Hoje (18 de julho), chega aos cinemas o live-action de O Rei Leão, animação da Disney lançada em 1994, e se você fez as contas certas, esse ano o filme original também completa 25 anos de existência.
Apesar de não parecer, ele é atualmente uma dos filmes mais influentes do cinema, da cultura pop e da própria Disney e já se tornou um clássico seu, sempre como referência para suas novas animações e de outros estúdios.
O FILME
O Rei Leão é 32º longa animado produzido pelo Walt Disney Animation Studios. Ele é precedido por A Pequena Sereia, A Bela e a Fera e Aladdin, sucessos lançados entre 1989 e 1992 no que ficou conhecido como “Renascimento da Disney”.
Lançado originalmente em 5 de junho de 1994 lá nos Estados Unidos, e aqui no Brasil apenas em 8 de julho do mesmo ano. O live-action será lançado no Brasil no dia 18 de julho e no dia 19 no resto no mundo. A data em si acabou coincidindo com a data de estreia da animação por aqui, o que não deve ter sido totalmente por acaso.
Sua bilheteria mundial total, atualmente US$312,855,561 que conta com seu lançamento original e seu relançamento em 3D ocorrido em 2011, quando filme lançado uma versão digitalmente remasterizada para os cinemas e pouco tempo depois em DVD, Blu-ray e Blu-ray 3D.
DIREÇÃO
Direção ficou com a dupla Rob Minkoff e Roger Allers. Minkoff é conhecido por fazer parte de outras produções – mesmo que só na produção e no roteiro – da própria Disney. Mais tarde veio a dirigir filmes como O Pequeno Stuart Little e As Aventuras e Peabody & Sherman.
Allers é diretor, roteirista, e artista de storyboard e também já havia trabalhado em outras produções da Disney, sendo esse seu primeiro trabalho a ser creditado como diretor (ou co-diretor). Ele dirigiu apenas dois outros filmes após O Rei Leão, sendo O Bicho Vai Pegar em 2006, e O Profeta de 2014.
ELENCO
Assim como as animações anteriores e vindouras, o elenco de vozes apresenta muitos famosos, mas foi nesse que o elenco tomou proporção maior com elenco quase todo composto por rostos conhecido. Conheça alguns deles aqui:
Simba:
Nosso protagonista aparece em duas versões no filme, como criança e adulta. Sua versão criança foi dublada originalmente por Jonathan Taylor Thomas que não ficou muito conhecido, fazendo apenas ponta em filmes e séries e como dublador.
Sua versão adulta já foi escolhida ser dublada por alguém com mais fama, que no caso seria Matthew Broderick, o eterno Ferris Bueller de Curtindo a Vida Adoidado.
Mufasa:
O pai de Simba foi dublado por ninguém mais e ninguém menos que James Earl Jones, que inclusive fará a voz no novo filme. Ele possui grande currículo de sucessos mas é lembrado carinhosamente até hoje por ter feito a icônica voz de Darth Vader nos filmes clássicos de Star Wars. Ele também irá emprestar sua voz para a versão live-action e com certeza faria falta caso não fosse chamado.
Scar:
O grande vilão do filme é dublado pelo ator britânico Jeremy Irons. Irons também possui longo histórico de filmes e entre eles alguns clássicos, mas atualmente você deve conhecê-lo como Alfred, o mordomo de Bruce Wayne/Batman de Batman V Superman: A Origem da Justiça e Liga da Justiça. Inicialmente o ator não queria emprestar sua voz para o personagem pois não considerava uma boa ideia mas logo mudou ideia após ver a animação pela primeira vez quando ficou encantado. Infelizmente ele não retornará para o novo filme.
Sarabi:
A mãe de Simba é dublada pela atriz Madge Sinclair que veio a falecer em 1995, apenas pouco tempo depois da estreia no filme sendo esse seu último trabalho. Madge fez diversos trabalhos para a televisão e em filmes, sendo Um Príncipe em Nova York – do qual atuou junto com James Earl Jones, o Mufasa -, sendo seu trabalho mais conhecido
Nala:
A leoa amiga (e mais tarde esposa) de Simba teve sua voz emprestada por Moira Kelly que também já havia um grande currículo em filmes e hoje é mais conhecida por fazer séries e filmes televisivos.
