação na hora de matar.

Imagem: Reprodução

Desde quando a autora ainda estava publicando os livros, ela contava um pouco sobre uma certa vontade de matar um Weasley e até mesmo Rony chegou a ser um dos alvos da autora, mas ela mudou de ideia. Essa necessidade de tirar um dos Weasley, veio da vontade de retratar essa impiedosa uma guerra pode ser.

Imagem: Reprodução

Todos esses personagens morreram heroicamente em nome do mundo bruxo, e merecem todo nosso carinho por suas lembranças.

Qual foi a morte em Harry Potter mais difícil para você superar? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

HBO Max confirma status de série derivada de Harry Potter

Júlia Oliveira
Redatora d' O Quarto Nerd. Apaixonada por música e séries. Completamente viciada em livros. 'I go to seek a Great Perhaps'.