Entenda por que Hamilton não será elegível ao Oscar 2021

Muito se viu falar sobre o maior lançamento do último final de semana: Hamilton. Enquanto o musical da Broadway já tem 11 Tonys, um Pulitzer e um Grammy, sua versão em filme não poderá concorrer ao Oscar. (via Variety)

Confira também:

Por mais que a Disney havia planejado a estreia Hamilton nos cinemas em Outubro de 2021 antes de estrear no Disney+, isso não é o suficiente para a Academia. Mesmo que as regras para o Oscar 2021 mudaram para tornar filmes de serviços de streaming elegíveis, o musical não tem a chance de concorrer já que, para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, “produções em palco gravadas não estão elegíveis para consideração”.

Porém, a premiação já deu uma indicação de Melhor Ator a James Whitmore pela versão filmada da peça Give ‘Em Hell, Harry em 1976. Acontece que em 1997, a Academia atualizou as regras do Oscar e tornou filmagens inelegíveis para a premiação.

Hamilton foi criado, escrito e estrelado por Lin-Manuel Miranda e dirigido por Thomas Kail tanto no versão teatral quanto no filme. Além disso, o musical conta com o musical conta com Leslie Odom Jr. como Aaron Burr, Daveed Diggs como Marquês de La Fayette e Thomas Jefferson, Renée Elise Goldsberry como Angelina Schuyler, Jonathan Groff como Rei George III, Christopher Jackson como George Washington, Jasmine Cephas Jones como Peggy Schuyler e Maria Reynolds, Okieriete Onaodowan como James Madison e Hercules Mulligan, Anthony Ramos como John Laurens e Philip Hamilton e Phillipa Soo como Eliza Hamilton.

O musical já está disponível no Disney+. Inclusive, a estreia de Hamilton aumentou em 74% os downloads do aplicativo da Disney. A plataforma de streaming ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Gabrielle Yumi
Jornalista e sócia do Quarto Nerd, sou apaixonada por cultura pop e whovian all the way. Busco ativamente influenciar e ampliar a voz de mulheres no meio geek/nerd. Cabelo colorido e muito pop é quem eu sou dentro do meu quarto nerd.