Zazu:
O pássaro conselheiro de Mufasa também teve um grande nome por trás, sendo feito pelo ator britânico Rowan Atkinson, isso mesmo, o Mr. Bean. Apesar de até hoje ser muito famoso, o trabalho de Atkinson em Zazu, passa despercebido conseguindo muito bem esconder sua voz através de sua interpretação na dublagem.
Timão e Pumba:
O pequeno suricato é dublado pelo ator Nathan Lane que já fez diversos filmes e atualmente mais conhecido por séries como Penny Dreadful e Modern Family.
Já Pumba possui voz de Ernie Sabella que já trabalhava na televisão em séries e filmes, e atualmente continua dublando o javali em todas mídias seja até mesmo em video games. Atualmente, ele continua a emprestar sua voz a Pumba em A Guarda do Leão, série animada derivada de O Rei Leão.
Shenzi, Banzai e Ed:
O trio de hienas também possuem vozes famosas. Shenzi é a fêmea do grupo e a “cabeça”, por assim dizer, dublada por ninguém mais que Whoopi Goldberg. Reconhecida até hoje por seu trabalho em filmes que fizera antes e nos dias de hoje.
Ed é feito pelo dublador Jim Cummings. Ela já havia feito diversos trabalhos para própria Disney em outros personagens como o Bafo de Onça (rival ou inimigo de Mickey) até hoje, e é atual voz do ursinho Pooh.
Banzai é dublado pelo atore Cheech Marin que começou a seguir carreira na TV e como dublador após isso. Ele ainda é ligado a Disney tendo feito trabalhos nos atuais: Carros 3, Viva: A Vida é Uma Festa e a série animada Elena de Avalor.
Rafiki:
A voz de Rafiki foi feita pelo ator Robert Guillaume que veio a falecer recentemente, em 2017. Ele continuou dublando o personagem nas continuações e até mesmo em video games onde o personagem estava presente, mas até hoje é lembrado pela série O Poderoso Benson, do qual interpretava o personagem-título.
VERSÃO BRASILEIRA
Apesar de hoje em dia dublagem sobre filmes no geral serem muito discutidas sobre sua qualidade e adaptação, nos anos 1990 as dublagens de filmes e séries seguiam um processo tão natural que eram considerados perfeitos, e O Rei Leão não é exceção.
Sua dublagem brasileira é considerada por muitos, a melhor de todos os tempos, tanto na escolha das vozes que fazem os personagens, quanto em sua adaptação de suas músicas que fizeram e em muitas vezes, superam os originais (opinião desse que vos fala).
Elenco de dublagem brasileiro consiste em:
Paulo Flores: Mufasa (James Earl Jones)
Patrick Moreira: Simba criança (Jonathan Taylor Thomas)
Garcia Junior: Simba adulto (Matthew Broderick)
Jorgeh Ramos: Scar (Jeremy Irons)
Pedro Lopes: Timão (Nathan Lane)
Mauro Ramos: Pumba (Ernie Sabella)
Roberta Madruga: Nala criança (Niketa Calame)
Carla Pompílio: Nala adulta (Moira Kelly)
Pietro Mário: Rafiki (Robert Guillaume)
Pádua Moreira: Zazu (Rowan Atkinson)
Carmen Sheila: Shenzi (Whoopi Goldberg)
Fonte: Dublanet.
MÚSICA
A música presente no filme pode ser considerada um personagens já que a cena inicial do filme já somos apresentado no que hoje é uma das cenas mais clássica do próprio filme e do cinema no geral. As músicas ainda hoje são famosas ainda mais na sua versão em português, ela foi responsável por ganhar dois prêmios no Oscar e graças ao trio por trás disso: Hans Zimmer, Tim Rice e Elton John.
Hans Zimmer até é muito famoso nos dias de hoje e já fez a trilha de diversos filmes e muitos deles famosos. Seu trabalho no filme foi totalmente elogiado por ter capturado a essência da africana no que ouvimos. Ele já esteve por trás a trilha de filmes como: a saga Piratas do Caribe, a trilogia do Cavaleiro das Trevas de Crhistopher Nolan, outras animações como a trilogia de Kung Fu Panda, e em Gladiador sendo um de seus trabalhos mais lembrados e admirados. Seus próximos trabalhos incluem o próprio live-action de O Rei Leão e X-Men: Fênix Negra.
