Exterminador do Futuro: Destino Sombrio | Diretor Tim Miller critica viagem no tempo em Vingadores: Ultimato

O diretor de Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, Tim Miller, fala sobre como Vingadores: Ultimato utilizou a viagem no tempo. O maior filme do Universo Cinematográfico da Marvel e o próximo filme da franquia Exterminador do Futuro incorporam o conceito de viagem no tempo em suas respectivas narrativas, e fazem isso de maneiras diferentes.

Durante o painel de filmes de Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, na Comic-Con de San Diego, Miller falou abertamente sobre seu amor pela Marvel. Mas, apesar disso, ele admite que não é fã de como Ultimato usou a viagem no tempo. Ele usou essa oportunidade para compará-lo com a série de filmes Exterminador, que tem uma linha do tempo singular:

“Eu amava os Vingadores, mas as viagens no tempo com múltiplas realidades perdem sentido. Enquanto, no universo Exterminador, há apenas uma linha do tempo.” Disse Miller.

Imagem relacionada
Divulgação

Após o final catastrófico de Vingadores: Guerra Infinita, os fãs ficaram muito curiosos sobre como os diretores Joe e Anthony Russo estavam planejando resolver a situação em que Thanos deixou o universo. A Marvel Studios manteve os detalhes específicos de Vingadores: Ultimato sob sigilo até o filme, executando uma campanha de marketing na medida que quase não revelou nada em relação à sua história. No entanto, uma coisa sempre foi certa, a viagem no tempo teria papel fundamental em como os Vingadores derrotariam Thanos. Isso ficou como rumor por muito tempo e provou ser verdade, mas o conceito foi apresentado bem diferente de como é tipicamente utilizado. Em vez de uma única realidade afetada pelas ações dos Vingadores durante sua viagem de volta no tempo, as mudanças resultaram em várias linhas do tempo fragmentadas a fim de preservar o que já ocorreu no universo primário.

Ultimato fez questão de informar o público que o filme estava realizando uma viagem no tempo diferente de como é amplamente conhecido na mídia – eles até fizeram referência a vários outros filmes que utilizaram o conceito e reprimiram o modo como todos erraram. Na verdade, há uma base científica sobre como a Marvel Studios abordou a ideia, ainda que, por ser uma ficção, ela sempre estará em debate. Além disso, há algumas perguntas sobre como poucas coisas foram possíveis, considerando como elas enquadravam a viagem no tempo. De qualquer forma, o público em geral estava disposto a ignorar essas lacunas em troca de um filme bastante divertido.

Os comentários de Miller têm algum crédito, mas os Russos conseguiram se equilibrar com enormes sacrifícios de alguns dos super-heróis da franquia. Quanto a Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, os fãs sabem que ele vai lidar diretamente com o fim de Exterminador do Futuro 2. A linha do tempo da série de filmes sempre foi confusa, mas será interessante ver como esse novo filme impacta potencialmente o modo como as coisas se desenrolam na franquia como um todo.

Divulgação

Por fim, filmes e shows podem usar a viagem no tempo da maneira que quiserem, desde que eles possam vendê-la corretamente.

 

admin