Aqui a FOX Filmes traz em Fênix Negra a tentativa de um final épico, mas acaba trazendo uma trama “morna” sem grandes reviravoltas, prometendo mais do que realmente é no final. A preocupação em fazer algo épico é tão grande que o enredo em si acaba sendo esquecido, e o filme então se torna mais uma história fraca sem grandes reviravoltas, o roteiro não surpreende e acaba trazendo mais uma trama que todos nós sabemos o final nos primeiros minutos do filme. Devido as refilmagens os acontecimentos acabam passando em um piscar de olhos, transformando a trama no típico filme de, temos que matá-la para segundos depois, temos que protegê-la.
Quando Simon Kinberg disse que eles tentaram trazer uma trama que houvesse uma finalização igual a de Game Of Thrones e Vingadores: Ultimato, é perceptível que eles REALMENTE TENTARAM. Mas, tentar trazer um trama assim em um último filme, não é o bastante. Para a construção de um final épico é preciso uma jornada totalmente trabalhada e estruturada, fato que, sabemos que não foi construído ao passar dos anos. O filme não te faz temer pelos personagens, há um grande esforço para isso durante o filme, mas é impossível fazer um publico amar um personagem que através dos anos teve sua evolução e construção ignorada, não há apego emocional para fazer um final igual Game Of Thrones e Vingadores, que trabalharam durante anos, não só o desenvolvimento, mas a evolução de seus personagens, deixando o público cativados pelas suas vitórias e derrotas. O filme compensa em algumas cenas de ação, mas á falta de originalidade pesa, as sequências gravadas parecem muito robotizadas, que nos fazem questionar o porquê Simon Kinberg não pensou um pouco fora da caixa, o filme teve a oportunidade de trazer uma fotografia esplêndida, mas não há originalidade e o filme fica naquele círculo pequeno e fechado.
Em todos os anos de X-Men que tivemos no cinemas, nem um dos filme da franquia soube aproveitar os personagens que tinha, transformando em quase todos os casos Jean Grey, Magneto, Charles Xavier, Wolverinee infelizmente Mística em protagonistas, enquanto os outros personagens são deixados como meras estátuas de set, com poucas falas, e por incrível que pareça, nem os personagens que são deixados como protagonistas aparentam ter um evolução e construção. Em Fênix Negra, claramente isso não é diferente, e claramente ai entra o problema de fazer uma trama para se temer os personagens, sem que antes houvesse uma construção. Enquanto a trama foca em Jean Grey (Sophie Turner), os outros atores se esforçam para fazer de suas pequenas participações, grandes participações, e quando eles brilham os efeitos especiais dão um show nessas partes, mas novamente a direção vem e atrapalha, deixando algo que era pra ser incrível em mais uma cena de conversa comum. O filme não trabalha a evolução dos personagens e traz problemas de alguns, como Scott, da primeira trilogia, transformando novamente o herói, em o par romântico de Jean Grey, o cara que apenas vive por ela, e só faz isso e nada mais.
Sem dúvidas a nova geração dos X-Men da FOX é de longe os filmes que mais desaproveitou do elenco bom que tinha, transformando grandes atores em meras estátuas de sets com falas curtas, personagens sem evolução, para dar espaço á personagens que nem deveriam estar ali, o caso da Raven, e isso acontece devido a influência que Jennifer Lawrence tem nos cinemas e com o público, a personagem acaba ganhando mais espaço do que deveria, e devido sua influência ela acaba transformando a Mística no que ela quer. A falta de originalidade realmente pode ser o grande problema desse filme, já que foi citada mais de uma vez nesse texto, no enredo, na direção e talvez em comentar alguns dos mesmo erros do terceiro filme do X-Men da primeira trilogia, mas sem dúvidas o final do filme e a cereja do bolo para um filme tão mediano, o famoso filme que você assisti a noite na TV quando nada mais te interessa, e talvez até mesmo o roteirista ficou sem ideia para como finalizar a saga, como dar a ela uma grande importância á mais esse filme de herói. Porém o filme se encerra com um típico filme de romance, com alguém morto (supostamente), e alguém tentando viver após essa perda.
Dessa forma a Fênix Negra, acaba sendo mais um filme de herói com mais momentos clichês do que emocionantes, com uma trama vazia sem personalidade e originalidade.
Confira: Filme cancelado dos X-Men teria encontro do grupo com Quarteto Fantásticos, Deadpool e Demolidor – clique aqui.