Festivais de Outono | 8 filmes para ficar de olho

Os Festivais de Outono (Veneza, Telluride e TIFF) trouxeram filmes de diferentes gêneros que chamaram a atenção do público e da crítica. Com o fim dos Festivais de Outono, o QN criou essa lista indicando 8 filmes que se destacaram e que merecem uma atenção especial.

Pobres criaturas (Poor Things)

Pobres Criaturas foi destaque nos Festivais de Outono. Ao conquistar o cobiçado Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, o filmes desponta como um dos favoritos a ser indicado ao Oscar. O diretor Yorgos Lanthimos (A lagosta) criou um mundo rico e excêntrico só seu contando a história de Bella (Emma Stone), uma mulher trazida de volta à vida por um cientista louco (Willem Dafoe). Para os que tiveram o prazer de ver o filme, afirmam que essa é a melhor atuação de Emma, podendo inclusive lhe render mais uma estatueta. De fato é que esse um filme para ficar de olho.

Distribuído pela Disney, o filme chega aos cinemas brasileiros em 01 de Fevereiro de 2024.

Priscilla

O novo filme de Sofia Coppola (Maria Antonieta) pode ser introspectivo demais para atrair a atenção do Oscar, mas durante os Festivais de Outono foi muito comentado. Com um filme calmo e silencioso, Coppola consegue representar muito bem como o sonho de se casar com uma estrela do rock vem com um preço alto. Cailee Spaeny (Jovens Bruxas – Nova Irmandade) e Jacob Elordi (Euphoria) fazem um trabalho sutil como Priscilla e Elvis, sem cair em imitações e caricaturas. Com isso, é um filme que com certeza deve ser visto na tela grande.

Em uma parceria entre o Mubi e a O2Play, o filme chega aos cinemas brasileiros em 26 de Dezembro de 2023.

Maestro

Bradley Cooper (Nasce uma Estrela) não foi ao Festival de Veneza por conta da greve dos roteiristas e atores. Porém isso não atrapalhou em nada o sucesso de seu segundo filme como diretor, que foi tão bem recebido quanto o primeiro. O filme conta a história do compositor Leonard Bernstein, que é interpretado por Bradley. Em vez de fazer uma cinebiografia tradicional, Cooper foca sua história na parceria entre Bernstein e Montealegre, esposa do Maestro interpretada por Carey Mulligan (Shame).

O filme estreia dia 20 de Dezembro de 2023 na Netflix.

Evil Does Not Exist

Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri: EVIL DOES NOT EXIST

Em apenas dois anos, Ryusuke Hamaguchi (Drive My Car) passou de um desconhecido para um dos cineastas reconhecido e premiado. Agora, seu novo filme impressiona pelo brilhantismo em que contrasta o homem com a natureza. Uma dica é que quanto menos se souber sobre o filme, melhor. Mas pode apostar que esse é um filme que recheado do toque autoral de Hamaguchi. Portanto, ele é imperdível. Além disso, o filme levou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza.

Por enquanto, não há data de lançamento do filme aqui no Brasil.

The Boy and the Heron

The Boy and the Heron conta a história de Mahito, um menino que, após perder a mãe, é perseguido por um demônio trapaceiro que aparece como uma garça. Os cenários deslumbrantes e criativos combinados com uma história tocante é a fórmula perfeita para mais um filme memorável de Hayao Miyazaki (A viagem de Chihiro). Você pode até não entender o que está acontecendo, mas não esquecerá como o filme irá te sensibilizar. Ou pelo menos é o que os críticos que viram o filme disseram. A boa notícia é que esse pode não ser o último filme do mestre japonês, para a alegria de todos.

Por enquanto, não há data de lançamento do filme aqui no Brasil.

Hit Man

Considerado um deleite do início ao fim por alguns críticos, Hit Man é uma comédia de ação dirigida por Richard Linklater (Boyhood). O filme conta a história de Gary Johnson, interpretado por Glen Powell (Top Gun: Maverick). Gary é um técnico de TI que acaba fingindo ser um matador de aluguel para ajudar a polícia de Nova Orleans. Aliás, os críticos ficaram impressionados com a atuação de Glen pelo seu carisma e por conseguir ir da ação para a comédia de forma rápida. Se não for o bastante para lhe render uma indicação ao Oscar, foi o suficiente para a Netflix adquirir os direitos de exibição do filme por 20 milhões de dólares. Essa foi a maior aquisição do TIFF.

A Netflix ainda não disponibilizou uma data de quando irá lançar o filme em sua plataforma.

Os Rejeitados (The Holdovers)

Alexander Payne (Sideways) está de volta com este encantador filme que se passa na década de 70. Paul Giamatti (Sideways) vive um professor rabugento encarregado de cuidar dos meninos que não tem outro lugar para passar as férias de fim de ano que não seja na escola. O filme agradou a crítica pela atuação de Giamatti e a revelação de Dominic Sessa, recém formado de um internato na Nova Inglaterra.

Distribuído pela Universal, o filme estreia no Brasil em 11 de Janeiro de 2024.

His Three Daughters

Um apartamento lotado na cidade de Nova York torna-se um terreno ideal para conflitos familiares. E também para o mais novo filme de Azazel Jacobs (French Exit). Foi uma das maiores surpresas no TIFF, com o público saindo das sessões chorando. Os críticos elogiaram as três atrizes que interpretam as irmãs, Carrie Coon (Ghostbusters: Afterlife), Elizabeth Olsen (WandaVision) e Natasha Lyonne (Russian Doll).

Por enquanto o filme não tem data de exibição para o Brasil.

Mas e você, qual filme dos Festivais de Outono mais chamou sua atenção? Conte para a gente nos comentários.

Por fim, não esqueça de nos seguir no Twitter e no Instagram para continuar acompanhando nossos posts e notícias!

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui.

Carol Prado