Escola de Rock é muito mais do que uma história sobre música

Escola de Rock é muito mais do que uma história sobre música

Hoje completam 17 anos desde a estreia de Escola de Rock no Brasil. E quando a gente comenta o nome do filme, a primeira coisa que vem na nossa cabeça é o icônico Jack Black. E não tem como não, né? Mas, por trás dessa história divertida existe uma reflexão importante.

E para você que não se lembra da história, por mais que isso pareça impossível, a gente te conta resumidamente. Depois que Dewey Finn, papel de Jack Black, é expulso da sua banda, parece que sua vida acabou. A sua vida passou a ser um grande vazio. Mas, quando ele percebe que tem uma grande oportunidade para mudar de vida novamente, ele a abraça sem pensar nas consequências.

Trabalhando como professor substituto em uma escola, Finn passa a ensinar aos seus alunos a música. E ao descobrir o talento de cada um deles, percebe que eles têm grandes chances de ganhar a Batalha de Bandas. Mas o que ele esquece é que, apesar de ter acendido uma chama em cada aluno, eles precisam aprender os conteúdos didáticos.

O filme é um dos maiores clássicos dos anos 2000, e com certeza é um que gerações e gerações vão assistir. E se você ainda não assistiu – o que eu acho um pouco impossível – com certeza, vale muito a pena ver! Para a nossa felicidade, o filme está na plataforma da Netflix.

A mensagem por trás de Dewey Finn

Mas porque a Escola de Rock conta mais do que uma simples história sobre música? Porque, se você olhar nas entrelinhas, a mensagem da história é sobre acreditar em nós mesmos e nos nossos sonhos.

Apesar de Dewey ter tomado as decisões erradas para atingir o seu objetivo, e se metido em algumas confusões, a gente percebe no final das contas que a única intenção do personagem era correr atrás do seu sonho. E fazer o que sempre quis e sempre amou. Talvez essa seja a melhor parte do filme, entender a real mensagem por trás de toda a comédia.

Claro, o personagem de Jack Black não é o único foco na história. Até porque, para poder atingir o seu objetivo, ele precisou despertar essa paixão dentro dos alunos. E quando cada um percebe que existe mais além dos estudos, é possível enxergar esse sentimento no brilho do olhar de cada uma das crianças. O que nos faz lembrar do amor pelo o que fazemos.

O mais legal de tudo isso é que a história não está muito longe da nossa realidade. E para você que está se perguntando como, vamos te explicar. É impossível você encontrar alguém hoje que não tenha um sonho, um desejo. Algo que queria muito cumprir. Querer fazer parte de uma história que por anos vai ser contada. Nós, como seres humanos, somos feitos de sonhos e desejos.

Mas o que a Escola de Rock nos ensina é que por trás desse nosso sonho, sempre tem alguém que nos inspira. E que as pessoas influenciam sim os nossos sonhos. E esse é um sentimento lindo, que o filme retrata muito bem. Porque apesar de as pessoas não terem os mesmos sonhos, a inspiração, as mensagens positivas e a luta do outro para realizar o seu sonho é o que nos move para realizarmos o nosso.

Nossos sonhos

E claro, devemos sempre lembrar que existe espaço para todos nós realizarmos o nosso sonhos juntos no mundo. Não é uma competição, nunca foi e nunca será. E apesar de a Escola de Rock encerrar com a batalha de bandas, a vida não passa de oportunidades que chegam para todos. 

O mais legal de tudo é quando nós, ao olhar para aquela pessoa que nos arranca suspiros de inspiração, sentimos gratidão e um carinho imensurável por ela. Porque, muitas vezes, essa pessoa é um artista, é um personagem. Ou até mesmo alguém que mudou a história. E algumas vezes, a pessoa nem entre nós está mais. Mas mesmo assim, é graças a ela que batalhamos pelos nossos sonhos e corremos atrás de aquilo que sempre queríamos. 

Apesar de a Escola de Rock ser um filme para crianças, quando se analisa esse contexto por de trás da história de Dewey Finn correndo atrás dos seus sonhos, uma nova onda de inspiração chega em nossas vidas. E com certeza, faz com que a gente erga a cabeça e continue lutando por tudo o aquilo que almejamos. 

E claro, não estamos falando que vai ser fácil. Muito pelo contrário, as coisas não caem do céu e precisamos batalhar para conquistar as nossas coisas. Mas, quando os sonhos dos outros influenciam a nossa vida, tudo fica um pouco mais leve. E as lutas se tornam um pouco menos dolorosas. Os sonhos não tem data de validade, ou seja, a nossa história hoje pode influenciar alguém amanhã. 

A 17 anos atrás, a Escola de Rock chegou para nos fazer rir e hoje, refletir. Os caminhos não serão dos mais fáceis, algumas decisões serão tomadas de forma errônea. Mas, quando se tem um objetivo final, ele com certeza será cumprido.

Não desista

Assim como a Escola de Rock nos faz ter esperanças, o nosso objetivo com esse artigo é incentivar a vocês nunca desistirem dos seus sonhos. E que nunca é tarde para realizar aquele desejo que tá ali, guardado dentro do seu coração.

E mesmo vivendo em tempos difíceis como estamos agora, ainda tem uma luz no final do túnel. Então jamais se esqueça que você não está sozinho, e que tudo vai dar certo no final. Sempre dá. 

Veja também: Entenda o motivo de Taylor Swift regravar seus antigos álbuns.

Mas e você, qual o seu maior sonho? Já conquistou algum desejo? Gosta de a Escola de Rock? Nos conte tudo nos comentários!

Camila Scovoli
Redatora do QN. Apaixonada pela cultura pop. Não vivo sem música, clipes e documentários sobre música. Amo conversar sobre as teorias dessa indústria. Alexa, play 5 Seconds of Summer.