O Rei Leão | 25 anos de uma das maiores animações de todos os tempos

Hoje (18 de julho), chega aos cinemas o live-action de O Rei Leão, animação da Disney lançada em 1994, e se você fez as contas certas, esse ano o filme original também completa 25 anos de existência.

Apesar de não parecer, ele é atualmente uma dos filmes mais influentes do cinema, da cultura pop e da própria Disney e já se tornou um clássico seu, sempre como referência para suas novas animações e de outros estúdios.


O FILME

O Rei LeãoO Rei Leão é 32º longa animado produzido pelo Walt Disney Animation Studios. Ele é precedido por A Pequena Sereia, A Bela e a Fera e Aladdin, sucessos lançados entre 1989 e 1992 no que ficou conhecido como “Renascimento da Disney”.


Lançado originalmente em 5 de junho de 1994 lá nos Estados Unidos, e aqui no Brasil apenas em 8 de julho do mesmo ano. O live-action será lançado no Brasil no dia 18 de julho e no dia 19 no resto no mundo. A data em si acabou coincidindo com a data de estreia da animação por aqui, o que não deve ter sido totalmente por acaso.


Sua bilheteria mundial total, atualmente US$312,855,561 que conta com seu lançamento original e seu relançamento em 3D ocorrido em 2011, quando filme lançado uma versão digitalmente remasterizada para os cinemas e pouco tempo depois em DVD, Blu-ray e Blu-ray 3D.


DIREÇÃO

Rob Minkoff á esquerda e Roger Allers à direita.

Direção ficou com a dupla Rob Minkoff e Roger Allers. Minkoff é conhecido por fazer parte de outras produções – mesmo que só na produção e no roteiro – da própria Disney. Mais tarde veio a dirigir filmes como O Pequeno Stuart Little e As Aventuras e Peabody & Sherman.


Allers
é diretor, roteirista, e artista de storyboard e também já havia trabalhado em outras produções da Disney, sendo esse seu primeiro trabalho a ser creditado como diretor (ou co-diretor). Ele dirigiu apenas dois outros filmes após O Rei Leão, sendo O Bicho Vai Pegar em 2006, e O Profeta de 2014.


ELENCO

Essa família é muito unida e também muito ouriçada…

Assim como as animações anteriores e vindouras, o elenco de vozes apresenta muitos famosos, mas foi nesse que o elenco tomou proporção maior com elenco quase todo composto por rostos conhecido. Conheça alguns deles aqui:

Simba:

O Rei Leão

Nosso protagonista aparece em duas versões no filme, como criança e adulta. Sua versão criança foi dublada originalmente por Jonathan Taylor Thomas que não ficou muito conhecido, fazendo apenas ponta em filmes e séries e como dublador.

Sua versão adulta já foi escolhida  ser dublada por alguém com mais fama, que no caso seria Matthew Broderick, o eterno Ferris Bueller de Curtindo a Vida Adoidado.

Mufasa:

O Rei Leão

O pai de Simba foi dublado por ninguém mais e ninguém menos que James Earl Jones, que inclusive fará a voz no novo filme. Ele possui grande currículo de sucessos mas é lembrado carinhosamente até hoje por ter feito a icônica voz de Darth Vader nos filmes clássicos de Star Wars. Ele também irá emprestar sua voz para a versão live-action e com certeza faria falta caso não fosse chamado.

Scar: 

O Rei Leão

O grande vilão do filme é dublado pelo ator britânico Jeremy Irons. Irons também possui longo histórico de filmes e entre eles alguns clássicos, mas atualmente você deve conhecê-lo como Alfred, o mordomo de Bruce Wayne/Batman de Batman V Superman: A Origem da Justiça e Liga da Justiça. Inicialmente o ator não queria emprestar sua voz para o personagem pois não considerava uma boa ideia mas logo mudou ideia após ver a animação pela primeira vez quando ficou encantado. Infelizmente ele não retornará para o novo filme.

Sarabi:

O Rei Leão

A mãe de Simba é dublada pela atriz Madge Sinclair que veio a falecer em 1995, apenas pouco tempo depois da estreia no filme sendo esse seu último trabalho. Madge fez diversos trabalhos para a televisão e em filmes, sendo Um Príncipe em Nova York – do qual atuou junto com James Earl Jones, o Mufasa -, sendo seu trabalho mais conhecido

Nala:

O Rei Leão

A leoa amiga (e mais tarde esposa) de Simba teve sua voz emprestada por Moira Kelly que também já havia um grande currículo em filmes e hoje é mais conhecida por fazer séries e filmes televisivos.

Zazu:

O Rei Leão

O pássaro conselheiro de Mufasa também teve um grande nome por trás, sendo feito pelo ator britânico Rowan Atkinson, isso mesmo, o Mr. Bean. Apesar de até hoje ser muito famoso, o trabalho de Atkinson em Zazu, passa despercebido conseguindo muito bem esconder sua voz através de sua interpretação na dublagem.

Timão e Pumba:

O Rei Leão

O pequeno suricato é dublado pelo ator Nathan Lane que já fez diversos filmes e atualmente mais conhecido por séries como Penny Dreadful e Modern Family.

