Nesta semana, O Sexto Sentido completa 21 anos de idade. No dia 22 de outubro de 1999, chegava nos cinemas brasileiros o filme, estrelado por Bruce Willis e Haley Joel Osment. A obra marcaria o grande primeiro sucesso do diretor M. Night Shyamalan (que não era tão conhecido na época de lançamento). Até hoje, o filme de Shyamalan é considerado um grande ícone para a cultura pop em suspense. A trama traz grandes elementos em seu roteiro e direção, que caracterizaram as obras dele ao longo dos anos.
A Trama
O Sexto Sentido conta a história de Cole Sear, papel de Haley Joel Osment, um garoto de 08 anos que afirmava ver pessoas mortas o tempo todo. Por conta disso, fazia terapia com o psicólogo Malcolm Crowe, papel de Bruce Willis. A trama foi tão bem aclamada pela crítica, que recebeu nada mais nada menos do que 06 indicações ao Oscar, entre elas “Melhor Filme” e “Melhor Diretor”.
Apesar da história do filme conter bastante suspense (muito bem trabalho por sinal), ao aceitar a ajuda e o tratamento de Malcolm, Cole deixa de ter medo dos fantasmas que enxerga, e começa a entender o passado deles e como cada um morreu. E, por conta das sessões de terapia, Cole consegue ajudar as famílias que perderam seus entes queridos a desvendar os mistérios de suas mortes. É como no caso de uma das primeiras fantasmas que Cole ajuda, revelando para a sua família a causa mortis no dia do seu funeral. A forma como o roteiro consegue construir toda a trama deixando pequenas pistas pelo caminho, faz com que a grande surpresa fique para o final. Mas, Shyamalan trabalha com duas histórias ao mesmo tempo, e apesar de acreditarmos que Cole seja o foco principal, a busca pela verdade de Malcolm nos leva a todos os sinais – GENIAL!
Na obra, Malcolm percebe que Cole já está melhorando, então decide por terminar com as sessões de terapia e cuidar de seus problemas pessoais. Um deles é tentar resolver o seu relacionamento com a sua esposa, e porque as coisas em sua casa estão mundando. E é ai que acontece um dos maiores plot twits da história do cinema. Mesmo que Shyamalan trabalhe a trama secundária descaradamente, o telespectador deixa os detalhes passar batido, fortalecendo assim a maior reviravolta da história. Veja bem, a função de um plot twist é trazer uma mudança drástica para a direção que a obra está tomando, uma técnica usada para surpreender o público. E é assim que o direitor se tornou uma das maiores referências quando o assunto é plost twist.
Curiosidades
Desde o princípio, a ideia do direitor era deixar o drama do Malcolm muito claro, a cena em que o menino Cole revela ao seu psicólogo que vê gente morta o tempo, é uma das maiores dicas do filme. A cena é um marco na história do cinema até hoje, e mesmo com Shyamalan acreditando estar dando uma dica bastante explícita aos telespectadores, ninguém percebeu. Anteriormente o diretor revelou, que durante uma exibição de teste do filme, o público não notou a intenção que o ator mirim trazia, causando um grande impacto nos telespectadores, e então o ele decidiu por deixar a cena como estava.
Veja também: Hard Kill | Filme estrelado por Bruce Willis ganha novo trailer.
Com todas as grandes atuações na trama, e com a incrível forma com que M. Night Shyamalan dirige o filme, nós, público, não percebemos todos os sinais deste incrível plot twist. Mas, depois que entendemos tudo, O Sexto Sentido passa a ter uma história completamente diferente daquela que acreditamos ser desde o começo. E é justamente por isso que este filme trouxe toda a fama de M. Night Shyamalan, e um reconhecimento completamente merecido. Além disso, ele aproveitou para usar a teoria das cores em sua produção. Tudo o que há de vermelho nas cenas tem relação com a morte do fantasma que Cole enxerga, seja objetos pessois, peças de roupas ou até ambientes.
Não é atoa que já se passaram 21 anos e este filme ainda é considerado um dos melhores de suspense e drama já produzidos. E é claro, não podemos negar que ele nos presenteou com o grande talento de Haley Joel Osment, que durante as gravações, tinha apenas 11 anos de idade. Você percebe isso quando entende todos os olhares de Cole, e como eles revelam muitos segredos que vamos descobrindo ao longo do filme. Vale lembrar que O Sexto Sentido segue com 86% fresh de aprovação no rotten tomatoes, chegando próximo de uma das maiores notas de produção do site.
Vale apontar outra coisa sobre o filme. Ele foi lançado nos Estados Undios no dia 06 de agosto de 1999, dia em que M. Night Shyalaman completava 29 anos. Ele acreditou que este seu projeto era diferente e especial, tanto que seus dois filmes lançados antes deste arrecadaram $350,000 doláres juntos, enquanto O Sexto Sentido arrecadou $8 milhões de dólares só na sua data de estréia. Segundo o Mental Floss, o diretor também se escalou para um papel no filme, mas logo se arrependeu. Ele quis prestar uma homenagem aos seus pais que eram médicos, mas não gostou dele como ator e cortou a maior parte das cenas.
(Via: Pee Wee).
Mas e vocês, já assistiram O Sexto Sentido? Se já, gostaram? Nos conte nos comentários! E se ainda não assistiu, vale muito a pena. O filme está disponível no youtube por R$ 3,90. E depois não esquece de vir nos contar o que achou!