J.K. Rowling é acusada de transfobia após tweet

A comunidade LGBTQ mais uma vez condenou a escritora J.K. Rowling. Nessa quinta, 19, Rowling postou em seu Twitter, apoiando Maya Forstater, pesquisadora que recentemente perdeu o emprego depois de tweetar que uma pessoa não pode mudar seu sexo biológico.

Se vista do jeito que quiser. Se chame do que quiser. Faça sexo com qualquer adulto, desde que seja consentido. Viva sua melhor vida com segurança e em paz. Mas forçar mulheres a sair de seus empregos por falar que sexo é real? #EuApoioMaya” tweetou a escritora.

De acordo com o The Guardian, o juiz James Tayler demandou que a saída de Forstater era válida já que suas “crenças absolutistas” sobre sexo biológico incluía se referir a uma pessoa “pelo sexo que ela acha apropriado mesmo que isso viole a dignidade e/ou crie um ambiente intimidador, hostil, degradante, humilhante ou ofensivo para tal pessoa“.

O tweet original de Maya está a seguir:

Por que estou tão surpresa que pessoas inteligentes que admiro, que são totalmente pró ciência em outras áreas, e defensores de Direitos Humanos e das Mulheres estão evitando falar a verdade que homem não pode mudar para mulher (só porque isso pode machucar os sentimentos dos homens)” disse.

O posicionamento de Rowling recebeu muitas críticas. O The Human Rights Campaign, grupo LGBTQ tweetou sobre.

Mulheres trans são mulheres. Homens trans são homens. Pessoas não-binárias são não-binárias. CC: JK Rowling

 

Gabrielle Yumi
Jornalista e sócia do Quarto Nerd, sou apaixonada por cultura pop e whovian all the way. Busco ativamente influenciar e ampliar a voz de mulheres no meio geek/nerd. Cabelo colorido e muito pop é quem eu sou dentro do meu quarto nerd.