Festivais se juntam em prol de filmes independentes com evento virtual

Normalmente, os festivais cinematográficos que ocorrem anualmente no mundo todo são bastante competitivos entre si. Tudo depende das premieres que cada festival abriga no ano, assim como os produtores dos filmes fazem o mesmo para conseguir o “melhor” festival possível.

Porém, essa situação parece estar mudando diante de um presente nunca antes vivido: a pandemia do COVID-19. Na ausência de eventos físicos e festivais, filmes independentes estão sem formas de estrear suas produções.

Confira também:

Recentemente, o Sundance Institute, organização comprometida com o crescimento de artistas independentes, fez uma série de reuniões virtuais com outros festivais e organizações que apoiam filmes independentes. Representantes do Lincoln Center, Toronto Film Festival (TIFF), IFP e o Film Independent estiveram presentes e, de acordo com a Variety, o sentimento de se juntar para um bem maior era comum a todos presentes.

O que eu amo sobre o que estamos vivendo é que os festivais estão realmente estendendo o braço“, disse o diretor artístico do TIFF, Cameron Bailey. “Talvez fossemos competitivos no passado, mas agora estamos tentando proteger a cultura da indústria cinematográfica“, explica.

Jane Rosenthal, diretora do Tribeca Film Festival listou 20 festivais – desde Rotterdam até Cannes – para participar do We Are One: A Global Film Festival (Nós Somos Um: Um Festival de Filmes Global, em português). O festival será transmitido pelo Youtube, a partir do dia 29 de Maio.

Idealizado como um festival virtual, o projeto terá material exclusivo de todos seus parceiros e já possuí programação.

O cenário continua incerto para todos os festivais, porém o sentimento de união apresentado alivia.

O que você achou do posicionamento dos festivais? Deixa nos comentários!

Gabrielle Yumi
Jornalista e sócia do Quarto Nerd, sou apaixonada por cultura pop e whovian all the way. Busco ativamente influenciar e ampliar a voz de mulheres no meio geek/nerd. Cabelo colorido e muito pop é quem eu sou dentro do meu quarto nerd.