Filmes para ver no Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e colocar em pauta e em evidência a necessidade de inclui-las ativamente na sociedade. Aliás, a data criada pela Down Syndrome International está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU).

Portanto, listamos abaixo algumas produções que abordam a Síndrome de Down para você expandir seu conhecimento sobre o tema:

O Falcão Manteiga de Amendoim (2018)

O Falcão Manteiga de Amendoim - Café Mais Geek

O longa conta a história de Zak (Zack Gottsagen), um jovem com Síndrome de Down, que foge da sua casa de acolhimento para seguir o seu sonho de integrar a escola profissional de wrestling do seu ídolo. Mas uma reviravolta nos seus planos fá-lo cruzar-se com Tyler (Shia LeBeouf), um rapaz fora de lei em fuga, que se torna o improvável treinador e aliado de Zac. Juntos, constroem uma asa delta, fogem a perseguidores, bebem uísque, encontram Deus, pescam e convencem Eleanor (Dakota Johnson), uma gentil funcionária da casa de acolhimento responsável por levar de volta Zak, a juntar-se a eles. Clique aqui e assista ao trailer.

Colegas (2013)

Colegas | Netflix

Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para pessoas com Síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia, surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gostou nem um pouco dessa “brincadeira”. Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis. Clique aqui e confira o trailer.

O Filho Eterno (2016)

Todos os filhos são especiais - Vida Simples

O longa conta a história de um escritor (Marcos Veras) que espera ansiosamente a chegada do primeiro filho e que descobre que terá de se acostumar com uma nova ideia – ser pai de Fabrício, uma criança com Síndrome de Down. Numa jornada de 12 anos, entre obstáculos, conquistas e descobertas, se revela o significado da paternidade. Baseado na obra de Cristovão Tezza. Clique aqui e confira o trailer.

Um Chamado Especial (2014)

Um Chamado Especial (Dublado) - Vivo

Cara Jarvis quer fazer parte da turma em seu novo colégio. Para impressionar e chamar a atenção de Brandon, ela faz amizade com Grace, uma menina com Síndrome de Down. Uma amizade que ela tenta esconder quando conhece as populares Skylar e Quinn, que fazem uma falsa campanha para que Grace seja a rainha de volta às aulas. Grace vence, e é publicamente humilhada, e Skylar quer que Cara assuma a culpa. Agora, Cara deve reconquistar Brandon, restaurar sua amizade com Grace e salvar sua reputação na escola. Clique aqui e veja o trailer.

O Oitavo Dia (1997)

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na  horizontal. Cena do filme O oitavo dia. Um homem e um rapaz com síndrome,  no carro. O homem está dirigindo e o rapaz

Georges (Pascal Duquenne) e Harry (Daniel Auteuil) são muito diferentes, mas ao mesmo tempo muito semelhantes. No entanto, ambos tentam vencer os obstáculos da vida e enfrentar problemas familiares como divórcio, desapego, amores não correspondidos e profissionais.

Confira também:

Anita (2009)

Anita (2009) | MUBI

Anita (Alejandra Manzo) é uma jovem com síndrome de Down que é cuidada pela mãe Dora (Norma Aleandro). Porém, em 18 de julho de 1994, o atentado à bomba contra a AMIA muda sua vida para sempre.

Aliás, o que você vai assistir hoje? Conte nos comentários. No entanto, não esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Gabrielle Yumi
Jornalista e sócia do Quarto Nerd, sou apaixonada por cultura pop e whovian all the way. Busco ativamente influenciar e ampliar a voz de mulheres no meio geek/nerd. Cabelo colorido e muito pop é quem eu sou dentro do meu quarto nerd.