Exposição do CCBB Rio traz acessibilidade revolucionária

Exposição do CCBB Rio traz acessibilidade revolucionária

A Exposição Nise da Silveira – A revolução pelo afeto é uma das atrações do CCBB que mais fazem sucesso. Aclamado por todos os públicos, esse ano, o evento trará uma novidade empolgante: a Experiência Sonora Descritiva. Esse recurso trará acessibilidade para as mostras, recriando o ambiente por meio de um tipo de radionovela. Além disso, vale lembrar que o evento também estará disponível na modalidade online, que vai até dia 15 de novembro.

Nise Silveira foi uma médica psiquiátrica revolucionária. No contexto em que vivia, os tratamentos para pessoas com transtornos mentais eram invasivos e agressivos. Mas, com sua abordagem, ela se opôs a esses métodos, se investindo na recuperação dos pacientes de forma mais humanizada. Então, hoje ela é lembrada pela sua afetividade e olhar de cuidado. Com isso, a Exposição rememora os seus atos, e agora, com a inclusão da audiodescrição, expande e democratiza a inciativa.

A Inclusive Acessibilidade coordena a equipe que executará esse novo tipo de audiodescrição. Além disso, esse recurso estará presente tanto nas 3 salas quanto no corredor, com quase uma hora de duração. A ideia foi planejada para abraçar as pessoas com deficiência visual, mas não deixa de uma experiência a mais para todos os visitantes.

Confira também:

Então, o projeto reconta as imagens do universo da vida de Nise. Assim, os atores dubladores interpretam figuras de sua vida como seu pai, seu marido, a própria Nise, a faxineira do atelier, o fotógrafo, dentre outras. Agora, elas se transformaram em personagens reais da Experiência Sonora Descritiva.

Josélia Neves é a orientadora da Experiência. Já o roteiro ficou nas mãos de Georgea RodriguesLetícia Schwartz. O desenho de som foi feito pela Maria Muricy, da ABC, pelo Rafael Bráz e, Cida Leite. Além disso, na equipe, poderemos escutar as vozes de atores dubladores reconhecidos por personagens famosos do cinema e de séries.

Neves refletiu sobre esse projeto que ela vem desenvolvendo:

“Trabalhar com uma equipe em que o rigor, a criatividade, a responsabilidade e a dedicação são totais, é a maior realização pessoal que se pode ter. Neste projeto aprendi, mais uma vez, como é produtiva a força do trabalho colaborativo. E como é único qualquer trabalho feito com amor.”

No site do evento, qualquer um pode ter acesso a experiência das três salas e corredor.

Mas e você, gostou da iniciativa? Então, comenta com a gente e compartilha!

Gabriela Fortalesa
Redatora d'O Quarto Nerd. Apaixonada por música, filmes, jogos e tudo que envolve o universo geek.