Crítica: Ford vs. Ferrari é um espetáculo feito na medida certa

Ford vs. Ferrari aborda a história real de quando a Ford sob comando de Henry Ford II (Tracy Letts), decide entrar no mundo das corridas e competir diretamente contra a Ferrari na corrida de Les Man, tudo isso liderado pelo visionário automotivo Carroll Shelby (Matt Damon) e o piloto britânico Ken Miles (Christian Bale). Se você quer saber de onde surgiu a ideia de fazer um filme focado nesse momento da história da humanidade, provavelmente não encontrará, mas que bom que decidiram fazer. De fato existe diversos problemas com filme biográficos atualmente e também filme de esporte. A maioria deles não conseguem focar no que deveriam e muito menos construir o enredo filme em torno disso.

Elenco escolhido a dedo se mostra muito eficiente em cada momento mas sem muito destaque, apenas para Christian Bale que novamente se mostra um dos atores mais importantes da atualidade. Mesmo sem obter tanto destaque na história, o seu tempo em tela foi suficiente para entregar uma atuação que mais uma vez chama atenção e com certeza deve marcar presença no Oscar 2019.

Ford
Divulgação.

E ponto positivo vai para o incrível e simples roteiro e da direção de James Mangold, que é conhecido também por dirigir ou excelente filme biográfico: Johnny & June, focado na história e relação do músico Johnny Cash e June Carter. E esse enredo embora possa parecer desinteressante pra quem não entende muito do mundo automobilístico (assim como esse que vos escreve), é totalmente equivocado. Tudo o que vemos em tela desde primeiro minuto do filme é muito bem aproveitado e colocado em tela, sem tirar nem pôr.

E mesmo com 2 horas e 30 minutos de duração, a direção se mostra mais uma vez uma excelente escolha, criando uma história cativante mesmo nos momentos mais monótonos. E mesmo focado nos bastidores de tudo isso, e quando somos levados finalmente às corridas, a produção de mostra muito eficiente e convincente. Dirigir um filme sobre corridas reais de fato deve ser um trabalho árduo pois de mesmo com todo cuidado essas corridas já são perigosas, tente imaginar o trabalho que dá passar essa sensação de velocidade e realismo, e por essa causa, poucos filmes assim são bem-sucedidos. Esse é um dos outros motivos que tornam o filme ainda mais convincente e realista, sua produção impecável nesses momentos nos passa essa sensação e emoção com total perfeição.

Divulgação.

Ford vs. Ferrari pode ter sido baseado em uma história real que deve atrair poucos, mas em nenhum momento deixa a desejar e mostra o cinema em toda a sua essência que mesmo com uma história simples, consegue se tornar um espetáculo com seu roteiro, direção, produção e elenco certo, que tudo pode ser feito. O filme apenas falha em abordar a história das corridas, algo que seria essencial para quem não acompanha se situar e acaba demorando para engajar, mas isso não diminui em nada sua grandiosidade.

9.0


Título Original: Ford v Ferrari

Elenco: Matt Damon, Christian Bale, Caitriona Balfe, Tracey Letts, Jon Bernthal, Josh Lucas, Noah Jupe, Remo Girone

Direção: James Mangold

Duração: 152 minutos

País/Ano: Estados Unidos / 2019

Distribuição: Fox Film do Brasil

admin