Já Pumba possui voz de Ernie Sabella que já trabalhava na televisão em séries e filmes, e atualmente continua dublando o javali em todas mídias seja até mesmo em video games. Atualmente, ele continua a emprestar sua voz a Pumba em A Guarda do Leão, série animada derivada de O Rei Leão.

Shenzi, Banzai e Ed:

O trio de hienas também possuem vozes famosas. Shenzi é a fêmea do grupo e a “cabeça”, por assim dizer, dublada por ninguém mais que Whoopi Goldberg. Reconhecida até hoje por seu trabalho em filmes que fizera antes e nos dias de hoje.

Ed é feito pelo dublador Jim Cummings. Ela já havia feito diversos trabalhos para própria Disney em outros personagens como o Bafo de Onça (rival ou inimigo de Mickey) até hoje, e é atual voz do ursinho Pooh.

Banzai é dublado pelo atore Cheech Marin que começou a seguir carreira na TV e como dublador após isso. Ele ainda é ligado a Disney tendo feito trabalhos nos atuais: Carros 3, Viva: A Vida é Uma Festa e a série animada Elena de Avalor.

Rafiki:

O Rei Leão

A voz de Rafiki foi feita pelo ator Robert Guillaume que veio a falecer recentemente, em 2017. Ele continuou dublando o personagem nas continuações e até mesmo em video games onde o personagem estava presente, mas até hoje é lembrado pela série O Poderoso Benson, do qual interpretava o personagem-título.

VERSÃO BRASILEIRA

Apesar de hoje em dia dublagem sobre filmes no geral serem muito discutidas sobre sua qualidade e adaptação, nos anos 1990 as dublagens de filmes e séries seguiam um processo tão natural que eram considerados perfeitos, e O Rei Leão não é exceção.

Sua dublagem brasileira é considerada por muitos, a melhor de todos os tempos, tanto na escolha das vozes que fazem os personagens, quanto em sua adaptação de suas músicas que fizeram e em muitas vezes, superam os originais (opinião desse que vos fala).

Elenco de dublagem brasileiro consiste em:

Paulo Flores: Mufasa (James Earl Jones)

Patrick Moreira: Simba criança (Jonathan Taylor Thomas)

Garcia Junior: Simba adulto (Matthew Broderick)

Jorgeh Ramos: Scar (Jeremy Irons)

Pedro Lopes: Timão (Nathan Lane)

Mauro Ramos: Pumba (Ernie Sabella)

Roberta Madruga: Nala criança (Niketa Calame)

Carla Pompílio: Nala adulta (Moira Kelly)

Pietro Mário: Rafiki (Robert Guillaume)

Pádua Moreira: Zazu (Rowan Atkinson)

Carmen Sheila: Shenzi (Whoopi Goldberg)

Fonte: Dublanet.


MÚSICA

Você pode ouvir a música em sua cabeça.


A música presente no filme pode ser considerada um personagens já que a cena inicial do filme já  somos apresentado no que hoje é uma das cenas mais clássica do próprio filme e do cinema no geral. As músicas ainda hoje são famosas ainda mais na sua versão em português, ela foi responsável por ganhar dois prêmios no Oscar e graças ao trio por trás disso: Hans Zimmer, Tim Rice e Elton John.

Hans Zimmer.

Hans Zimmer até é muito famoso nos dias de hoje e já fez a trilha de diversos filmes e muitos deles famosos. Seu trabalho no filme foi totalmente elogiado por ter capturado a essência da africana no que ouvimos. Ele já esteve por trás a trilha de filmes como: a saga Piratas do Caribe, a trilogia do Cavaleiro das Trevas de Crhistopher Nolan, outras animações como a trilogia de Kung Fu Panda, e em Gladiador sendo um de seus trabalhos mais lembrados e admirados. Seus próximos trabalhos incluem o próprio live-action de O Rei Leão e X-Men: Fênix Negra.

Tim Rice já também havia trabalhado escrevendo letras das músicas de outros filmes anteriores da Disney como A Bela e a Fera em 1991, e Aladdin em 1992. Ele convidou o cantor Elton John para compor algumas músicas no filme. Elton já era mundialmente reconhecido e já havia décadas de notáveis trabalhos e seu nome na produção fez crescer ainda mais a notoriedade. Elton junto com Rice, compuseram cinco canções originais para o longa sendo elas: “Circle of Life“, “I Just Can’t Wait to Be King“, “Be Prepared“, “Hakuna Matata” e “Can You Feel the Love Tonight“, esse último que lhe rendeu o primeiro Oscar na carreira de Elton na categoria Melhor Canção Original e pouco depois, um Grammy. Ele canta a versão de “Can You Feel The Love Tonight” que toca nos créditos finais do filme. Hoje em dia em seus shows, ele ainda faz performances da música “Circle of Life”.
Elton John segurando a trilha sonora do filme
Clipe de Can You Feel The Love Tonight:

Clipe de Circle of Life na versão de Elton John:

A versão de “Circle of Life” que toca no começo do filme foi interpretada pela cantora Carmen Twillie e o cantor sul-africano Lebo M. A versão brasileira da música que ficou ainda mais famosa por aqui com nome de”Ciclo Sem Fim“foi interpretada pela cantora Zezé Motta.


