O primeiro filme de Matrix foi lançado há duas décadas atrás, a co-diretora e co-escritora Lilly Wachowski, revelou que o filme fazia alegoria à transexualidade e se você não tinha percebido, fique tranquilo, Keanu Reeves também não.
Lilly revelou em agosto desse ano em entrevista à Netflix “Essa era a intenção” a diretora ainda comenta que tudo foi mantido em segredo porque “a indústria cinematográfica não estava preparada para isso.” A revelação não era totalmente nova para os fãs graças às lentes alegóricas que Lilly utilizou, a diretora do filme Lana, se assumiu trans logo depois da franquia ser concluída.
Em entrevista à revista Variety, Keanu Reeves conta que ele não estava ciente que o filme era uma alegoria.
“Não, essa ideia não foi apresentada à mim quando começamos as produções do filme,” ele comenta “Lilly nunca me disse nada sobre.”
O ator também esclarece que não assistiu à entrevista de Lilly para a Netflix, “Eu não vi a entrevista ou algo sobre, nem li sobre o que ela disse, mas eu sinto saudades dela,” ele diz “Eu sinto falta dela aqui, mas eu também entendo o porquê.”
Atualmente, Keanu Reeves está gravando em Berlim o quarto filme da franquia, que também está sendo dirigido por Lana. Lilly não está formalmente envolvida na produção.
Confira também: O ator de The Boys Antony Starr, quer interpretar Wolverine nos cinemas