Um dos períodos mais difíceis e tristes da história, com certeza, é a II Guerra Mundial.
Com o início em 1939, a guerra era, nada mais, nada menos, que uma coleção de resquícios de ressentimentos causados pela I Guerra Mundial.
A Alemanha, após ser derrotada e fortemente humilhada diante do Tratado de Versalhes, estava tomada pela crise econômica e política. Por consequência, o País passou a acreditar que sua única solução estaria nos discursos patriotas que disfarçavam as tendências fascistas de Adolf Hitler.
Logo o pesadelo europeu se tornou mundial. Por quase 7 anos, judeus, gays, estrangeiros, negros e diversos outros povos viraram alvo de extinção, símbolo de inferioridade perante a raça “ariana”, sendo perseguidos, presos e mortos enquanto discursos de ódio eram aplaudidos de pé por uma população cega pelo poder econômico que o seu líder prometia.
E, então, após a derrota alemã na Batalha de Stalingrado, o cenário começou a mudar. Os países denominados aliados iniciaram seu caminho a sua triunfa vitória. Não aguentando a pressão que a derrota da guerra parecia lhe proporcionar, Adolf Hitler – confinado no bunker (esconderijo) da Chancelaria de Berlim – concedeu o tiro mais importante da história da II Guerra Mundial: o da sua morte. O suicídio – ainda não confirmado – do líder nazista significou, além do fim do conflito mundial, a liberdade dos povos perseguidos e torturados por ele.
Suicídio ou não, a II Guerra Mundial ainda nos traz lembranças dolorosas, as quais cada vez mais precisam ser colocadas em pauta, graças às manifestações nazistas em pleno século XXI. E uma das melhores formas de conscientização é feita através de produções audiovisuais. Filmes, séries e documentários gravados com o objetivo de ajudar o espectador a compreender a história e a importância da guerra no atual cenário político.
Sendo assim, reunimos aqui uma lista de algumas das maiores produções cinematográficas que contribuem para o entendimento da ascensão, da liderança e da derrota de Adolf Hitler.
Confira:

- O Pianista (2002)
Direção: Roman Polański
O filme, baseado na autobiagrafia de Władysław Szpilman, retrata a trajetória do famoso pianista judeu-polonês e sua estadia forçada no gueto de Varsóvia com a sua família após ser quase levado para o campo de concentração.

- O Menino do Pijama Listrado (2008)
Direção: Mark Herman
A obra gira em torno da amizade dos garotos de 8 anos Bruno – filho de um oficial nazista – e Shmuel – judeu que vive em um campo de concentração com sua família -. Indo além dos valores da amizade, o filme consegue retratar as consequências da guerra de forma sensível e intensa.

- O Zoológico de Varsóvia (2017)
Direção: Niki Caro
Baseado em fatos, o filme conta a história de luta e resistência do casal responsável pelo zoológico de Varsóvia e a forma com que estes conseguiram salvar centenas de vidas (humanas e animais) durante a invasão alemã.


- A vida é bela (1999)
Direção: Roberto Benigni
Com um jeito leve e intenso, a produção narra a história de um judeu e seu filho durante o período nazista. Presos em um campo de concentração, o pai da criança utiliza a imaginação a seu favor para proteger o filho da violência que os cercam, fazendo-o acreditar que tudo não passa de uma grande brincadeira.

- Olga (2004)
Direção: Jayme Monjardim
Produção brasileira, “Olga” conta a história da jovem judia alemã que, após fugir dos nazistas, recebe treinamento militar e fica encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes em sua viagem de volta ao Brasil.

- Jojo Rabbit (2020)
Direção: Taika Waititi
O filme mostra o ponto de vista inocente de um garoto alemão durante a II Guerra. Jojo, que tem o Hitler como seu amigo imaginário, representa o sonho de muitos meninos da época em participar da guerra.

- Bastardos Inglórios (2009)
Direção: Quentin Tarantino
A obra de Tarantino narra a missão suicida do pelotão de soldados de origem judaica contra os alemães sob a supervisão do tenente Aldo Raine. O objetivo? Matar o maior número de nazistas possível.

- Ike – O dia D (2004)
Direção: Robert Harmon
O filme retrata o maior ataque militar da II Guerra Mundial, o qual consagrou Dwight “Ike” Eisenhower como um dos mais poderosos líderes militares americanos.

- Stalingrado – A batalha final (1994)
Direção: Joseph Vilsmaier
Ambientado na batalha que ocorreu entre os anos de 1942 e 1943, o filme mostra o ponto de vista do oficial alemão Hans von Witzland durante a primeira grande derrota da Alemanha nazista.

Se vocês ainda tiverem dúvidas do que assistir, aproveitem que Netflix disponibilizou hoje, 01, no catálogo “A lista de Schindler” e “Anne Frank – Vidas paralelas”, documentário baseado no diário da judia.
Confira, também:
Gostaram? Deixem nos comentários qual outra produção é importante para esse momento.