LEGADO

Com todo o sucesso, O Rei Leão conseguiu dar continuidade do seu sucesso em sequências e em séries animadas:

Filmes

Em 1998 foi lançado sua continuação direta, O Rei Leão 2: O Reino de Simba, que segue os eventos do primeiro filme e tem como centro a filha de Simba e Nala, Kiara.


Em 2004 foi a vez O Rei Leão 3: Hakuna Matata (que mais tarde teve seu título alterado nos Estados Unidos, ficando como ‘O Rei Leão ‘)lançado diretamente em VHS e DVD, e que na realidade se passa antes e durante o primeiro filme e segue a história pelo ponto de vista bem humorado de Timão e Pumba sobre o enredo quebrando a “Quarta Parede”.

Séries

Também houveram duas séries animadas. A primeira Timão & Pumba, foi lançada em 1995, pouco tempo depois do primeiro filme e como o título já sugere, segue as aventuras do suricato e do javali que carregam o nome do título. Durou 5 temporadas

A Guarda do Leão foi lançado em 2016 e conta até o momento com duas temporadas. É a série animada mais recente e nele seguimos Kion, filho de Simba e Nala, irmão mais novo de Kiara. Ela possui diretas referências ao filme original.

Musical

Não só nas telas o sucesso continuou. A animação também gerou o famoso e premiado musical de mesmo nome para a Broadway, e que foi apresentado pela primeira vez em 1997 e é apresentado até hoje em diversos países.

Home Video

Os filmes clássicos da Disney possuem um período conhecido como moratória, quando eles “recolhidos” pela empresa e passam uma tempo em seu cofre, o filme some oficialmente de seus formatos por algum tempo que pode levar até mesmo anos, tradição que vai terminar com o Disney+. Mas assim como todo filme, é natural que tenha sido lançado em home video, ou seja em VHS, em DVD e Blu-Ray. Pegamos aqui as principais versões do filme lançadas no Brasil.
O primeiro VHS de O Rei Leão lançado em 1995 é quase tão famoso quanto o próprio. Mais conhecido como a famosa “fita verde”, foi como muitos tiveram acesso ao filme pela primeira vez. A edição especial (como pode ser vista na imagem da direita), foi lançada em 2003 junto com o primeiro DVD do filme, numa versão remasterizada. 
O filme chegou em DVD pela primeira vez em 2003 em uma coleção chamada de ‘Platinum’ do qual era composta por outros clássicos da Disney. Foi a primeira vez que o filme foi lançado com material bônus em uma edição com dois discos. Posteriormente foi lançada num box com os outros dois filmes. Em 2011,ele ganhou uma nova versão em DVD numa versão mais simples também laçado com suas sequências. 

O relançamento do filme nos cinemas em sua versão remasterizada e em 3D em 2011, foi só o preparo para o lançamento definitivo em Blu-ray, tanto na versão 2D como 3D. Ele compôs a coleção conhecido como ‘Diamante’ e trouxe material bônus exclusivo. Também foi lançado num coletânea com suas sequências no mesmo formato. Atualmente, é possível encontrar o Blu-ray em sua versão 2D numa edição mais simples nas lojas.

Video Game

Também rendeu alguns jogos baseados no filme, alguns deles são conhecidos até hoje e outros simplesmente passaram despercebidos.
Capa da versão para o NES.

O primeiro e mais famosos deles The Lion King, lançado no mesmo ano que o filme para  Sega Mega Drive/Genesis, Super NES, NES, Game Boy, PC, Game Gear, Sega Master System e ficou muito famoso por que além de ser considerado um ótimo jogo, possui uma grande dificuldade que é comentada até hoje.

Capa da versão para o Windows.

Também lançado no mesmo ano de estreia do filme, Disney’s Animated Storybook: The Lion King é um dos jogos que vieram baseados nos filmes da Disney para computadores do sistema Windows e Macintosh. A ideia, como o nome sugere, é você acompanhar a história como se fosse um livro-digital interativo onde avança história, e interagindo com mini-games.

Imagem da capa da versão para o Playstation.

Em 2000 foi lançado The Lion King: Simba’s Mighty Adventure para o PlayStation e Game Boy Color. Ele fez parte uma série de jogos lançados pela Disney na época que tinham uma base muito parecida visualmente e esteticamente falando, baseados em Tarzan, Hércules, Pato Donald e muitos outros. Ele segue a história do filme completamente com você controlando Simba e apresenta algumas referências ao segundo filme.

Em 2005 foi a vez do mundo do filme ser introduzido na série Kingdom Hearts, mas precisamente, em Kingdom Hearts II. O jogo segue uma história própria onde seu protagonista acaba precisando adentrar nos mundos dos filmes da Disney. Diversos mundos dos filmes já foram introduzidos e em 2005 foi a vez de O Rei Leão que teve quase toda sua trama adaptada no jogo e ainda com o toque de originalidade dentro do que ele proporcionava. Em cima você confere os personagens de Kingdom Hearts e O Rei Leão juntos.


Veja Também:
admin