Clipe de Circle of Life na versão de Elton John:
A versão de “Circle of Life” que toca no começo do filme foi interpretada pela cantora Carmen Twillie e o cantor sul-africano Lebo M. A versão brasileira da música que ficou ainda mais famosa por aqui com nome de”Ciclo Sem Fim“foi interpretada pela cantora Zezé Motta.
LEGADO
Com todo o sucesso, O Rei Leão conseguiu dar continuidade do seu sucesso em sequências e em séries animadas:
Filmes
Em 1998 foi lançado sua continuação direta, O Rei Leão 2: O Reino de Simba, que segue os eventos do primeiro filme e tem como centro a filha de Simba e Nala, Kiara.
Em 2004 foi a vez O Rei Leão 3: Hakuna Matata (que mais tarde teve seu título alterado nos Estados Unidos, ficando como ‘O Rei Leão 1½‘)lançado diretamente em VHS e DVD, e que na realidade se passa antes e durante o primeiro filme e segue a história pelo ponto de vista bem humorado de Timão e Pumba sobre o enredo quebrando a “Quarta Parede”.
Séries
Também houveram duas séries animadas. A primeira Timão & Pumba, foi lançada em 1995, pouco tempo depois do primeiro filme e como o título já sugere, segue as aventuras do suricato e do javali que carregam o nome do título. Durou 5 temporadas
A Guarda do Leão foi lançado em 2016 e conta até o momento com duas temporadas. É a série animada mais recente e nele seguimos Kion, filho de Simba e Nala, irmão mais novo de Kiara. Ela possui diretas referências ao filme original.
Musical
Não só nas telas o sucesso continuou. A animação também gerou o famoso e premiado musical de mesmo nome para a Broadway, e que foi apresentado pela primeira vez em 1997 e é apresentado até hoje em diversos países.
Home Video
O relançamento do filme nos cinemas em sua versão remasterizada e em 3D em 2011, foi só o preparo para o lançamento definitivo em Blu-ray, tanto na versão 2D como 3D. Ele compôs a coleção conhecido como ‘Diamante’ e trouxe material bônus exclusivo. Também foi lançado num coletânea com suas sequências no mesmo formato. Atualmente, é possível encontrar o Blu-ray em sua versão 2D numa edição mais simples nas lojas.
Video Game
O primeiro e mais famosos deles The Lion King, lançado no mesmo ano que o filme para Sega Mega Drive/Genesis, Super NES, NES, Game Boy, PC, Game Gear, Sega Master System e ficou muito famoso por que além de ser considerado um ótimo jogo, possui uma grande dificuldade que é comentada até hoje.
Também lançado no mesmo ano de estreia do filme, Disney’s Animated Storybook: The Lion King é um dos jogos que vieram baseados nos filmes da Disney para computadores do sistema Windows e Macintosh. A ideia, como o nome sugere, é você acompanhar a história como se fosse um livro-digital interativo onde avança história, e interagindo com mini-games.
Em 2000 foi lançado The Lion King: Simba’s Mighty Adventure para o PlayStation e Game Boy Color. Ele fez parte uma série de jogos lançados pela Disney na época que tinham uma base muito parecida visualmente e esteticamente falando, baseados em Tarzan, Hércules, Pato Donald e muitos outros. Ele segue a história do filme completamente com você controlando Simba e apresenta algumas referências ao segundo filme.
Em 2005 foi a vez do mundo do filme ser introduzido na série Kingdom Hearts, mas precisamente, em Kingdom Hearts II. O jogo segue uma história própria onde seu protagonista acaba precisando adentrar nos mundos dos filmes da Disney. Diversos mundos dos filmes já foram introduzidos e em 2005 foi a vez de O Rei Leão que teve quase toda sua trama adaptada no jogo e ainda com o toque de originalidade dentro do que ele proporcionava. Em cima você confere os personagens de Kingdom Hearts e O Rei Leão juntos.