Netflix chega a um acordo no processo de Enola Holmes

Netflix chega a um acordo no processo de Enola Holmes

No começo deste ano tivemos o conhecimento de que a Netflix estava sendo processada pelo espólio do Sir Arthur Conan Doyle, mais conhecido como o criador do Sherlock Holmes. E como a gente sabe, a Millie Bobby Brown faz o papel da irmã do investigador, que ganha vida por Henry Cavill em Enola Homes. E é justamente esse o motivo do processo. 

Segundo a ComicBook, além da empresa de streaming, a Nancy Springer, sua editora – Random House – e sua produtora, Legendary Pictures, também configuraram como rés no processo. O motivo? Direitos autorais. Mas felizmente, parece que tudo se encerrou em um acordo amigável. Ainda bem, não é mesmo?

Temos poucas informações sobre o caso, mas ao que tudo indica é que todos os envolvidos pediram ao juiz o arquivamento do processo, já que resolveram a questão fora dos tribunais. A grande questão é que apesar de Sherlock Holmes já ter mais de 130 anos e a maior parte das suas histórias serem de domínio público – ou seja, todos podem usar das suas histórias para inventar novas – nem todos os detalhes são de domínio público. E, na série da Netflix, o personagem criado por Conan Doyle conta umas histórias que o público ainda não tinha conhecimento. 

Veja também: Milly Bobby Brown fala sobre suas cenas de ação em Enola Holmes.

E mesmo com algumas dessas histórias estarem se tornando públicas desde 2016, tudo está acontecendo devagar. E muitas ainda estão protegidas. E um dos pontos neste processo contra a Netflix foi justamente as características pessoais colocadas ao Sherlock, como por exemplo, ele ser alguém mais carinhoso e conseguir se expressar emocionalmente. E é justamente isso que é passado em sua relação com Enola Holmes na série. 

Uma das coisas que estão protegidas pelos direitos autorais são as características emocionais do Sherlock Holmes. Ou seja, a série não poderia abordar essas coisas – a não ser como já vimos ele nas telinhas anteriormente.  

Porém, vale lembrar que a partir de janeiro de 2023, todas as histórias do Sherlock Holmes entrarão em domínio público. Ou seja, por mais três anos as pessoas ainda podem ser processadas por explorar estas coisas que não são de conhecimento de todos. 

Mas e você, é fã de Sherlock Holmes? Gosta de Enola Holmes? Nos conte nos comentários!

Camila Scovoli
Redatora do QN. Apaixonada pela cultura pop. Não vivo sem música, clipes e documentários sobre música. Amo conversar sobre as teorias dessa indústria. Alexa, play 5 Seconds of Summer.