Hoje, 25 de Agosto, é aniversário de um dos grandes diretores de Hollywood, Tim Burton. O cineasta conhecido por seu estilo gótico, fantasioso e aterrorizante -, além de único – está completando 62 anos! E para celebrar, separamos suas maiores obras. Confira:
Batman (1989)
Apesar de dividir opiniões entre os fãs, o longa de Burton mudou a concepção de filmes de heróis em Hollywood. O estilo dark do diretor se encaixou perfeitamente com a essência do personagem, além de trazer uma visão única para o herói.
Batman (1989) arrecadou USD 411,6 milhões em bilheteria mundial, o sucesso foi tão grande que o filme ganhou a continuação “Batman: O Retorno”.
Edward Mãos de Tesoura
O clássico estrelado por Johnny Depp foi a primeira colaboração entre o ator e o diretor. Apesar de ter estreado em apenas dois cinemas nos Estados Unidos, – por ser considerado um filme “cult”, e com um público mais restrito, ou seja, mais elitizado – a procura pelo filme se tornou tão grande, que, aos poucos, o filme acabou chegando em quase todas as salas de cinema.
A bilheteria mundial do filme bateu a marca de USD 86 milhões.
Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem
Lançado em 1988, a comédia fantasmagórica também se consolidou como um clássico cult dos cinemas, assim como Edward Mãos de Tesoura. O sucesso do filme foi tão grande, – com uma bilheteria mundial de USD 74 milhões – que uma sequência é discutida até hoje pela Warner, porém Burton parece não aprovar a ideia.
A Noiva Cadáver
Lançado em 2005, a obra em stop-motion foi indicada ao Oscar de Melhor Animação. A Noiva Cadáver obteve uma bilheteria mundial de USD 117,5 milhões, e rendeu ao filme milhares de fãs ao redor do mundo.
O Estranho Mundo de Jack
Com origem de um poema de Tim Burton de 1982, o stop-motion que mistura Halloween e Natal obteve USD 89 milhões em bilheteria mundial. Por conta do sucesso, a Walt Disney Studios tentou convencer o diretor a produzir uma sequência em computação gráfica, porém o mesmo rejeitou a ideia.
A Fantástica Fábrica de Chocolate
Baseado no conto de Roald Dahl, a versão lançada por Burton em 2005 arrecadou USD 475 milhões ao redor do mundo. A nova colaboração entre Burton e Depp foi muito criticada inicialmente, pois os fãs do primeiro filme não viam necessidade de um reboot. Porém, assim que lançado, o longa foi muito aclamado pelo público e pela crítica.
Além da alta bilheteria, A Fantástica Fabrica de Chocolate recebeu indicações no Golden Globes, BAFTA’s, Oscar, e até no GRAMMY’s.
Alice no País das Maravilhas
Alice no País das Maravilhas é a colaboração mais recente entre Johnny Depp e Tim Burton. Estrelado por Mia Wasikowska, o longa mostra uma nova visão da história que já conhecemos.
O filme foi o sexto a chegar a passar da marca de 1 bilhão de dólares mundialmente, e se tornou a 22° maior bilheteria da história do cinema. Burton ainda recebeu três indicações ao Oscar, e levou dois dos prêmios para casa – sendo estes de Melhor Direção de Arte e de Melhor Figurino.
Confira também: