LoL Worlds: o Super Bowl dos gamers

De outubro a novembro, acontece, na Coréia do Sul, o maior campeonato profissional de League of Legends do mundo: o LoL Worlds. Por isso, reunimos uma série de curiosidades sobre esse evento, que é um dos maiores – senão o maior – campeonatos de e-sports já criado.

League of Legends é um jogo do tipo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) desenvolvido e publicado pela Riot Games. Lançado em 2009, o game é reconhecido como um dos pioneiros do e-sports competitivo profissional, principalmente pela estratégia que envolve a sua jogabilidade em tempo real. Em cada partida, que dura uma média de quarenta minutos, duas equipes de cinco jogadores se enfrentam controlando Campeões com habilidades únicas, com o objetivo de destruir a base oponente.

Confira também:

O melhor de League of Legends

Palco da final do Worlds 2017.

(Imagem: Riot Games / Reprodução)

Não é novidade para ninguém que o LoLzinho movimenta bilhões de dólares ao ano, e isso sem nem contar as grandes premiações em dinheiro que cada campeonato (do nível universitário ao profissional) garante às maiores lendas daquele rift.

O Worlds, que é a competição mundial, reúne os times mais destacados de 11 regiões distintas, todos almejando o prestigiado título de campeão mundial. O torneio conta com a participação de 24 equipes, inclusive com representantes brasileiros – os vencedores do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) daquele ano.

Anualmente, o Worlds continua estabelecendo novos recordes de audiência. Em 2021, a final registrou uma média de mais de 30 milhões de espectadores por minuto, com um pico simultâneo de mais de 73 milhões de pessoas assistindo. Já em 2022, a grande final bateu recorde de audiência – só ela teve mais de 5 milhões de espectadores!

2022 e a “presidência” de Lil Nas X

Em setembro de 2022, a Riot Games anunciou que Lil Nas X assumiu o papel de presidente do League of Legends, iniciando suas funções durante o Campeonato Mundial de LoL daquele ano.

Em entrevistas, Nas disse que planejava criar momentos musicais memoráveis, projetar uma nova skin para o jogo e realizar um show ao vivo inédito durante o evento. O cantor, por diversas vezes, expressou sua empolgação com a oportunidade de deixar sua marca no mundo dos jogos e prometia criar o melhor hino e o Worlds mais sexy de todos os tempos.

Confira também:

Também como colaborador criativo da franquia de games, Lil Nas X ajudou a elaborar o design da skin na edição prestígio do Campeão K’Sante – O Orgulho de Nazumah. É importante relembrar que esse personagem conta com uma lore LGBTQIA+, o que encaixa perfeitamente à associação com o rapper assumidamente homossexual.

Assista ao vídeo da performance de Lil Nas X para a abertura da grande final no palco do Worlds 2022 com o hino da edição – STAR WALKIN’:

Cronologia de lendas que pisaram no palco do Worlds

Dragão Ancião em realidade aumentada, durante a performance de Legends Never Die, no
Worlds 2017.

(Imagem: Riot Games / Reprodução)

O LoL Worlds acontece desde a primeira temporada do game, em 2011. Mas, naquele momento, com o termo “e-sports” ainda nem perto de iniciar sua ascensão nos charts, a prize pool não chegava nem a 100 mil dólares.

De fato, o auge das premiações se deu em 2018, com mais de 6 milhões de dólares sendo entregues às organizações que conquistaram o pódio. Mas o número de fãs que acompanhou esse grandioso campeonato começou mesmo a crescer a partir de 2014, com o hino da temporada sendo produzido pela banda Imagine Dragons, o que gerou uma notória conversão de viewers para o evento.

Warriors foi um single que, naquele ano, despontou nas paradas musicais, além de ter contado com uma animação pra lá de interessante, produzida pela Riot Games em conjunto com a Fortiche Productions (que depois colaborou com a desenvolvedora na animação da série Arcane, lançada pela Netflix em 2021).

Confira mais detalhes em:

Depois do sucesso dessas mídias e da apresentação da banda que lotou o World Cup Stadium, em Seul, a Riot Games passou a investir na confecção de músicas-tema originais para cada Mundial – uma lista com pontos fortes e alguns baixos, mas que não deixam de fortalecer a cultura de LoL ao redor do mundo.

Ouça os hinos originais dos Mundiais anteriores:

  1. Worlds 2014 | Warriors (ft. Imagine Dragons)
  2. Worlds 2015 | Worlds Collide: The Final (ft. Nicki Taylor)
  3. Worlds 2016 | Ignite (ft. Zedd)
  4. Worlds 2017 | Legends Never Die (ft. Against The Current)
  5. Worlds 2018 | RISE (ft. The Glitch Mob, Mako, and The Word Alive)
  6. Worlds 2019 | Phoenix (ft. Cailin Russo and Chrissy Costanza)
  7. Worlds 2020 | Take Over (ft. Jeremy McKinnon (A Day To Remember), MAX, Henry)
  8. Worlds 2021 | Burn It All Down (ft. PVRIS)
  9. Worlds 2022 | STAR WALKIN’ (ft. Lil Nas X)

LoL Worlds is the new Super Bowl?

Palco da final do Worlds 2022, em São Francisco, EUA.

(Imagem: Riot Games / Reprodução)

O Super Bowl é o jogo final do campeonato da National Football League (NFL), a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos. É considerado o evento esportivo mais assistido e importante do país. Além da partida em si, o evento é famoso por seus espetáculos de meio-tempo, que costumam contar com apresentações de artistas musicais renomados, e pelos anúncios comerciais, que são exibidos durante a transmissão e são notórios por seu alto custo e criatividade.

É um evento comparável ao Worlds no sentido de que apresenta justamente isso: uma partida de nível altíssimo, uma performance ao vivo de uma celebridade forte do momento (com o bônus de apresentar uma música original para a competição), e milhões de dólares investidos em estrutura de palco e patrocínios.

Para os gamers fãs do LoLzinho e demais entusiastas da cultura crescente do metaverso, a final do Mundial é um dos eventos mais esperados do ano, e por isso é streamado globalmente – no Brasil, inclusive, é transmitido até em algumas salas de cinema.

Dito isso: o que veremos em 2023 no Worlds?

O toplaner da DRX, Hwang "Kingen" Seong-hoon, coroado MVP da final do Worlds 2022.

(Imagem: Colling Young-Wolff, Riot Games / Reprodução)

Às vésperas do Worlds 2023, a Riot Games já divulgou um novo formato para a competição – que muito interessa aos representantes do Brasil, uma vez que as equipes coreanas, chinesas e estadunidenses (que são as queridinhas) não participam da fase de entrada.

Dentre as mudanças propostas no modo de disputa, estabelece-se três fases de competição: a fase de entrada, a fase suíça e os playoffs, isto é, a fase eliminatória. Na fase suíça, se prevê que times que tenham a mesma campanha na primeira fase se enfrentem a cada rodada, e aqueles que chegarem a três vitórias se classificam. Por fim, oito times se classificarão para os playoffs, que contará com uma chave começando nas quartas de final, seguindo em eliminação simples até a grande final!

A celebridade que tomará o palco do Worlds 2023 ainda é uma incógnita, mas, depois do hit que foi Lil Nas X como presidente em 2022, os fãs já especulam bastante sobre quem será o nome convidado a performar o novo hino lendário pop produzido pela Riot.

Por fim, não esqueça de nos seguir no Twitter e no Instagram para continuar acompanhando nossos posts e notícias!

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui.

Iana Maciel
Bacharelanda de Comunicação Social pela ECA/USP. Filha de Zeus, tributo do Distrito 1 e artilheira de Quadribol da Grifinória. Escondo um passado de jogadora de RPG por trás da cara de brava e da prática de esportes, mas quem me conhece sabe que eu adoro marcar de jogar um LoLzinho nas horas vagas.