Olivia Rodrigo: a nova voz da Geração Z

Você provavelmente ouviu o nome Olivia Rodrigo em alguma conversa recente, pois a garota que está completando 18 anos hoje, está pela quinta semana consecutiva no topo das paradas musicais com seu single debut, Drivers License.

Talvez, você a conheça por conta da série original Disney+, High School Musical: The Musical: The Series (2019-atualmente). Aqui, Rodrigo interpreta Nini, uma adolescente que gosta de expressar usando a música como seu aliado.

Mas esse não foi o primeiro trabalho da atriz. Em 2015, estreou no filme American Girl, porém, apenas em 2016, protagonizando a série original da Disney Channel, Brizaarkvark (2016-2019), ganhou um certo reconhecimento. A série durou três temporadas, e foi ali que a jovem artista teve seu primeiro trabalho com a música, pois sua personagem, Paige, criava músicas com alívio cômico para seu canal no Youtube com sua melhor amiga, Frankie (Madison Hu).

Com a série derivada de High School Musical, Rodrigo teve a oportunidade de compor duas músicas para sua personagem. All I Want é sobre as inseguranças na adolescência, principalmente, o medo de ser insuficiente. E esta foi a canção original de maior sucesso do seriado, tendo 50 milhões de visualizações em seu videoclipe, e ano passado, ganhou um certificado pelos 500 mil streams nos EUA. 

Também, junto com seu colega de trabalho, Joshua Bassett, compôs, Just For a Moment, música apresentada no penúltimo episódio da primeira temporada da série. 

Mas essas não foram as primeiras composições que Olivia escreveu, é claro. Em 2018, com apenas 15 anos, começou a postar em sua conta do Instagram músicas originais, escritas por ela, e ali em diante, não parou. Tanto que foi assim que um dos produtores de HSMTMTS descobriu que ela criava suas próprias letras, e pediu para que escrevesse All I Want.

Drivers License: o debut de Olivia
Olivia Rodrigo: a nova voz da Geração Z

Com a quantidade de originais postadas pela estrela, já poderíamos ter um (ou até mais) álbuns completos. Mas, até dia 8 de janeiro, ela não tinha lançado ainda nenhuma música. 

Drivers License foi o seu single debut, e é bem raro começar no meio musical de uma forma tão extraordinária que Rodrigo conseguiu. A música sobre dirigir nos subúrbios enquanto sofre por um amor passado, está em sua quinta semana no topo das paradas da Billboard mundial. Só em sua primeira semana, 107 milhões foi o número de streams alcançados. 

Em 23 de julho de 2020, a cantora postou em primeira mão um vídeo cantando a música em seu Instagram. E logo, muitos fãs pediram que ela lançasse uma versão de estúdio da música. Em um Tik Tok, postado um dia após o lançamento do hit, Olivia contou como foi o processo de produzir a música. 

“Cerca de seis meses atrás tirei minha carteira de habilitação. Postei uma foto dizendo o quão ansiosa estava para dirigir sozinha pelos subúrbios enquanto chorava. Dito, depois de chorar, sentei em meu piano e pensei que a experiência poderia trazer uma boa música. Então eu escrevi. Eu postei no Instagram e as pessoas realmente gostaram! Toquei ela para meu produtor e ele gostou também! Então decidimos criar uma música real. Colocamos até mesmo os sons do carro da minha mãe na música, e então fizemos o shot da capa.”

Reprodução: Tik Tok

O clipe da canção também é muito marcante, tanto que conta com 126 milhões de visualizações neste um mês e meio de lançamento. Confira ele abaixo:

A história por trás do hit

A canção virou um hit na rede social Tik Tok. É apenas passar cinco minutos na plataforma que com certeza vai se deparar com vídeos explicando a história por trás da música, ou mesmo, covers e outros com ela tocando de fundo. 

Falando sobre a história por trás da música, esse foi um dos pontos que levou Olivia ao topo. Rumores sobre a vida pessoal de artistas é algo recorrente. Sobretudo quando sobre a vida amorosa de uma artista feminina. Com Rodrigo, não está sendo diferente.

Ela e seu colega de trabalho, Joshua Bassett sempre foram próximos, e mostram na câmera, uma química de outro mundo. Pois então, ainda mesmo nas gravações da primeira temporada da série, os fãs suspeitavam que os dois estariam em uma relação amorosa. 

E Bassett começou a ser visto com a atriz e cantora Sabrina Carpenter no verão norte-americano de 2020, e as suspeitas continuavam, mas agora, que ele e Olivia não estavam mais juntos. 

Uma semana após o lançamento do hit, Carpenter lançou uma música chamada Skin, a qual a letra parecia ser um shade à outra canção. Pois na música de Rodrigo, ela diz “você provavelmente está com a garota loira”. E Sabrina rebate com “talvez loira era a única rima”. E é claro, os fãs expressaram a indignação nas redes sociais.

Infelizmente, não é a primeira vez que colocam duas jovens talentosas em uma posição de confronto. Em 2003, a mesma situação aconteceu com Lindsay Lohan e Hilary Duff. Em 2007, Miley Cyrus e Selena Gomez

As maiores inspirações de Olivia
Lorde e Taylor Swift | Olivia Rodrigo: a nova voz da Geração Z

Como qualquer outro artista, Olivia tem suas grandes inspirações. Estas são as cantoras Taylor Swift, Lorde e Halsey. A jovem é uma swiftie com muito orgulho, e felizmente, foi notada por ela logo que seu debut foi lançado. É claro, Rodrigo expressou sua felicidade nas redes sociais.

Reprodução: Instagram
O futuro de Olivia Rodrigo no cenário musical

Após todo o sucesso da música, já teve a oportunidade de fazer uma performance ao vivo no programa de auditório The Tonight Show With Jimmy Fallon, e até mesmo, no Grammy Museum.

Olivia Rodrigo está preparando seu primeiro álbum, e a previsão é que seja lançado neste ano. Ela com certeza é uma estrela em ascensão, e torcemos que logo, ela conquista novos recordes, e tenha todo o reconhecimento merecido.

Leia também:

Camila Ferreira