O Hobbit é uma obra do universo de John Ronald Reuel Tolkien, ou J.R.R. Tolkien para os mais íntimos, seja uma das mais influentes dentro do universo de historias de fantasia medieval. Talvez a Terra Média seja mais conhecida por causa da trilogia de O Senhor do Anéis, no entanto não podemos esquecer da outra história ambientada no mesmo universo, o livro O Hobbit também teve sua chance nas telonas. No entanto a aventura de Bilbo (Martin Freeman) não foi tão bem recebida pelos fãs quanto foi a trilogia feita anteriormente. Mas porque isso ocorreu?
Antes de falarmos sobre criação de expectativas e as obras de J.R.R. Tolkien, devemos ter noção de qual o significado de expectativa. De acordo com o nosso querido Google, a expectativa é a situação onde, esperamos a ocorrência de algo que pode ter ou não a probabilidade de ocorrer em determinado momento. Sabendo disso podemos traçar um paralelo com toda a situação com os filmes do universo Tolkien.
Mas o que houve com O Hobbit?
Quando foi anunciado as adaptações de O Hobbit, a expectativa foi criada, e a espera de que veríamos um “O Senhor dos Anéis 2” foi criada. No entanto igual um raio não cai no mesmo lugar duas vezes, o sucesso não brilhou duas vezes para os filmes da Terra Média. O Hobbit; Uma Jornada Inesperada deu inicio para um período um tanto quanto obscuro para essa saga.
Não podemos esquecer os efeitos visuais e a escolha de elenco foram bem feitas, porém os problemas internos levaram a uma produção com problemas. Importante relembrar que inicialmente Guillermo del Toro era o responsável pela adaptação de O Hobbit, porém devido a problemas com a produtora, atrasos na produção entre outros, levaram a saída do diretor da produção do filme. E para assumir esse bonde sem freio, em pleno movimento e seguindo para uma ladeira abaixo?
Então Peter Jackson, o diretor dos três filmes de O Senhor dos Anéis, assumiu o trabalho de continuar a produção de O Hobbit, a chegada dele trouxe uma nova esperança para os fãs que esperavam que o diretor fizesse um novo sucesso. Porém a pressão que ocorreu por ter assumido uma produção pela metade, levou Jackson a tomar más decisões para os filmes.
Agora sobre Expectativas:
Quando nos tornamos fãs de alguma obra, seja ela livros, séries, filmes, música e etc., esperamos que ela se mantenham sempre de uma forma que seja agradável para podemos consumir ela não é mesmo ? Porém em alguns momentos o que se espera ser o certo para tal coisa não é feita, um filme pode ser diferente do que você pensou na sua cabeça, uma série pode levar o protagonista para um lado não explorado e um musico pode fazer um álbum novo com uma pegada completamente diferente do que ele fazia antes.
Mas quando somos apresentados para coisas que não esperávamos em um certa coisa, geralmente temos a reação de não gostar ou de criticar aquilo. Esse sentimento é intensificado pelo fator internet, que querendo ou não ela ( a internet) forma opinião nos dias de hoje. Afinal o ser humano é um animal social que procura interagir com seus iguais, e qual o melhor lugar pra isso se não a internet, onde você encontra milhares de pessoas com os mesmos gostos que você, então é quase impossível não sermos influenciados por opiniões alheias.
Finalizando:
Para finalizar esse texto, quero dizer que independente de gostarmos ou não de alguma obra, seja ela qual for, temos que ter em mente que ela foi feita em cima da visão de quem a está fazendo. Portanto nunca teremos a obra perfeita porque o perfeito é uma noção muito abstrata que muda de acordo com cada individuo.
Confira também:
Como Toy Story mudou os filmes de animação
15 anos de As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Mas e você, acha que criamos muita expectativas em filmes e séries atualmente ? Conte pra gente nos comentários