Baseado na obra literária Emma, escrita por Jane Austen em 1815, As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless, 1995) mostra a vida de Cher, uma adolescente bonita, rica e mimada.
No começo, você pode não simpatizar muito com ela, mas aos poucos, Cher ganha seu coração. Ela possui ótima intenções e quer ajudar todos em sua volta, mesmo que seja de uma forma um pouco duvidosa.
Já se passaram 25 anos desde a estreia da comédia adolescente, mas o legado do filme não foi embora. O longa virou um certo patrimônio cultural, como um dos mais icônicos – e fashion – de todos os tempos!
O figurino
Por volta de 2017, as calças de cintura alta, conjuntos esporte chic, pochetes, sobreposições, scrunchies e chokers voltaram da cápsula do tempo dos anos 1990. Aí adiante tudo feito na década voltou a ser febre. E é claro, uma das maiores referências de personagens femininas da época, Cher Horowitz, não poderia faltar no starter pack da adolescente do final dos anos 2010 que colocou esta interpretada por Alicia Silverstone no pedestal.
O figurino é assinado por Mona May, que até hoje fica surpresa com a repercussão da moda da época ter virado novamente uma grande febre. “De certa forma, é surpreendente que algo possa durar tanto. Mas por outro lado, é sempre meu objetivo trazer algo atemporal e feminino para a tela”, contou em uma entrevista para a Elle, em julho deste ano.
May foi também a figurinista de outro filme queridinho dos anos 90, Nunca Fui Beijada (Never Been Kissed, 1999), estrelando Drew Barrymore, que abraça não só essa década tão querida, mas também os anos 1980, outra que possui um impacto cultural tão forte quanto até hoje.
Após o sucesso de As Patricinhas de Beverly Hills, foi ao ar uma série homônima que se passava no mesmo universo. Sendo uma continuação da história de Cher, tendo duração de três temporadas, porém, Silverstone não voltou como a estrela da trama. O papel aqui sendo desempenhado por Rachel Blanchard.
O saudosismo de As Patricinhas de Beverly Hills
O impacto do longa na cultura pop foi grandioso, tanto que em 2014, a cantora Iggy Azalea, junto com Charlie XCX, fizeram a parceria da música Fancy, onde conta com referências de Clueless. Desde figurinos, cenas, cenários, até os personagens. No Brasil, a música ficou em 1º nos charts por muitas semanas.
O elenco do filme também conta com outros grandes nomes, como Brittany Murphy, Paul Rudd, Breckin Meyer e Stacey Dash.
Por fim, o legado de As Patricinhas de Beverly Hills, que conta com cenas e gírias lembradas até hoje, com certeza vai prevalecer por um bom tempo.