Atriz é considerada uma das rainhas do young adult.
Kaya Scodelario é uma triz britânica que ficou bastante conhecida na série adolescente Skins. Filha de brasileira, Kaya virou um ícone em Hollywood e conquistou diversos papéis após a tão famosa produção juvenil. Completando 29 anos hoje, ela tem um grande histórico de produções nas telas.
A grande estreia dela foi em Skins. Kaya tinha apenas 14 anos e sem experiência nenhuma em atuação quando foi escolhida para atuar na primeira temporada em 2006 dando a vida a personagem Effy Stonem. Apesar de poucas falas, ela foi se desenvolvendo na segunda temporada até que virou a protagonista em 2009 depois que o elenco foi substituído para a nova geração. Assim, Scodelario foi a única que apareceu nas quatro temporadas.
Effy Stonem cresceu na sombre de seu irmão em um ambiente familiar bastante conturbado. O estereótipo da personagem é aquela rebelde com frases prontas que não liga para nada, um estilo alternativo e sensualizado. Apesar de um estilo revoltado padrão holywoodiano, o diferencial da personagem é que aos poucos essa glamourização vai se desconstruindo.
Isso acontece porque ela sofria de depressão e ao longo dos episódios e temporadas, as pessoas conseguem acompanhar toda a evolução na doença até que ela chega no ápice e tenta se matar. Alguns dos pontos, inclusive, são as relações que se tornam completamente doentias e tóxicas tanto com Cook quanto com Freddie.
Padrão e complexo ao mesmo tempo, atuar como Effy foi um desafio, ainda mais para uma jovem atriz que não tinha experiência nenhuma. Mas Kaya Scodelario conseguiu desenvolver o papel com maestria. Ficou tão marcado em sua vida profissional, que até hoje as pessoas lembram da tão inesquecível caçula da família Stonem. Em um momento, Skins girava em torno da sua personagem, o público se envolvia e queria saber o que aconteceria nos próximos capítulos. As pessoas torciam por casais, odiavam quem machucava Effy, e esses tipos de sentimentos, só um bom ator é capaz de despertar nos telespectadores.
Effy Stonem foi tão emblemática, que anos depois, Kaya voltou para um episódio de duas horas como encerramento da história da personagem. Sem dúvidas a atriz foi uma revelação na tão badalada Skins, o que de fato ajudou muito em sua carreira toda essa visibilidade.
Após o seriado, Scodelario conquistou outros papéis em novas produções, como em Fúrias de Titãs, O Morro dos Ventos Uivantes, Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, Predadores Assassinos e a sequência de Maze Runner.
Em Maze Runner, Kaya é uma das grandes estrelas, considerada até mesmo a “queridinha” da produção. Ela dá a vida a personagem Teresa, que é única menina do grande grupo de jovens aprisionados no centro de um labirinto.
Sem dúvidas Kaya Scodelario conquistou um grande público com todas essas atuações, principalmente os jovens. A expectativa é grande para os próximos trabalhos dessa talentosa atriz metade inglesa e metade brasileira. Algo que seria interessante é poder assisti-la em algum papel completamente diferente do que está acostumada a fazer, como uma grande vilã, talvez? Agora só resta aguardar.
Veja também: Avatar retorna como maior bilheteria da história do cinema