Entenda porque a Rihanna é uma artista completa

Entenda porque a Rihanna é uma artista completa

Hoje, 20 de fevereiro, seria mais um dia normal, se não fosse o aniversário de 33 anos da Rihanna. Mas até ai, isso é o de menos. Até porque, ao longo de todos esses anos, a contribuição da Robyn Rihanna Fenty para o mundo da arte é para lá de espectacular.

E não só nós, mas as futuras gerações têm muito a agradecer à Rihanna. Com toda a sua coragem de enfrentar os preconceitos existentes, e usando da sua influência para dar voz às minorias, ela é uma das maiores influências de todos os tempos. Neste artigo vamos te mostrar exatamente o porquê.

Carreira Musical da Rihanna

Tudo começou em 2003, quando Rihanna passou em um teste do produtor Evan Rogers. E apesar disso, o seu primeiro álbum de estúdio chegou aos nossos ouvidos só em 2005. Em 2006 já veio o segundo, A Girl Like Me. Mas, o sucesso mundial foi alcançado só em 2007 com o seu terceiro álbum de estúdio, Good Girl Gone Bad. É nele que encontramos hits como Please Don’t Stop The Music, Rehab, Shut Up And Drive e a icônica e atemporal Umbrella.

Vendo que o pop e R&B abraçaram bem o seu trabalho, Rihanna incorporou esses gêneros musicais nos seus trabalhos seguintes. Rated R saiu em 2009, com sucessos como Rude Boy e Te Amo, que a cantora dedicou a uma fã naquela época. Loud chegou em 2010 e, sem dúvida, é um dos melhores álbuns de estúdio da cantora. S&M, Only Girl (In The World), What’s My Name?, Complicated e a perfeita Man Down são alguns dos vários sucessos de Loud. E é impossível esquecer a época em que a Rihanna estava com o cabelo vermelho maravilhoso, não é mesmo?

Talk That Talk foi lançado em 2011, e depois de cinco anos, os fãs ganharam o Anti. E infelizmente, desde então, não temos mais nenhuma música da cantora. Mas, graças ao universo, a artista é muito mais do que uma das melhores vozes femininas que existem hoje.

Savage x Fenty

Rihanna abraçou o mundo da moda em 2019, quando lançou para o mundo a sua primeira coleção de lingeries. E como se não bastasse o lançamento, a cantora montou um desfile – para lá de perfeito – para apresentar a sua coleção ao mundo. Depois do enorme sucesso que foi o desfile em 2019, Rihanna em 2020 fez da nossa quarentena um pouco melhor. Ela lançou o Volume 2 do Savage x Fenty em outubro, e assim como a primeira versão, tudo é absolutamente perfeito.

Não tem como negar que a cantora fez um pequeno shade ao Victoria Secret’s Fashion Show, principalmente depois das inúmeras polêmicas por trás desse evento. Mas, não estamos reclamando não! Até porque não existe mais espaço para preconceitos e exigências de um padrão de beleza doentio. A melhor parte é que os dois desfiles estão disponíveis na plataforma de streaming da Amazon Prime. E você você consegue conferir os trailers abaixo:

Teaser do primeiro desfile.
Trailer do segundo desfile.

Ou seja, mais uma vez a artista quebrou todas as barreiras para provar que ela veio a este mundo para fazer dele um lugar melhor.

Fenty Beauty

Maquiagem é uma coisa que está presente em nossas vidas praticamente no dia a dia. E é por isso que em 2017, Rihanna embarcou nesse mundo lançando a sua coleção de makeups. Fenty Beauty é uma revolução no mundo dos cosméticos, principalmente pela inclusão de produtos para todos os tipos de peles e todos os tons de pele. Algo que é muito difícil encontrar por aí.

O lançamento original da marca continha 40 tons de base diferentes, e hoje já são 50. O que para alguns pode ser exageiro, mas é algo completamente necessário e revolucionário. E para os fãs brasileiros, a marca chegou no país ano passado. Distribuído pela Sephora. Ou seja, a perfeição completa essa coleção. E o melhor de tudo, é atendendo a todos, sem exceção.

Rihanna e as causas humanitárias

E  claro, para fechar o pacote de perfeição que é a Rihanna, não podíamos deixar de falar das causas humanitárias que a cantora faz parte. E muitas vezes, por de trás das câmeras. Até porque, no final do dia, o importante é ajudar quem precisa.

Em 2006, a cantora criou a fundação Beleive, que ajuda crianças com doenças mais graves, como câncer e leucemia. Além de oferecer os medicamentos e suplementos necessários, a fundação também recebe doação de roupas para as famílias que ficam desamparadas. Dois anos depois, a cantora se juntou a outros artistas na campanha de moda da H&M para conscientização da população sobre o AIDS.

Ainda em 2008, Rihanna se juntou a outras 15 mulheres para a campanha Stand Up To Cancer. Juntas, arrecadaram cem milhões de dólares para pesquisas contra o câncer de mama. Em 2012, a artista se apresentou em um show beneficente para arrecadar dinheiro para uma clínica ortopédica infantil. E no mesmo ano, ela criou a Fundação Clara Lionel, com a intenção de oferecer educação e saúde para a população de Barbados, sua cidade natal.

Todo ano, Rihanna, através da fundação celebra o The Diamond Ball para arrecadar mais fundos para manter a fundação viva. E o mais legal é que neste evento, a cantora convida vários outros artistas com o objetivo de juntar a maior quantidade de dinheiro possível.

Em 2016, a cantora se juntou ao Global Citizen Project para lutar contra a crise global na educação. Como embaixadora do projeto, em 2017 a artista viajou para Malawi para encontrar com educadores, estudantes e funcionários para discutir sobre o futuro da educação no país. Ou seja, uma artista completa em todos os sentidos!

Feliz aniversário, Rihanna!

Uma artista desse nível deve ser celebrada diariamente. Até porque pessoas com um coração enorme hoje em dia são muito difíceis de achar. E a Rihanna com certeza é uma delas. E apesar de os fãs estarem desesperados por um novo álbum da cantora, devemos sempre lembrar que ela não está parada, apenas trabalhando em outros projetos – que são maravilhosos por sinal!

Talvez a melhor parte de ser fã da Rihanna é saber que a cantora usa da sua influência e da sua história para ajudar outros seres humanos. Apoiar causas que precisam, e saber que a pessoa que ela se tornou é capaz de ajudar outros a construírem os seus sonhos.

Confira também: As mil faces não validadas de Freddie Highmore.

Se você tinha dúvidas, agora não resta mais nenhuma que a Rihanna é uma artista completa. E que o seu legado vai ser vitalício, não é mesmo?

Mas e você, é fã da cantora? O que mais gosta na artista? Nos conte tudo nos comentários!

Camila Scovoli
Redatora do QN. Apaixonada pela cultura pop. Não vivo sem música, clipes e documentários sobre música. Amo conversar sobre as teorias dessa indústria. Alexa, play 5 Seconds of Summer.